Saldos 2024: vê o calendário das promoções

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Vê o calendário de saldos 2024 e sabe escolher os momentos certos para conseguires as melhores promoções. Descobre aqui.

Estás constantemente à procura das promoções mas nunca sabes quando acontecem? Nada temas, nós preparámos o calendário de saldos 2024 que ajudará a escolher os momentos certos, ao longo do ano, para conseguires os melhores descontos em determinados produtos.

Mas… Muita calma! Aproveitar os saldos e promoções é igualmente uma excelente oportunidade para otimizar custos antes de gastar o dinheiro todo. O segredo é simples e reside na forma como te organizas para gastar o teu dinheiro. Ao usar as promoções e aproveitar os benefícios dos seus cartões de crédito, tais como cashback, milhas aéreas, pontos e descontos, podes ter o dobro da poupança.

Poderás assim começar a planear os teus gastos e economizar rios de tempo e de dinheiro. Haverá sempre campanhas inesperadas e promoções ocasionais, mas com esta previsão poderás cuidar bem do teu dinheiro ao longo do ano inteiro.

Calculadora de Salário Líquido

Janeiro: o mês das grandes promoções pós-natalícias

O primeiro mês do ano é tipicamente aquele em que se assinalam grandes descontos em roupa (ainda te lembras do tempo em que se esperava por janeiro para ir aos saldos?) e em tudo o que se relaciona com o lar: mobiliário, decoração e eletrodomésticos.

Em 2024, os saldos e promoções nas lojas deverão começar antes do final do ano, logo no período após o Natal, e deverá prolongar-se pelo mês de janeiro. Para começar bem o ano – ou seja, a poupar ainda mais – usufrui dos descontos ou do cashback do teu cartão de crédito.

Para além da poupança associada aos cartões com descontos, existem mil e uma maneiras de economizar em vestuário: tanto aproveitando a época de saldos como adquirindo determinadas peças em segunda mão ou até comprando online (através de plataformas como a Springkode, por exemplo, é possível comprar roupa de marca diretamente às fábricas de têxteis).

Existem ainda cartões de crédito que te dão descontos em lojas específicas, como é o caso do cartão Unibanco Clássico, que oferece descontos em marcas como Mr. Blue, Etxart&Panno, Karen Millen e Max&Co.saldos e promoções

Fevereiro: hora de planear as férias

saldos e promoçõesParece cedo para planear as férias de verão, mas a verdade é que fevereiro costuma ser um mês em que as agências de viagens fazem grandes promoções para cruzeiros – para quem aprecia este tipo de viagem, é o mês ideal para marcar. Este é também o mês dos descontos associados às escapadinhas para o Dia de São Valentim (14 de fevereiro).

Se efetivamente aproveitares para marcar alguma viagem em fevereiro, verifica se o teu cartão de crédito já não inclui gratuitamente um seguro de viagem – desta forma, evitas duplicações de custos ao contratar o seguro que a agência te oferece.

Nota, porém, que para beneficiar do seguro de viagem do teu cartão terás de pagar a viagem integralmente com o mesmo.

Existem ainda cartões de crédito que oferecem benefícios em parceiros específicos. Por exemplo, se tiveres o cartão de crédito BPI Prémio podes usufruir de descontos e vantagens na agência de viagens Geostar e assim poupar ainda mais nas tuas férias.saldos e promoções

Março: é o mês para tratares de ti

saldos e promoçõesAproximando-se a chegada da primavera, março é repleto de grandes promoções na área de Estética. É o mês ideal para se ir ao SPA fazer aquela massagem relaxante ou aproveitar as campanhas dos centros de estética e das perfumarias.

E se às promoções já existentes puderes adicionar os descontos incluídos no cartão de crédito, melhor ainda. A título exemplificativo, o cartão WiZink Rewards oferece descontos em estabelecimentos de estética, tais como BodyConcept, DepilConcept, Clínicas Persona e Perfumes & Companhia.

Ainda no mês de março aproveita para comparar o mercado dos seguros de saúde com cobertura de estomatologia para tratares do teu sorriso.saldos e promoções

Abril: “descontos mil”

Em 2024, o domingo de Páscoa calha no dia 31 de março, mesmo colado a abril. Este último é um mês em que se registarão diversos saldos e promoções nos supermercados associadas a produtos alimentares.

Não te esqueças ainda de que em abril deverás prever (e economizar para tal) o pagamento do IMI, que acontece no mês seguinte.

Pode igualmente valer a pena transferires o teu empréstimo para poupar na mensalidade.

saldos e promoções

Maio: compara telecomunicações

saldos e promoçõesNo último mês antes do início do verão abundam os descontos em telemóveis nos diversos retalhistas.

Aproveita o Dia Mundial das Telecomunicações (17 de maio) para comparar os pacotes TV Net Voz existentes e ver se te compensa mudar de operadora.

 saldos e promoções

Junho: ler e fazer exercício vai ficar mais barato

saldos e promoçõesÉ geralmente no mês de junho que ocorre a Feira do Livro em Lisboa, um evento que conta com mais de 500 marcas editoriais a praticar descontos (muitas vezes, para menos de metade do preço original) em livros.

Dado o contexto deste acontecimento, normalmente os retalhistas da área editorial também costumam fazer diversas campanhas de promoções em literatura neste mês. Trata-se, portanto, da altura certa do ano para pôr em dia as compras de livros para o resto do ano (ou até para oferecer).

Além disso, dada a chegada do verão, os ginásios aproveitam também para neste mês fazerem as suas promoções nas inscrições e packs de aulas de fitness. Aproveita a altura para ficares em forma.

Confere ainda se o teu seguro de saúde possui uma bonificação por praticar desporto regularmente – poderás ter uma redução no prémio anual se apresentares a fatura do ginásio.

Se tiveres o cartão de crédito Millennium GO! podes usufruir de descontos e outros benefícios nos ginásios FitnessHut.saldos e promoções

Julho: promoções em alojamento

Inicia a 1 deste mês o período de saldos de verão. Julho é também normalmente o mês em que se pagam as férias de verão, por isso há que aproveitar todos os descontos relacionados com viagens neste mês.

O nosso conselho: troca as milhas aéreas do teu cartão de crédito por viagens gratuitas e beneficie dos descontos em cadeias hoteleiras associados ao cartão.

Com o cartão de crédito Wizink Flex podes usufruir de descontos em hotéis e pousadas como, por exemplo, nos grupos Vila Galé e Pestana e nas Pousadas de Portugal.

saldos e promoções

Agosto: saldos de verão

saldos e promoçõesPara além de ser a época alta das férias, agosto é o mês dos chamados “saldos de verão”, uma altura em que as marcas de vestuário, de calçado e de acessórios fazem inúmeras promoções nas suas coleções de verão para depois poderem dar início às de outono-inverno.

Aproveita para usar e abusar dos cartões de fidelização nas tuas lojas preferidas para conseguires poupar ainda mais e não te esqueças do benefício de cashback para receberes de volta uma percentagem do que gastares com o cartão de crédito.

saldos e promoções

Setembro: aí vem a rentrée

saldos e promoçõesApós o merecido descanso nas férias de verão, eis que chega o regresso às aulas e, com este, toda uma série de despesas com vestuário infantil (os fatos de treino para as aulas de Educação Física, os casacos para os dias de inverno...) com os manuais e com todo o material escolar (cadernos, lápis, etc.).

O mesmo se aplica aos estudantes universitários que iniciam um novo semestre e que precisarão de pagar as propinas, os livros técnicos, as fotocópias etc.

Quem procura financiamento para estudar precisa de estar atento ao chamado “crédito formação”, uma modalidade de empréstimo específica para quem deseja investir na sua formação e que possui condições muito atrativas.

saldos e promoções

Outubro: o mês do automóvel

saldos e promoçõesSabias que outubro é geralmente o mês do ano em que se vendem mais automóveis? É também a altura em que há mais descontos nos carros de gamas anteriores e em que os preços dos acessórios para o veículo ficam mais acessíveis.

Aproveita para rever o valor que pagas pelo teu seguro automóvel e avaliar se tens a melhor opção.

saldos e promoções

Novembro: um mês de oportunidades em tecnologia

saldos e promoçõesPraticamente um mês antes do Natal, surgem dois grandes momentos repletos de descontos no mercado de tecnologia: a Black Friday, que em 2023 ocorre a 24 de novembro, e, logo de seguida, a Cyber Monday, que se assinala a 27 de novembro.

Enquanto a Black Friday ocorre nas lojas físicas, a Cyber Monday, por sua vez, aplica-se apenas ao e-commerce, ou seja, para as compras realizadas online. É uma boa oportunidade para adquirir aquela nova televisão ou um computador.

Não te esqueças de proteger os teus novos gadgets com um seguro para equipamentos eletrónicos e um plano de proteção de compras (que pode estar incluído gratuitamente no teu cartão de crédito).

Podes ainda usufruir de ofertas apelativas ao aderir a determinados cartões de crédito, como é o caso do cartão Unibanco Atitude.

saldos e promoções

Dezembro: otimizar os gastos na época natalícia é a melhor forma de poupar

saldos e promoçõesBem sabemos como o mês de dezembro traz consigo inúmeras despesas: os presentes de Natal, as compras no supermercado para a ceia e logo a seguir vem a Passagem de Ano. Se não for bem gerida, esta é a fase do ano que pode mesmo arruinar a carteira.

Porém, ao mesmo tempo, também é um mês pleno de promoções (especialmente em brinquedos para os mais pequenos) e descontos logo no dia 26 de dezembro.

O nosso conselho: faz as compras de Natal com recurso ao cartão de crédito com cashback para que possas receber de volta grande parte do que gastaste.

6 conselhos para aprender a comprar com responsabilidade

#1 - Não te precipites

Sabemos que os descontos após o Natal podem entusiasmar os consumidores, mas não vale a pena comprar tudo e mais alguma coisa logo no início do ano, porque surgirão excelentes oportunidades ao longo do tempo.

#2 - Compara antes de comprar

Precisas realmente daquele produto? Avalia as tuas opções em vários estabelecimentos e compara preços. Compra aquilo que realmente necessitas.

#3 - Aproveita os descontos do teu cartão de crédito

De notar que ao comprares um produto em promoção do qual não necessitas, não estás a poupar, mas sim a gastar com desconto, por isso mais vale aproveitar os descontos que o teu cartão de crédito te proporciona, por exemplo.

#4 - Verifica a tua taxa de esforço

Se o total dos teus pagamentos com cartão de crédito já ascende a 30% do teu rendimento, cuidado, pois está endividado.

#5 - Aproveita para comprar artigos que te fazem falta

Adquire artigos úteis: roupa de trabalho e bens de longa duração – produtos que se utilizam praticamente todos os dias.

#6 - Faz uma boa gestão dos gastos

Recomendamos que aproveites a altura dos saldos e promoções para comprar os produtos de que necessitas, principalmente durante o primeiro trimestre do ano e depois utiliza o trimestre seguinte para recuperares dessas despesas.

Não percas:

Saldos 2024: o que mudou?

Até ao ano de 2015 existiam épocas destinadas às rebaixas de preços (havia momentos específicos no inverno e no verão para o efeito).

Porém, a existência destas datas em concreto foi proibida por lei e agora todos os comerciantes podem fazer saldos na altura que acharem mais conveniente para o seu negócio. Melhor para os consumidores. Daí que será sempre útil ter este calendário de saldos e promoções para 2024 à mão.

De notar que a inflação que atualmente se regista no nosso país tem trazido bastantes complicações à economia nacional, sendo que este calendário de saldos e promoções poderá estar sujeito a alterações que surjam devido à instabilidade financeira que se verifica em muitas famílias portuguesas.

Lê mais:

Hoje em dia, e cada vez mais, as próprias lojas já facilitam a vida dos clientes e conferem-lhes inúmeras vantagens nas compras através dos cartões de crédito que permitem pagar de forma faseada e que concedem descontos, portes gratuitos, cashback e vales.

Para além de ti, os teus filhos também podem usar as promoções nas diversas épocas do ano, especialmente no verão, para aproveitar os vários festivais de música, e em setembro, na altura do regresso às aulas, quando se torna necessário comprar todo o material escolar.

Boas compras!


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer