Cancelar cartão multibanco: como fazer?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Sabes como proceder ao cancelamento do teu cartão multibanco? Conhece aqui as situações em que podes necessitar de o fazer e sabe como.

Muitas podem ser as razões que levam o cliente a cancelar um cartão multibanco. Mas saberás como proceder na hora de o fazer? Damos a conhecer em que situações pode ser necessário cancelar o teu cartão e explicamos como deves proceder.

A necessidade de cancelar um cartão multibanco pode advir do facto de já não necessitares de utilizar a conta bancária associada ou porque, simplesmente, adquiriste um cartão de crédito em alternativa e decidiste desfazer-te do de débito.

Num cenário um pouco mais sério, a necessidade de cancelar um cartão multibanco pode ainda dever-se a perda, roubo ou extravio do mesmo.

Em qualquer dos casos, é importante que saibas como deves proceder para efetuar o cancelamento do teu cartão.

Saber mais:

Cancelar cartão multibanco: como proceder?

Em caso de desistência do cartão

No caso de quereres cancelar um cartão multibanco, seja por já não utilizares a conta bancária associada a este ou porque, simplesmente, tens um cartão alternativo, basta que te dirijas ao balcão do banco e peças o fecho de conta ou o cancelamento do cartão.

Podes, também, ligar para a linha de apoio da tua instituição bancária a efetuar o pedido de cancelamento. A informação sobre o número a contactar encontra-se no contrato de abertura da tua conta.

Nota que deverás fazer-te acompanhar do respetivo cartão para que possa ser feito o cancelamento.

Atualmente existem bancos que permitem cancelar um cartão multibanco através da sua app ou do homebanking, tornando o processo ainda mais simples.

Em caso de perda, roubo ou extravio

Caso o cancelamento se prenda com o facto de teres perdido o teu cartão multibanco, ou caso este tenha sido roubado ou extraviado, deves ligar de imediato para a rede de atendimento do teu banco.

Desta forma, o cartão será bloqueado e qualquer atividade efetuada com ele deixa de ser da responsabilidade do cliente.

Podes ainda ligar para o número de apoio da SIBS (808 201 251, caso residas em Portugal, e 00 351 217 918 780, caso te encontres no estrangeiro), disponível 24 horas por dia.

Ao efetuares a chamada, deves ter contigo o número do cartão extraviado, assim como o NIB ou o número da conta à ordem que está associada ao cartão.

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O teu cartão multibanco pode ser cancelado por terceiros?

O banco pode cancelar o teu cartão sem ser a teu pedido, se o prazo do cartão expirar. Aí deves pedir que te enviem o novo cartão multibanco, caso não tenhas recebido antes do cancelamento.

O banco também pode suspender o teu cartão caso existam suspeitas de fraude por despesas efetuadas que sejam incoerentes com os teus hábitos financeiros. Para resolver esta questão, terás de contactar a tua instituição financeira para confirmar que os teus gastos foram intencionais.

Cartão de débito ou cartão de crédito?

Qualquer que seja a razão pela qual optaste por cancelar o teu cartão de débito, deves ter outras alternativas para efetuar compras e pagamentos.

Uma das alternativas, que pode ser a mais atrativa, é a aquisição de um cartão de crédito. Para além de te proporcionar todas as comodidades de pagamento que um cartão de débito proporciona, ainda te pode trazer diversas outras vantagens, tais como cashback, milhas aéreas, pontos e descontos.

Se fores cauteloso na tua utilização e efetuar os pagamentos do cartão de crédito a 100%, evitas o custo acrescido das taxas de juro e podes tirar partido de certas vantagens que um cartão de débito não tem.

Cuidados a ter com o cartão

Estes cuidados aplicam-se tanto aos cartões de crédito como aos de débito, para que faças uma gestão mais controlada.

1. Assina sempre os teus cartões no verso, no devido local, e preocupa-te em mantê-los afastados de objetos metálicos para não se desmagnetizarem.

2. Tem em atenção os prazos. Pode acontecer que o banco se atrase no envio do teu novo cartão, após o antigo passar a data de validade. Caso isso aconteça, avisa a instituição do sucedido para evitares ficar muito tempo sem cartão.

3. Verifica o extrato e os movimentos do teu cartão com regularidade para te certificares que refletem a utilização que lhe dás.

4. Danifica a banda magnética ou destrói o cartão após ultrapassar o prazo de validade, assim garantes definitivamente que fica inutilizável.

5. Guarda todos os documentos do cartão (i.e. contrato de abertura de conta) num sítio seguro e de que facilmente te recordes, para ter sempre à mão caso precises.

6. Memoriza o PIN e deita fora qualquer documento onde possa constar este número.

Plano de proteção de cartões

Hoje em dia, algumas entidades emissoras de cartões de crédito oferecem a possibilidade de contratar um plano de proteção de cartões para te salvaguardar face a estas situações.

Na sua generalidade, estes planos oferecem proteção e assistência em caso de perda ou furto dos teus cartões de crédito ou débito. São ainda extensíveis a outro tipo de bens, tais como chaves de casa e documentos pessoais, tanto em Portugal como no estrangeiro.

É possível aderir a um Plano de Proteção de Cartões através da CPP (Card Protection Plan). Esta adesão é feita ao banco através do preenchimento de algumas informações no site SBI Card. Após o preencimento das informações, esta entidade enviar-te-á uma proposta e, assim que confirmada, ficam ativas as proteções contratadas no Plano de Proteção.

Este plano funciona como um seguro e pode ser contratado independentemente do tipo de cartão que tiveres.

 Quais os benefícios deste serviço?

  • Proteção total de todos os cartões em caso de furto, perda ou extravio;

  • Acompanhamento personalizado 24 horas, 365 dias por ano;

  • Cancelamento automático de todos os cartões;

  • Substituição imediata dos cartões perdidos ou extraviados;

  • Assegura todos os custos de emissão de novos cartões.

E quando precisares de acionar o plano, como fazê-lo?

Imagine que te roubaram o cartão e precisas de colocar o Plano de Proteção ativo. Para tal, basta ir à app ou ao website da CPP e bloquear o teu cartão.

Mediante receção da chamada, a CPP encarrega-se de contactar imediatamente todas as entidades emissoras dos teus cartões para garantir o cancelamento com a maior celeridade possível.

No seguimento desse contacto, é-te ainda esclarecido como podes proceder ao reembolso dos custos de cancelamento e emissão dos novos cartões bancários.

Caso tenhas sofrido furto ou extravio de documentos pessoais, também a CPP garantirá a emissão de novos e enviá-los-á para a tua morada.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal