Como proteger os pagamentos online: 3D Secure e autenticação biológica

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

3D Secure

Assegurar que o pagamento que faz com o cartão de crédito é seguro é dos principais fatores a ter em conta quando utiliza um cartão de crédito. Como tal, neste artigo explicamos o que são e qual a importância de dois métodos que protegem (e de que maneira!) o seu cartão de crédito. São eles o 3D Secure e a autenticação biológica.

O que é o serviço 3D Secure?

O 3D Secure é um serviço gratuito que permite realizar pagamentos online com segurança acrescida através da introdução de um código numérico de utilização única (um por compra) enviado por SMS para o telemóvel do titular do cartão. As redes que aderiram a este serviço são a MasterCard/Maestro e Visa/Visa Electron.

Através deste serviço, que consegue identificar as lojas online onde a utilização do cartão de crédito é feita com métodos mais seguros, é possível obter proteção e total segurança relativamente à fraude e ainda garantias de segurança na utilização dos dados do cartão de crédito real em ambientes online.

Como aderir e utilizar o 3D Secure?

Se ainda não tem este serviço no cartão de crédito, saiba que pode fazê-lo através do Homebanking da sua instituição financeira. Deverá associar um número de telemóvel e ativar a credencial SMS Token. Depois, é só confirmar a operação através de um código que receberá via SMS.

Depois de associar o cartão de crédito ao número, o respetivo telemóvel é indispensável para realizar pagamentos com cartão através da Internet. Para utilizar o serviço, o titular deve indicar – aquando da compra a realizar em sítios seguros de Internet (verificados pela VISA ou MasterCard) – os elementos do cartão de crédito que sejam solicitados.

Após este procedimento, é gerado um código numérico que é enviado por SMS para o telemóvel associado ao serviço 3D Secure em conjunto com os dados da operação (montante e comerciante).

Mas… e se dissermos que apenas tem de tirar uma selfie para pagar com o cartão de crédito em segurança?

Autenticação biológica: e se pudesse pagar com uma selfie?

Como já tinha sido noticiado, a MasterCard está a desenvolver testes para autenticação biológica de pagamentos através de selfies, depois de já ter lançado algo semelhante nos Estados Unidos da América e Canadá. Em traços gerais, os clientes que tenham a app conseguem confirmar um pagamento online ao mostrar a cara para a câmara do smartphone.

A aplicação de autenticação biométrica está a ser testada na Europa para os seguintes mercados: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido. A companhia afirmou que é sua intenção ter a tecnologia pronta para ser utilizada pelos utilizadores MasterCard pelo mundo fora no início do próximo ano.

Para além de selfies, a aplicação de identificação da MasterCard também suporta impressões digitais, oferecendo aos utilizadores o poder de escolha no que toca à autenticação pela face ou dedo na altura da compra – ideia que já tem sido utilizada por outras startups de e-commerce para colmatar a necessidade de os utilizadores não se esquecerem das suas passwords.

“Existe procura”, revela a MasterCard

Em março, a empresa anunciou que uma das motivações para o desenvolvimento da aplicação seria a conveniência. Uma outra seria a diminuição do risco de fraude para compras em que o cartão de crédito não está presente enquanto procuram aumentar o mercado do e-commerce simultaneamente.

A autenticação biométrica para pagamentos tem sido “tema quente” após o lançamento do sistema Apple Pay fingerprint-powered para iPhones e o Apple Watch. Vários aparelhos Android também já incluem leitores de impressões digitais, com sistemas de pagamento diferentes disponíveis para o Google’s mobile OS ecosystem, incluindo o Android Pay e o Samsung Pay.

Tirar uma selfie pode poupar-lhe dinheiro (e problemas!)

Para fazer uso do sistema de autenticação biométrico, os utilizadores da MasterCard precisam de fazer o download da aplicação e tirar uma selfie que posteriormente disponibilizam à instituição com a sua biométrica facial.

Mas veja o mais interessante!

Para tornear tentativas de enganar o processo de autenticação – por exemplo, mostrando uma fotografia estática – a aplicação requer que o utilizador pisque o olho para confirmar que é mesmo a sua face na fotografia.

Com tanta novidade, o melhor é pegar no seu computador, sentar-se confortavelmente e escolher o cartão de crédito em Portugal que melhor se adequa a si. Emissores não faltam. Só assim não se vai arrepender:

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.

Comentários