Bolsa de Lisboa: quais as empresas cotadas?

O mercado de ações para empresas em Portugal é gerido pela Bolsa de Lisboa. Conhece melhor esta entidade e as organizações nas quais poderás investir.

Para as grandes empresas, o mercado de ações surge como uma forte oportunidade para crescer ainda mais no futuro. Em Portugal, é a Bolsa de Lisboa que se encarrega de listar todas as organizações que emitem títulos de ações publicamente.

Vê, no nosso artigo, em que consiste esta entidade e quais são as empresas listadas em que poderás investir.

O que é a Bolsa de Lisboa?

Também denominada como Euronext Lisbon, a bolsa de valores de Lisboa é a entidade responsável por listar as diversas empresas portuguesas cotadas nos mercados de ações.

Estas empresas, de forma a pertencerem à Bolsa de Lisboa, terão de listar publicamente os títulos de ações emitidos para que possíveis investidores consigam comprar e, assim, deter uma parcela da empresa.

Listar uma empresa na bolsa consiste numa oportunidade para que esta cresça no futuro e aumente o seu alcance internacional. No entanto, nem todas as empresas têm as capacidades financeiras necessárias para aderir.

A Bolsa de Lisboa faz parte do grupo NYSE Euronext, que agrega outras bolsas de valores de países pertencentes à União Europeia, como as de Paris ou de Londres.

A performance de uma bolsa de valores é avaliada através de um índice que agrega as principais empresas listadas publicamente. Para Portugal, a referência utilizada é o PSI-20 (Portuguese Stock Index).

Vê ainda:

O que é o PSI-20?

O PSI-20 é o índice utilizado para avaliar a performance da bolsa de valores de Lisboa no mercado internacional. O valor deste índice reflete a das 20 empresas portuguesas mais ativas no mercado de ações, ou seja, as que emitem os títulos de ações mais vendidos e comprados.

As empresas que estão associadas a este índice apresentam pesos diferentes no valor total do índice, sendo que este é apresentado em termos percentuais. A EDP, por exemplo, tem uma importância significativa no PSI-20 pois representa quase 20% da compra de ações contabilizada.

Quando se fala em subidas ou descidas percentuais na Bolsa de Lisboa, o valor utilizado para essa avaliação é o do PSI-20. Este é o indicador utilizado por investidores para julgar a viabilidade de um investimento no mercado português de ações.

Toma nota:

Embora o PSI-20 seja composto por um máximo de 20 empresas, o número mínimo de entidades listadas para o cálculo deste índice é de 18.

Que empresas estão cotadas na Bolsa de Lisboa?

Neste momento existem 54 empresas cotadas na Euronext Lisbon, pertencentes a diversos setores de atividade, desde a energia às telecomunicações. Poderás também ver quais delas são contabilizadas para o PSI-20:

Empresas Cotadas na Bolsa de LisboaPSI-20
AGUAS DA CURIA
ALTRI SGPS
B.COM.PORTUGUES
BENFICA
COFINA,SGPS
CONDURIL
COPAM
CORTICEIRA AMORIM
CTT CORREIOS PORT
EDP
EDP RENOVAVEIS
ESTORIL SOL N
EURONEXT
FLEXDEAL
FUT.CLUBE PORTO
GALP ENERGIA-NOM
GLINTT
IBERSOL,SGPS
IMOB.C GRAO PARA
IMPRESA,SGPS
INAPA-INV.P.GESTAO
J.MARTINS,SGPS
LISGRAFICA
LITHO FORMAS
MARTIFER
MEDIA CAPITAL
MERLIN PROPERTIES
MONUMENTAL RES
MOTA ENGIL
MULTI 24
NEXPONOR-SICAFI
NOS, SGPS
NOVABASE,SGPS
OLIMPO REAL ESTATE
OREY ANTUNES ESC.
PATRIS
PHAROL
RAIZE
RAMADA
REDITUS,SGPS
REN
RSR SINGULAR
S.CLUBE BRAGA
SEMAPA
SONAE
SONAE IND.SGPS
SONAECOM,SGPS
SONAGI
SPORTING
TEIXEIRA DUARTE
THE NAVIGATOR COMP
TOYOTA CAETANO
VAA VISTA ALEGRE
Fonte: https://live.euronext.com/pt – Dados retirados pela última vez a 30/04/2021.

Como investir em empresas listadas na Bolsa de Valores?

A compra e venda de ações é um tipo de investimento no qual podes obter, na maior parte dos casos, bons retornos. Basta utilizares uma plataforma online de investimento como a GoBulling ou a XTB.

De notar que, antes de investir o teu dinheiro, é importante que recorras a um bom corretor de Bolsa para servir de intermediário nesta transação. Muitos bancos já disponibilizam estes especialistas de mercado para que possas fazer o melhor investimento com o teu capital.

Tem atenção:

Os corretores de Bolsa cobram uma comissão sobre o seu serviço, tendo como base o investimento que pretendes fazer.

Uma ação representa uma pequena parte de uma empresa, no entanto, é um investimento que apresenta algum risco associado, porque depende exclusivamente do sucesso da organização. Mesmo assim, existe sempre a possibilidade de ganhares uma pequena percentagem dos lucros registados por essa mesma empresa.

Sendo assim, é importante atenderes aos valores divulgados pela Bolsa de Lisboa, para que possas compreender melhor o contexto da empresa na qual poderás investir, bem como a sua performance tem evoluído nos últimos meses.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer