Orçamento natalício: como utilizar o cartão de crédito para um Natal sem dívidas?

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

Orçamento Natalício: Como Utilizar o Cartão de Crédito Para um Natal Sem Dívidas?
Neste mês natalício, é comum ouvirem-se, nos centros comerciais e baixas das cidades, êxitos como “Jingle Bells”, “Santa Claus is Coming to Town” ou ainda “Last Christmas” em alto e bom som, o que quer dizer que… o Natal está  a chegar! E, tão certo como dar o “Sozinho em Casa” na televisão na véspera de Natal, é o facto de que vai ter muitos mais gastos em dezembro relativamente ao mês anterior.

Aprenda a poupar dinheiro com espírito natalício – passo a passo

Agora que vai conhecer algumas dicas úteis que vão ajudá-lo a poupar dinheiro no Natal, é altura de organizar todas as despesas. Para facilitar a vida, preparámos um orçamento natalício em excel para ajudá-lo a colocar em detalhe todos os gastos nesta quadra.

Comprar os tradicionais presentes natalícios para amigos e família, decorar a casa ou mesmo preparar refeições especiais pode acarretar custos superiores do que os que estava à espera. Felizmente, não precisa de enterrar-se em dívidas em janeiro para ter um dezembro cheio de espírito natalício. No ComparaJá.pt, preocupamo-nos com os gastos dos portugueses e construímos um orçamento de Natal para ajudá-lo a poupar dinheiro nesta altura do ano:

Tudo o que quer para o Natal são preços baixos?

Normalmente, a maioria das pessoas começa a pensar nas despesas características desta altura do ano no início de dezembro. Por esta altura, já toda a gente anda a correr nos centros comerciais à procura de mais uma prenda para a tia, avô ou vizinho. Mas que tal não seguir o mesmo calendário? Eis uma lista de algumas dicas que pode seguir para poupar dinheiro, tempo e nervos durante a época do Natal:

  • Planeie todos os presentes com antecedência e compre-os durante os saldos. A Black Friday ou Cyber Monday, por exemplo, são datas que deve ter em consideração, uma vez serem dias em que consegue “caçar” promoções mais facilmente do que na véspera de Natal. Saiba aqui como esses dois eventos podem fazê-lo poupar centenas de euros.
  • Antes de comprar o que quer que seja, compare preços e decida qual o produto que melhor se adequa ao seu caso. Comparar faz todo o sentido, e existem muitas ferramentas, comparadores, simuladores para esse efeito. Muitas vezes consegue mesmo encontrar o mesmo produto a um preço muito mais competitivo, outras vezes aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Da mesma forma, faz todo o sentido comparar igualmente créditos, cartões de crédito, seguros automóvel, pacotes de telecomunicações, seguros de vida, entre outros, nos diferentes fornecedores.

  • Utilizar o subsídio de Natal para comprar os presentes para familiares e amigos é uma boa maneira de conseguir manter as finanças em ordem nesta altura do ano. Veja aqui como aplicar o subsídio de Natal.
  • O cartão de crédito deve ser um dos seus melhores amigos na altura de comprar os presentes de Natal. Porquê? Em primeiro lugar, se costuma comprar em sítios específicos com o cartão de crédito, pode obter pontos adicionais pelos produtos que compra, se a loja em questão constar na lista de parceiros do emissor do cartão. Aqui, mais pontos = mais descontos no futuro.

Eis como pode começar a poupar: verifique as lojas parceiras e respetivos descontos mais perto da sua zona e tire vantagem disso. Em Portugal, é comum existirem lojas de roupa e tecnologia que praticam descontos se pagar com cartão de crédito. A Venca, que vende produtos de moda para toda a família, faz parte do programa Barclaycard Extra, o que significa que quem usa os cartões Barclaycard Rewards ou Flex tem desconto de 20% em todas as compras.

  • Para os que gostam mesmo do Natal, aqui vai uma fácil: já ouviu falar em cashback? É basicamente um benefício de alguns cartões de crédito através do qual consegue obter de volta 1% a 3% do que gasta com o cartão diretamente para a sua conta. Em Portugal, existem alguns produtos com esta regalia:
  • Compre online. Poupa  tempo e é confortável. Imagine todos os centros comerciais cheios de gente a tentar comprar as prendas de Natal de última hora. Em vez de esperar horas e horas nas filas e de andar aos encontrões com toda a gente, pode sentar-se confortavelmente no sofá, a beber um chocolate quente enquanto compra todos os presentes de Natal online.  

Desta forma, ganha tempo para dedicar a outras coisas que realmente fazem sentido, como passar tempo com a família e os amigos, ler um livro, ir ao cinema, a um museu, ou mesmo preparar as finanças do próximo ano…

Quando compra online, não só o cartão de crédito lhe vai facilitar a vida em termos de rapidez e conveniência, mas pode também encontrar vários produtos em que não tem de pagar pelos portes de envio.

Boas compras!

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.

Comentários