Senha da Segurança Social Direta: como pedir?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Precisas da senha da Segurança Social mas não sabe como a pedir? Descobre como solicitar a informação de forma simples com este guia passo-a-passo.

No site da Segurança Social Direta consegues ter acesso a vários serviços sem te teres de deslocar a um posto de atendimento. Com a Senha da Segurança Social, podes consultar a carreira contributiva, requerer um subsídio ou até simular o valor que vais receber de reforma. Sabe quais os passos para pedir a senha da Segurança Social e poderes começar a usufruir todos os serviços disponíveis.

Porquê pedir a senha da Segurança Social Direta?

Tal como o Portal das Finanças, a Segurança Social Direta apresenta um vasto conjunto de serviços úteis para os cidadãos e empresas. Ao teres acesso a esta plataforma, evitas longas filas e não perdes tempo nos balcões de atendimento da instituição, para além de poderes resolver vários assuntos no conforto de tua casa, de forma rápida e simples.

Os serviços disponíveis na Segurança Social Direta estão divididos em seis áreas distintas. Na área de conta-corrente podes verificar todos os valores a receber ou a pagar. Na área de família, podes consultar, por exemplo, o abono de família. Já na área dedicada ao emprego, podes acompanhar o subsídio de desemprego ou registar as declarações trimestrais.

A secção de doença é onde se emite, por exemplo, a declaração de situação de subsídio de doença. Existem ainda áreas para a ação social, onde se encontram os acordos de cooperação e pedidos de apoio para instalação de equipamentos sociais, e de pensões, onde podes pedir a tua pensão de velhice ou simular o valor da reforma.

Desde 2018 é mais fácil aceder à Segurança Social Direta. Em outubro desse ano, a instituição disponibilizou um acesso imediato, tanto para o registo pela primeira vez na plataforma ou para a recuperação de senha. Para isso, é apenas necessário teres os contactos atualizados na Segurança Social, como o número de telemóvel ou endereço de email.

Sabe mais:

Como pedir a senha da Segurança Social Direta?

Para pedires a tua palavra-chave da Segurança Social Direta, já não precisas de esperar oito dias úteis até que chegue por correio, como era antigamente. Agora, basta ter os teus dados corretos e ter o telemóvel contigo.

1. Fazer registo

Começa por aceder ao site da Segurança Social Direta e, em seguida, clique na barra verde, com a opção ‘Efetuar Registo’.

2. Preencher os dados

Terás de introduzir o teu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e aceitar os termos e condições do serviço. Depois, preenche os teus dados pessoais de identificação, nome, data de nascimento, número do cartão de cidadão e número de identificação fiscal (NIF).

3. Indicar os contactos

Este é um dos passos mais importantes: insere o teu e-mail e o teu número de telemóvel, os dois meios de receção da senha de acesso.

4. Escolher como receber o código

Seja por mensagem no telemóvel ou por correio eletrónico no e-mail, terás de indicar como queres receber o código de verificação. Quando confirmares tudo o que preencheste, irás receber o código de imediato. Em seguida, irás inserir esse código de verificação e validar.

5. Definir a palavra-chave

Por fim, defines a tua palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta e confirma. Sempre que precisares de aceder à plataforma, terás de usar esta senha, assim como o NISS.

Recorda-te que para aceder aos serviços da Segurança Social Direta podes também autenticar-te com a tua Chave Móvel Digital ou através do teu Cartão de Cidadão (mas deverás ter contigo um leitor de cartões).

A partir desta altura, estarás pronto para utilizar quase todos os serviços a que tens acesso num balcão físico, mas sem esperas nem filas. No entanto, é preciso teres alguns cuidados para garantir que fazes uma utilização segura.

Vê ainda:

Cuidados a ter com a senha da Segurança Social Direta

Já falámos aqui sobre as vantagens de ter contigo a senha de acesso à Segurança Social Direta. Evitar filas e deslocações aos postos de atendimento, assim como poupar o teu tempo, são as grandes mais-valias de pedir esta palavra-chave.

Contudo, é importante não esquecer que esta senha deve ser gerida com cuidado, para não colocar em risco os teus dados e até a tua situação perante a Segurança Social. Para garantir que fazes uma utilização segura e não caíres em burlas, é importante estares informado sobre alguns procedimentos básicos de segurança. Assim, toma nota de alguns cuidados:

  • Não partilhes a sua senha;

  • Nunca associes à tua conta um número de telemóvel que não seja o teu, ou que desconheces. Caso contrário, a pessoa que tem esse número poderá fazer o que quiser com a tua conta (desde que saiba o teu NISS);

  • Não sigas instruções de desconhecidos;

  • Nunca cliques em links recebidos por email ou SMS;

  • Se perderes o teu telemóvel, altera os acessos imediatamente;

  • Confirma a tua conta corrente regularmente (pelo menos a cada mês ou trimestre) para garantir que não há surpresas.

São estes os cuidados que deves tomar para tirar o máximo partido deste serviço indispensável para a vida de milhões de portugueses. Em apenas 5 passos fáceis e rápidos, podes ter a tua palavra-chave da Segurança Social Direta. Regista-te e simplifica a tua vida.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer