No site da Segurança Social Direta, consegues ter acesso a vários serviços sem te teres de deslocar a um posto de atendimento. Com a Senha da Segurança Social, podes consultar a carreira contributiva, requerer um subsídio ou até simular o valor que vais receber de reforma. Sabe quais os passos para pedir a senha da Segurança Social e poderes começar a usufruir todos os serviços disponíveis.
Porquê pedir a senha da Segurança Social Direta?
Tal como o Portal das Finanças, a SSD permite-te tratar de inúmeros assuntos online, poupando tempo, deslocações e filas.
Os serviços estão organizados por áreas:
Conta-corrente — movimentos de pagamento e receção;
Família — abono de família, parentalidade, entre outros;
Emprego — declarações trimestrais, subsídio de desemprego, estágios;
Doença — pedidos de subsídio de doença e declarações;
Pensões — simulações e requerimentos de pensão;
Ação social — pedidos de apoio, acordos de cooperação.
Como pedir a senha da Segurança Social Direta?
Desde 2018, o processo ficou mais rápido e já não precisas de esperar dias pelo correio. Basta teres o NISS, dados atualizados e um telemóvel ou email válido. Eis como fazer:
1. Fazer registo
Começa por aceder ao site da Segurança Social Direta e, em seguida, clica na barra verde, com a opção ‘Efetuar Registo’.
2. Preencher os dados
Terás de introduzir o teu NISS (Número de Identificação da Segurança Social) e aceitar os termos e condições do serviço. Depois, preenche os teus dados pessoais de identificação, nome, data de nascimento, número do cartão de cidadão e número de identificação fiscal (NIF).
3. Indicar os contactos
Este é um dos passos mais importantes: insere o teu email e o teu número de telemóvel, os dois meios de receção da senha de acesso.
4. Escolher como receber o código
Seja por mensagem no telemóvel ou por correio eletrónico no email, terás de indicar como queres receber o código de verificação. Quando confirmares tudo o que preencheste, irás receber o código de imediato. Em seguida, insere esse código de verificação e valida.
5. Definir a palavra-chave
Por fim, defines a tua palavra-chave de acesso à Segurança Social Direta e confirma. Sempre que precisares de aceder à plataforma, terás de usar esta senha, assim como o NISS.
Também podes autenticar-te com a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão, se tiveres um leitor de cartões e PIN ativo.
A partir desta altura, estarás pronto para utilizar quase todos os serviços a que tens acesso num balcão físico, mas sem esperas nem filas. No entanto, é preciso teres alguns cuidados para garantir que fazes uma utilização segura.
Cuidados a ter com a senha da Segurança Social Direta
É importante não esquecer que esta senha deve ser gerida com cuidado, para não colocar em risco os teus dados e até a tua situação perante a Segurança Social. Para garantir que fazes uma utilização segura e não caíres em burlas, é importante estares informado sobre alguns procedimentos básicos de segurança. Assim, toma nota de alguns cuidados:
Nunca partilhes a tua senha com terceiros;
Não associes números de telefone que não sejam teus;
Evita clicar em links recebidos por SMS ou email;
Se perderes o telemóvel, altera imediatamente os acessos;
Consulta a tua conta com regularidade para detetar movimentos estranhos.
São estes os cuidados que deves tomar para tirar o máximo partido deste serviço indispensável para a vida de milhões de portugueses. Em apenas 5 passos fáceis e rápidos, podes ter a tua palavra-chave da Segurança Social Direta. Regista-te e simplifica a tua vida.