Ver o seguro pela matrícula: como o fazer?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Aceder a esta informação de um determinado veículo pode ser útil em caso de acidente, por exemplo. Descobre como verificar seguro pela matrícula.

Sabias que podes ver o seguro pela matrícula? Aceder a esta informação pode ser útil se tiveres um acidente automóvel, por exemplo, pois é necessária para participar o sinistro e podes não ter esses dados à mão. Explicamos-te como saber se um carro tem seguro e tudo o que precisas de fazer.

Como ver o seguro pela matrícula?

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) disponibiliza, no seu website, uma funcionalidade que te permite verificar seguro pela matrícula.

Mas como saber se um carro tem seguro? Só precisas de aceder a esta página e inserir a matrícula do veículo em questão no campo solicitado, bem como a presente data.

Depois de clicares em “Pesquisar”, irá aparecer uma página com a seguinte informação referente ao seguro do veículo:

  • Entidade (Seguradora);

  • Data de início;

  • Data de fim;

  • Número de apólice.

O website dá-te ainda a opção de aceder à versão para impressão, que se encontra no canto superior direito, caso necessites de imprimir a informação referente ao seguro automóvel.

Sabe mais:

E se o simulador não encontrar informações sobre o seguro?

A base de dados da ASF é atualizada semanalmente. Se, ao efetuares a pesquisa do seguro pela matrícula, a página de resultados aparecer em branco, significa que o carro em questão não tem seguro válido na data indicada.

Caso tenhas um acidente de viação, e se o culpado do acidente não tiver seguro para cobrir os danos, enquanto pessoa lesada pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA), gerido pela ASF. Este assume responsabilidade sobre indemnizações devidas neste tipo de situações.

Em Portugal, não ter seguro automóvel é ilegal:

Segundo consta no nº 1 do artigo 150º do Código da Estrada, “os veículos a motor e seus reboques só podem transitar na via pública desde que seja efetuado, nos termos de legislação especial, seguro da responsabilidade civil que possa resultar da sua utilização.” De acordo com o nº 2 do mesmo artigo, as coimas por infringir esta lei podem variar entre os 500 e os 2.500 euros para motociclos ou automóveis e entre 250 e 1.250 euros para outros veículos a motor.

Não percas:

É possível saber quem é o proprietário da viatura através deste simulador?

Não, este simulador apenas permite ver o seguro pela matrícula. Podes precisar de saber de quem é o veículo, seja devido a teres sido vítima de acidente e fuga ou se pretenderes comprar um carro usado. Mas, se necessitares de saber quem é o proprietário de um determinado veículo, também tens essa possibilidade.

Em Portugal, podes saber quem é o proprietário de um carro, bem como quantos donos já teve, bastando, para isso, ter a matrícula do veículo.

Para obter esta informação, podes dirigir-se a um posto da GNR ou da PSP, que logo que expliques o porquê de necessitares desses dados avaliarão se tos poderão fornecer.

Esta informação também consta da Certidão de Registo Automóvel, que pode ser solicitada num balcão de atendimento do Instituto dos Registos e do Notariado ou nas Lojas de Cidadão que disponibilizam o serviço. Este documento em papel custa 17 euros e só necessitas da matrícula do veículo em questão para efetuar o pedido.

Por último, tens ainda a possibilidade de saber quem é o proprietário de um carro através da Certidão Permanente do Registo Automóvel, que pode ser solicitada pela internet, através do site Automóvel Online, tendo um custo de 10 euros, ou numa Conservatória do Registo Automóvel.

Informa-te:

Em que situações posso precisar de saber se um carro tem seguro?

Saber ver o seguro pela matrícula pode ser útil em outras situações, como por exemplo na negociação de um novo seguro automóvel. Se não tiveres a Carta Verde contigo, podes aceder aos dados do teu seguro automóvel atual de forma mais rápida através desta funcionalidade.

Verificar o seguro pela matrícula pode também dar jeito se necessitares de comprovar à Polícia que tem o pagamento do prémio em dia, caso não tenhas a Carta Verde contigo nem o respetivo selo afixado. No entanto, não é aconselhável que andes na estrada sem esta informação, embora já não seja obrigatório afixar o selo do seguro no vidro dianteiro do carro, desde Julho de 2023.

Dica:

Não guardes a Carta Verde nem o livrete no carro. Certifica-te que estes documentos andam sempre contigo e garante que os teus dados pessoais estão protegidos caso o teu carro seja assaltado ou roubado.

Se estás a pensar comprar um carro usado, também podes beneficiar deste simulador, uma vez que ficas a saber o histórico de seguros da respetiva matrícula.

Aproveita para ler também:

Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer