5 dicas para poupar energia ao carregar o carro elétrico

Marina Bastos Pina Especialista: Marina Bastos de Pina
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

A mobilidade elétrica veio para ficar. A sustentabilidade e a eficiência energética são cruciais, e carregar carro elétrico de forma económica está na ordem do dia.

A mobilidade elétrica veio para ficar. Numa época em que a sustentabilidade e a eficiência energética são cruciais, a utilização de veículos elétricos tem-se tornado cada vez mais comum. Contudo, torna-se importante maximizar a eficiência energética durante o carregamento, tanto para reduzir as despesas no consumo de energia, como para contribuir para um futuro mais sustentável.

Descobre:

Carregar carro elétrico: como poupar energia?

Neste artigo, partilhamos cinco dicas da ChargeGuru, especialista em instalar carregadores elétricos, para poupar energia ao carregar o carro elétrico.

1. Carregar carro elétrico em casa

Carregar o teu carro em casa é o primeiro passo para poupar no carregamento do teu veículo elétrico. 

Segundo a UVE, carregar um carro elétrico para percorrer 100 km na via pública custa em média 7,32 euros. Se, por outro lado, o carregares em casa (com uma tarifa bi-horária) terás um custo de 2,32 euros.

Para além de ser mais barato, com a instalação de um carregador de 7 kW em casa, por exemplo, consegues recuperar em média 40 km de autonomia numa hora. Ou seja, numa noite consegues carregar o veículo elétrico, no conforto do teu lar e evitando as filas de espera dos pontos de carregamento públicos.

Segundo este estudo da ChargeGuru, os utilizadores de veículos elétricos, em média, carregam 50 kWh por semana, o que corresponde a cerca de 300 km. Certos utilizadores carregam o suficiente para viajar mais de 1.000 km por semana. Em suma, é perfeitamente possível carregar em casa mesmo se percorreres um grande número de quilómetros com o teu veículo elétrico.

Aprofunda:

2. Escolher o horário mais adequado

Carregar o carro elétrico em casa é de facto menos dispendioso, e, caso optes por carregar o carro num horário em que o custo da energia seja menor, terás ainda mais benefícios.

Para tal, deves optar por uma tarifa bi-horária, em que, se o carregares durante as horas de vazio, normalmente durante a noite, o custo por energia consumida será menor e a utilização da energia será mais eficiente. Através da App do carregador, podes agendar o carregamento para que inicie a partir da meia noite, por exemplo, onde o kWh será mais barato.

Para tal, podes comparar todas as tarifas do mercado e verificar se de facto uma tarifa bi-horária é a mais indicada para o teu caso. No ComparaJá, ajudamos-te a comparar todas as opções do mercado e a poupar na fatura da eletricidade.

3. Utilizar um carregador inteligente

Ao optar por utilizar um carregador inteligente, terás a possibilidade de agendar e monitorizar as sessões de carregamento. Por outro lado, estes carregadores permitem otimizar o carregamento, através da funcionalidade de balanceamento de cargas, que modula a energia utilizada para o carregamento, segundo a energia que está a ser utilizada. Esta funcionalidade possibilita uma utilização mais eficiente da energia e evita a sobrecarga da instalação elétrica.

Sabe ainda:

4. Adaptar o estilo de condução para gastar menos energia

Já conheces o termo “travagem regenerativa”? Este sistema converte a energia cinética em energia elétrica durante a travagem, contribuindo para a melhor eficiência do veículo elétrico e tornando a necessidade de carregamento mais reduzida. 

Por outro lado, o teu estilo de condução terá impacto na autonomia do carro elétrico.

Uma condução mais tranquila, com uma velocidade mais controlada, sem utilizar o ar condicionado, requer menos consumo de energia, permitindo manter a autonomia durante mais tempo.

5. Carregar o carro com recurso a energias renováveis

Caso tenhas painéis solares em casa, isto pode ajudar-te a diminuir no consumo de eletricidade, minimizando o impacto ambiental e económico que advém do carregamento do teu veículo elétrico.

Hoje em dia, muitos pontos de carregamento já podem ser integrados com painéis solares, permitindo que o carregamento do veículo elétrico seja efetuado apenas com recurso a energia renovável. Vê aqui como podes carregar o teu carro elétrico com painéis solares.

As soluções de carregamento elétrico estão a evoluir a um bom ritmo, face às necessidades dos utilizadores de veículos elétricos. Os pontos de carregamento são cada vez mais robustos e inteligentes, com funcionalidades que permitem equilibrar o consumo de energia e até carregar com recurso a energia renovável.

Apesar dos custos com o consumo do carro elétrico serem indubitavelmente inferiores aos de um carro a combustão, estas dicas podem ajudar os utilizadores de veículos elétricos a economizar ainda mais, poupando no consumo de eletricidade enquanto tornam o processo carregamento ainda mais eco-friendly.


Marina Bastos Pina
Marina Bastos de Pina
Especialista em soluções de carregamento