6 Tipos de aplicações para telemóvel que consomem mais dados

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Estás sempre a ficar sem internet antes do final do mês? Conhece os tipos de aplicações para telemóvel que consomem mais internet.

Já te aconteceu ficares sem dados móveis antes do fim do mês, mesmo com um pacote com grande volume de gigabytes? Quando isto acontece, existem duas soluções: ficar sem internet no smartphone até ao final do mês ou, simplesmente, comprar dados móveis extra.

Mesmo em segundo plano (quando não estás efetivamente a utilizá-la, mas a aplicação continua em funcionamento), muitas das aplicações para telemóvel que requerem internet consomem muitos dados móveis. Para além disso, grande parte das apps mais utilizadas são também as que requerem maior utilização de recursos do smartphone: desde bateria à própria performance do dispositivo.

Sabe, então, quais os 6 tipos de aplicações para telemóvel que mais dados móveis gastam.

1 - Música e filmes: diversidade de aplicações para telemóvel

Todos aqueles que gostam de ouvir música no smartphone, ver vídeos ou até séries em streaming sabem que as aplicações para telemóvel deste tipo consomem uma grande quantidade de dados móveis.

Desde o YouTube ao Spotify ou à Netflix, os consumidores conseguem ver filmes, séries e outros vídeos em poucos cliques através do seu dispositivo móvel. Mas estes conteúdos são muito pesados para carregarem no telemóvel e levam a que o utilizador gaste muitos dados móveis apenas visualizando um pequeno vídeo.

Por exemplo, ver apenas 10 minutos de alguma série ou filme no Netflix pode consumir entre 100 a 200 MB de dados móveis. No caso do Spotify, ouvir 6 minutos de música corresponde a gastar 16 MB de dados móveis. Se visualizares vídeos em baixa qualidade no YouTube são gastos cerca de 26 MB por 15 minutos.

Se gostas de ver filmes e séries em aplicações para telemóvel, sugerimos a utilização da app da tua operadora de telecomunicações, uma vez que estas oferecem gigabytes exclusivos para essas mesmas aplicações. A NOS oferece 20 GB de dados móveis para utilização exclusiva na app NOS TV, a Vodafone possibilita 2 horas de navegação gratuita na App TV Vodafone e a MEO dispõe de 10 GB extra para os clientes que utilizam a MEO Go.

2 - Jogos: uma distração que gasta muitos dados móveis

Existem inúmeras aplicações para telemóvel de jogos para todos os gostos: com vários jogadores, de cartas, de tabuleiro, de pensamento matemático ou apenas para passar o tempo.

O grande problema prende-se com a quantidade de dados móveis que estas apps podem gastar. O consumo elevado é devido aos gráficos que o jogo detém, bem como as opções de jogar online contra outros jogadores. O Pokémon Go, por exemplo, gasta cerca de 10 MB por 30 minutos de jogo.

3 - Apps para comunicar: todas as opções numa só aplicação

Hoje em dia, cada vez se utilizam mais diversas aplicações para efetuar comunicações. Desde enviar mensagens a realizar chamadas, enviar fotografias ou vídeos, as apps de comunicações vieram para ficar e cada vez possibilitam maior e melhor partilha de conteúdos.

Quanto maior for a utilização que fazes destas aplicações para telemóvel, não só em quantidade mas também no tipo de conteúdos, maior será o consumo de dados móveis. Por exemplo, enviar um vídeo consome, em média, o dobro de dados móveis que gastarias a apenas enviar uma mensagem escrita através destas apps.

Neste caso, estamos a referir-nos a aplicações para telemóvel como o Facebook Messenger, o WhatsApp (enviar 10 mensagens de voz ou vídeos pode gastar 1 MB), o Hangouts ou até o Skype (2 minutos de vídeoconferência consomem cerca de 5 MB).

4 - Redes sociais: quanto mais utilizares, mais vais gastar

Todos temos apps de redes sociais instaladas no nosso smartphone e a verdade é que, para recebermos as notificações dessas aplicações, estas têm de atualizar constantemente em segundo plano.

Desta forma, mesmo sem utilizar o Facebook (só navegar pela aplicação, vendo fotos e vídeos por 5 minutos gasta aproximadamente 2 MB) ou o Instagram (carregar 20 fotos consome cerca de 8 MB), estas ficam a funcionar no teu telemóvel, para que possas ser notificado dos gostos que colocam nas tuas fotos ou dos pedidos de seguidores que recebes.

Outras aplicações que te levam a gastar muitos dados móveis são o Snapchat (0,05 MB por foto e 1,9 MB por cada vídeo enviado), o Tumblr e ainda o Twitter (por 5 minutos, gasta cerca de 8 MB).

5 - Partilha de conteúdos: do e-mail às clouds

É verdade: as aplicações de gestão de correio eletrónico (como o Outlook ou o Gmail) e de partilha e armazenamento de conteúdos como clouds (por exemplo, o Google Drive ou a Dropbox), gastam parte dos teus dados móveis.

A lógica é igual à das aplicações para telemóvel de redes sociais: as apps necessitam de estar em constante atualização para que recebas as notificações de emails ou de alterações nos ficheiros que partilhaste.

Sabe mais

6 - Outras aplicações que consomem mais dados do que pensas

Existem outras aplicações para telemóvel que, se forem utilizadas com frequência, deixam qualquer utilizador sem internet muito rapidamente.

Exemplos destas apps são o Google Maps (consome 47 KB por minuto, mas esta aplicação já permite descarregar os mapas e utilizar a mesma offline), os browsers (como o Google, que consome cerca de 7 MB por carregar 10 páginas) e até algumas aplicações para acompanhar as notícias do dia (nomeadamente o Daily Mail, BBC News ou as portuguesas SAPO ou RTP Notícias).

Qual a melhor forma de ultrapassar este problema?

Para poupar nos dados móveis poderás bloquear a utilização em segundo plano das aplicações para telemóvel a que menos recorres. Por um lado, verás que não gastas tantos dados móveis, mas, por outro, não receberás notificações automáticas dessas mesmas apps.

Outra solução que pode ser viável para conseguires poupar alguns dos dados móveis do teu tarifário é ver vídeos e ouvir música através de opções com menor qualidade. Por exemplo, ao invés de veres um vídeo em HD (high-definition) poderás optar por visualizar na opção de 320 Kbps (kilobytes per second).

Para conseguires usufruir do teu tarifário de telemóvel em pleno, deverás ter um que vá ao encontro da utilização que fazes do teu dispositivo. Se utilizas muitos dados móveis, talvez seja compensatório ter um tarifário diferente na mesma operadora de telecomunicações, mas com mais gigabytes.

Para teres uma poupança superior poderás ainda considerar um pacote de telecomunicações, o qual permite ter as faturas todas numa só e a um preço mensal, regra geral, mais acessível.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer