Bolsa de Lisboa: quais as empresas cotadas?

|Posted by | Em Destaque, Poupança e Investimento, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

bolsa de lisboa

Para as grandes empresas, o mercado de ações surge como uma forte oportunidade para crescer ainda mais no futuro. Em Portugal, é a Bolsa de Lisboa que se encarrega de listar todas as organizações que emitem títulos de ações publicamente.

Veja, no nosso artigo, em que consiste esta entidade e quais são as empresas listadas em que poderá investir.

O que é a Bolsa de Lisboa?

Também denominada como Euronext Lisbon, a bolsa de valores de Lisboa é a entidade responsável por listar as diversas empresas portuguesas cotadas nos mercados de ações.

Estas empresas, de forma a pertencerem à Bolsa de Lisboa, terão de listar publicamente os títulos de ações emitidos para que possíveis investidores consigam comprar e, assim, deter uma parcela da empresa.

Listar uma empresa na bolsa consiste numa oportunidade para que esta cresça no futuro e aumente o seu alcance internacional. No entanto, nem todas as empresas têm as capacidades financeiras necessárias para aderir.

A Bolsa de Lisboa faz parte do grupo NYSE Euronext, que agrega outras bolsas de valores de países pertencentes à União Europeia, como as de Paris ou de Londres.

A performance de uma bolsa de valores é avaliada através de um índice que agrega as principais empresas listadas publicamente. Para Portugal, a referência utilizada é o PSI-20 (Portuguese Stock Index).

O que é o PSI-20?

O PSI-20 é o índice utilizado para avaliar a performance da bolsa de valores de Lisboa no mercado internacional. O valor deste índice reflete a das 20 empresas portuguesas mais ativas no mercado de ações, ou seja, as que emitem os títulos de ações mais vendidos e comprados.

As empresas que estão associadas a este índice apresentam pesos diferentes no valor total do índice, sendo que este é apresentado em termos percentuais. A EDP, por exemplo, tem uma importância significativa no PSI-20 pois representa quase 20% da compra de ações contabilizada.

Quando se fala em subidas ou descidas percentuais na Bolsa de Lisboa, o valor utilizado para essa avaliação é o do PSI-20. Este é o indicador utilizado por investidores para julgar a viabilidade de um investimento no mercado português de ações.

Tome nota:

Embora o PSI-20 seja composto por um máximo de 20 empresas, o número mínimo de entidades listadas para o cálculo deste índice é de 18.

Que empresas estão cotadas na Bolsa de Lisboa?

Neste momento existem 54 empresas cotadas na Euronext Lisbon, pertencentes a diversos setores de atividade, desde a energia às telecomunicações. Poderá também ver quais delas são contabilizadas para o PSI-20:

Empresas Cotadas na Bolsa de Lisboa PSI-20
AGUAS DA CURIA  
ALTRI SGPS
B.COM.PORTUGUES
BENFICA  
COFINA,SGPS  
CONDURIL  
COPAM  
CORTICEIRA AMORIM
CTT CORREIOS PORT
EDP
EDP RENOVAVEIS
ESTORIL SOL N  
EURONEXT  
FLEXDEAL  
FUT.CLUBE PORTO  
GALP ENERGIA-NOM
GLINTT  
IBERSOL,SGPS
IMOB.C GRAO PARA  
IMPRESA,SGPS  
INAPA-INV.P.GESTAO  
J.MARTINS,SGPS
LISGRAFICA  
LITHO FORMAS  
MARTIFER  
MEDIA CAPITAL  
MERLIN PROPERTIES  
MONUMENTAL RES  
MOTA ENGIL
MULTI 24  
NEXPONOR-SICAFI  
NOS, SGPS
NOVABASE,SGPS
OLIMPO REAL ESTATE  
OREY ANTUNES ESC.  
PATRIS  
PHAROL
RAIZE  
RAMADA
REDITUS,SGPS  
REN
RSR SINGULAR  
S.CLUBE BRAGA  
SEMAPA
SONAE
SONAE IND.SGPS  
SONAECOM,SGPS  
SONAGI  
SPORTING  
TEIXEIRA DUARTE  
THE NAVIGATOR COMP
TOYOTA CAETANO  
VAA VISTA ALEGRE  

Fonte: https://live.euronext.com/pt – Dados retirados pela última vez a 30/04/2021.

O widget abaixo representa as atualizações gerais do valor do PSI-20 nos últimos tempos. Desta forma, poderá ter uma contextualização integrada da evolução histórica deste índice, tanto anual como mensal:

Como investir em empresas listadas na Bolsa de Valores?

A compra e venda de ações é um tipo de investimento no qual pode obter, na maior parte dos casos, bons retornos. Basta utilizar uma plataforma online de investimento como a GoBulling ou a XTB.

De notar que, antes de investir o seu dinheiro, é importante que recorra a um bom corretor de Bolsa para servir de intermediário nesta transação. Muitos bancos já disponibilizam estes especialistas de mercado para que possa fazer o melhor investimento com o seu capital.

Atenção:

Os corretores de Bolsa cobram uma comissão sobre o seu serviço, tendo como base o investimento que pretende fazer.

Uma ação representa uma pequena parte de uma empresa, no entanto, é um investimento que apresenta algum risco associado, porque depende exclusivamente do sucesso da organização. Mesmo assim, existe sempre a possibilidade de ganhar uma pequena percentagem dos lucros registados por essa mesma empresa.

Sendo assim, é importante atender aos valores divulgados pela Bolsa de Lisboa, para que possa compreender melhor o contexto da empresa na qual poderá investir, bem como a sua performance tem evoluído nos últimos meses.

Avatar

Sobre Rafael Outeiro

Licenciado em Relações Públicas e Comunicação Empresarial, adora contar histórias e está sempre à procura de uma oportunidade para aprender. É através da escrita que quer transformar o mundo das finanças pessoais num espaço para a partilha de ideias.

Comentários