Sabe tudo sobre a TANB (Taxa Anual Nominal Bruta)

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Antes de solicitar o teu depósito a prazo, sabe tudo sobre a TANB e como esta taxa pode ajudar-te a escolher a opção mais rentável.

Se já tiveste interesse em fazer um depósito a prazo, certamente que ouviste falar da TANB (Taxa Anual Nominal Bruta). Mas sabias que esta taxa não reflete o montante real que vais receber em juros?

Esta taxa é normalmente associada aos depósitos a prazo. Este produto bancário é supervisionado pelo Banco de Portugal, e consiste na entrega de um determinado montante a uma instituição financeira que, após um prazo estipulado, devolve esse mesmo montante ao consumidor acrescido dos juros que este gerou.

O que é a TANB?

A TANB expressa o rendimento anual que o consumidor retira das suas aplicações financeiras, constituindo-se como a taxa de juro dos depósitos a prazo.

Esta taxa representa os juros em bruto (ou seja, sem dedução de impostos) que o teu depósito a prazo vai gerar, num período de um ano. Desta forma, o montante a receber fruto do teu depósito dependerá da taxa praticada pela instituição financeira.

Sabe mais:

A TANB define-se como sendo uma:

  • Taxa anual

É uma taxa anual pois expressa a taxa de juro do seu depósito para o período de apenas um ano. Caso pretendas efetuar um depósito com um prazo diferente de um ano, necessitas de calcular a taxa proporcional a esse período.

  • Taxa nominal

É uma taxa nominal, porque não varia em função da inflação.

  • Taxa bruta

É uma taxa bruta pois não contempla o imposto que incide sobre os juros.

  • Taxa de juro simples

É uma taxa de juro simples pois não considera a capitalização de juros que possam ser pagos ao longo do período.

No entanto, ao valor de juros remunerados pela TANB terão que ser deduzidos impostos. Se o depositante for uma pessoa singular, aplica-se a taxa de IRS (Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Singulares). Por outro lado, se o depositante for uma empresa, aplica-se a taxa de IRC (Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas).

Lembrete:

A dedução dos impostos é feita automaticamente pela instituição financeira, pelo que não terás que te preocupar com a declaração destes rendimentos para o IRS.

TANB vs TANL

Assim, a TANB é a taxa referente ao valor dos juros que o teu depósito a prazo irá gerar sem a dedução de impostos. No entanto, o valor real da tua remuneração será estipulado pela TANL (Taxa Anual Nominal Líquida), que corresponde ao montante líquido que vais receber (quantia após a dedução de impostos).

Ou seja, quando fazes a comparação de depósitos a prazo, deves ter sobretudo em consideração a TANL ao invés da TANB, pois é a primeira que reflete os rendimentos reais que irás receber fruto da tua aplicação financeira.

Como calcular o montante que vou receber?

Imaginemos que tens uma poupança de 5.500 euros e queres aplicá-la num depósito a prazo, durante um ano, para render algum dinheiro extra.

Anota já:

Este cálculo permite-te antever o montante que o teu depósito a prazo irá render. Ao fazer a simulação para os diferentes produtos existentes no mercado consegues, ainda, uma comparação da oferta existente, para que possas efetuar a escolha mais vantajosa.

Para simular o teu depósito e calcular os juros que este vai gerar durante um ano, deves multiplicar o capital a investir pela TANB aplicada pelo banco:

Fórmula

Capital a depositar: 5.500 euros
TANB: 2%
Juros brutos = 5.500 x 2% = 110 euros

Ao fazer um depósito a prazo de 5.500 euros durante um ano, numa instituição financeira que pratique uma TANB de 2%, irás gerar 110 euros de juros brutos.

Para calcular a TANL e, consequentemente, o montante real que vais receber, precisas de deduzir a taxa de IRS que, atualmente, está nos 28% para Portugal Continental e Madeira e nos 22% nos Açores.

Calcular TANL e juros líquidos

TANL = 2 – 28% = 1,44%
Juros líquidos = 5.500 + 1,44% = 79,2 euros

Assim, concluímos que no final de um ano terás ganho 79,2 euros com o teu depósito a prazo.

Em suma, é importante que tenha conhecimento da TANB quando aplicares o teu dinheiro num depósito a prazo. No entanto, é a TANL que deves ter em consideração quando o fizeres, pois é esta que te diz o rendimento exato que irás auferir, do teu depósito, ao final de um ano.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer