Como levantar dinheiro com cartão de crédito?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Existem duas formas distintas de levantar dinheiro com cartão de crédito e ambas têm custos para o consumidor. Descobre tudo aqui.

Tags:

Os cartões de crédito são um instrumento de pagamento muito útil e simples de usar. Sabias que existem duas formas distintas de levantar dinheiro com cartão de crédito e que ambas possuem custos diferentes? Descobre tudo sobre esta operação.

Desde já, se procuras um cartão de crédito, há aspetos a reter. Deves analisar não só as suas vantagens – tais como a possibilidade de ter milhas aéreas, descontos ou cashback e acumular pontos –, mas também os custos e comissões que poderás ter de pagar com as transações a efetuar com este produto financeiro.

Que operações se pode fazer com um cartão de crédito?

É possível realizar pagamentos de bens e serviços, bem como levantar dinheiro com cartão de crédito. Porém, vejamos estas operações ao detalhe.

Quanto ao pagamento de bens e serviços com cartão de crédito, note que o montante despendido não será automaticamente descontado da tua conta à ordem, mas sim do plafond do cartão de crédito.

Este pagamento poderá ser feito de duas formas distintas: a 100% e sem pagar juros, numa data previamente acordada com o banco, ou de forma repartida em prestações (sendo que esta última opção implica pagar juros).

Relativamente a levantar dinheiro com cartão de crédito, é possível fazê-lo de duas formas diferentes, consoante o tipo de cartão que se tem.

Por um lado, se o cartão de crédito tiver uma função dual – débito e crédito em simultâneo – poderás levantar dinheiro da tua conta à ordem num Multibanco. Por outro lado, caso apenas tenha a função de crédito, só poderás levantar dinheiro a crédito – procedimento designado por cash advance.

Lê mais:

Como funciona o cash advance e para que serve?

O cash advance é o termo utilizado para a funcionalidade que permite levantar dinheiro com cartão de crédito e, consequentemente, ter acesso ao montante desejado de forma imediata e sem pagamento de juros. No entanto, recorrer a esta opção tem custos.

Ao levantares dinheiro com cartão de crédito estás a retirar esse montante do teu plafond, que é o limite máximo de crédito disponibilizado mensalmente para o teu cartão e que é acordado entre o titular e a instituição financeira.

Por outro lado, caso necessites de levantar dinheiro com cartão de crédito fora da União Europeia, a operação torna-se mais custosa. Para além de uma comissão fixa sobre o levantamento, são aplicadas as seguintes taxas: sobre o levantamento, de processamento, de conversão de moeda, de serviço e ainda sobre o valor de transação. A todas estas taxas acresce ainda o Imposto do Selo.

No entanto, nem tudo são más notícias. Existem cartões de crédito que isentam o consumidor destes custos, como é o caso do cartão da Cofidis com a adesão ao serviço “Por mais 1€”. Assim, se viajas com frequência e queres evitar custos desnecessários, opta por este cartão de crédito:

Descobre:

Cuidados a ter ao levantar dinheiro com cartão de crédito

Tal como refere o ditado popular, “mais vale prevenir do que remediar”. Assim, deixamos-te algumas sugestões e cuidados a ter para evitar problemas – tais como fraudes ou roubo do cartão – ao levantar dinheiro com cartão de crédito.

1. Custos associados

Como já foi referido, o levantamento de dinheiro a crédito tem despesas associadas. Caso necessites urgentemente de um determinado montante, podes optar por um crédito em linha, por exemplo.

Se viajares para o estrangeiro, nota que o cash advance tem custos ainda mais elevados fora da União Europeia. Importa referir que também alguns cartões de débito acarretam custos com levantamentos de dinheiro fora de Portugal.

Se preferires, podes ainda optar por escolher um cartão com as duas funções de crédito e de débito. Deste modo, podes levantar dinheiro com cartão de crédito, mas retirando esse valor da conta à ordem diretamente ao invés de remover do plafond, evitando gastos extra.

Conhece:

2. Atenta na caixa Multibanco

Todos os cuidados são poucos. Tem atenção à caixa Multibanco e, caso notes algum sinal de vandalismo, não a utilizes, pois o teu cartão poderá ficar retido. Evita ainda locais menos seguros e com pouca movimentação.

3. Se preferires, faz transações através do telemóvel

Aplicações para o telemóvel - tais como o MB Way -, permitem não só fazer transferências bancárias de forma imediata, como também levantar dinheiro sem o cartão. Basta que realizes toda a operação na app e, de seguida, dirigires-te a um Multibanco e introduzir o código gerado pelo MB Way para levantar o montante desejado.

Aprender:

Em jeito de conclusão, é importante reter que nem todos os cartões de crédito são iguais. Os que agregam a função de débito permitem levantar dinheiro com cartão de crédito sem que o montante seja retirado do plafond. Caso não se tenha essa opção, será utilizada a funcionalidade do cash advance, que implica gastos em termos de taxas e comissões associadas.

Como tal, é importante conhecer todos os custos e comissões associados ao levantamento a crédito, evitando assim encargos mais elevados no teu extrato bancário.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal