Procura cresce a ritmo acelerado
A garantia pública no crédito à habitação está a ser um sucesso entre os jovens portugueses que procuram comprar a sua primeira casa. Até ao início de abril, os pedidos de financiamento ao abrigo desta iniciativa ultrapassavam os dois mil milhões de euros.
O Santander, por exemplo, já formalizou créditos no valor de 206 milhões de euros e tem em análise outros 635 milhões. O BPI, por sua vez, concedeu mais de 150 milhões de euros em créditos com garantia pública, após receber mais de 3.800 pedidos.
Verba disponível perto do limite
O Governo disponibilizou mil milhões de euros para esta medida, distribuídos por 18 instituições bancárias. Existe uma reserva adicional de 200 milhões de euros para reforço, mas esse montante depende da publicação de um relatório do Banco de Portugal, ainda em falta.
Sem esse parecer, o reforço permanece em suspenso, deixando o futuro da medida incerto — mesmo com a procura a aumentar de dia para dia.
Alargamento a outras entidades aumenta a procura
Além dos bancos, a medida foi recentemente alargada a sociedades financeiras autorizadas a conceder crédito à habitação, o que trouxe novos operadores ao mercado e contribuiu para intensificar ainda mais a adesão à iniciativa.
Este aumento da oferta também acelera o esgotamento da verba disponível — uma realidade que pode limitar o acesso a quem ainda está a ponderar candidatar-se.
Informação e planeamento são essenciais
Se estás a pensar recorrer a esta garantia para comprar casa, é fundamental que avalies a tua capacidade financeira e compares cuidadosamente as condições oferecidas por diferentes entidades.
Na hora de tomar uma decisão tão relevante, contar com informação clara e ferramentas de comparação pode fazer toda a diferença.
No ComparaJá.pt, ajudamos-te a descomplicar o processo e a encontrar a solução de crédito que melhor se adapta a ti — de forma transparente, rápida e segura. Não te preocupes com nada!