8 Dicas para sobreviver neste Natal

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , ,

natal

A noite da Consoada está a aproximar-se e, apesar de esta ser uma época em que aproveitamos para usufruir da companhia da família e relaxar, acaba sempre por haver algum stress durante os preparativos, pois sente-se uma certa pressão para que tudo seja perfeito. Para evitar dores de cabeça desnecessárias, damos-lhe 8 dicas para sobreviver neste Natal e aproveitar ao máximo o que esta quadra tem de especial.

De certeza que já anda numa correria desde o dia 1 de dezembro entre supermercados e centros comerciais para se certificar que compra todas as prendas ou que não falta comida para a grande noite de dia 24, não é verdade? E, entretanto, o nervoso miudinho com medo que fique a faltar algo já bate à porta e o stress não para de aumentar.

Como não queremos que deixe que o Natal se torne numa experiência esgotante e perca a sua magia, partilhamos consigo algumas dicas para conseguir sobreviver e aproveitar as festas em pleno.

#1 – Prepare um orçamento

O primeiro passo para viver esta época de forma mais tranquila é ter o seu orçamento natalício a postos. É muito importante que aponte os gastos que prevê ter durante o mês de dezembro para manter as suas finanças organizadas e evitar chegar a janeiro com dívidas para liquidar.

#2 – Faça uma lista de tarefas

Anote todas as tarefas que necessitam de ser feitas até à noite da Consoada como, por exemplo, decorar a casa, ir buscar o faqueiro especial para o Natal à arrecadação, colocar as etiquetas nos presentes, comprar o bolo-rei e outras coisas que tais para não se esquecer de nada. Vai ver que se tiver tudo listado haverá menos hipóteses de ficar a faltar alguma coisa ou de se atrasar nos preparativos.

#3 – Divida as tarefas pela família

Para que não caiam todas as responsabilidades sobre si, pode sempre “dividir o mal pelas aldeias” e pedir ajuda aos restantes membros da família. Os tios podem ficar responsáveis por trazer os doces, o filho mais velho pode ir à lavandaria buscar a toalha para a mesa de Natal e a avó pode ficar incumbida de pôr a mesa, por exemplo.

#4 – Planeie bem os seus eventos de Natal

Outra das dores de cabeça desta época é a frequência dos eventos sociais. Ora é o jantar de Natal da empresa, ora o almoço com os amigos para troca de prendas e assim passa o mês a tentar encaixar todos estes eventos na sua agenda, já por si bastante ocupada com todos os outros preparativos para a Consoada. Planeie bem a sua vida social para este mês, prioritize os convívios devidamente e, acima de tudo, não tenha problemas em dizer “não” se achar que essa é a decisão que deve tomar.

#5 – Já comprou todas as prendas? Certifique-se que não se esquece de ninguém

Quão chato seria se chegasse à noite de Natal e não tivesse o presente para dar à prima Marta? De certeza que não quer passar por isso. Faça uma lista de todas as pessoas a quem tem de oferecer uma prenda e vá riscando à medida que vai comprando. A par disso, vá verificando a lista várias vezes para se certificar de que ninguém cai no esquecimento.

#6 – Poupe sanidade mental e compre online

Passar horas nos centros comerciais pode ser muito desgastante, por isso porque não optar por comprar os presentes online? Pode fazê-lo de forma relaxada no conforto do seu sofá e ainda usufruir do seu cartão de crédito que pode dar-lhe vários benefícios, tais como cashback, pontos, descontos e milhas aéreas.

#7 – Prepare atividades para a noite da Consoada

A noite da Consoada deve ser passada em família e de forma harmoniosa, pelo que queremos sempre evitar pequenos atritos que possam existir entre alguns membros. Elabore uma agenda de atividades para a noite, como, por exemplo, ver um filme em família, jogar um jogo de tabuleiro ou ir dar um passeio depois do jantar podem ser hipóteses agradáveis para passar o tempo até à meia-noite e garantir que todos usufruem de um bom momento familiar.

#8 – Respire fundo, relativize e aproveite a época

Não coloque demasiada pressão em si para que saia tudo perfeito. Usufrua desta época tão especial junto dos que mais ama e deixe as preocupações para 2020. Feliz Natal!

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários