Como aproveitar o seguro de saúde oferecido pela empresa?

Manuela Coelho Especialista: Manuela Coelho
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Ofereceram-te um emprego com seguro de saúde incluído? Sabe neste artigo como o aproveitar ao máximo!

São muitas as vantagens de um seguro de saúde, especialmente quando se trata de um benefício concedido pela entidade empregadora. Esta oferta, além de tornar o pacote salarial mais atrativo, alivia significativamente os encargos financeiros para o colaborador. Algumas empresas comparticipam o prémio do seguro, outras oferecem-no a 100%, e algumas permitem ainda a inclusão do agregado familiar, paga pelo colaborador ou pela empresa. Em qualquer um dos casos, quando o seguro de saúde é disponibilizado a todos os trabalhadores, não é considerado rendimento do trabalho dependente, pelo que beneficia de isenção de IRS.

Desta forma, a empresa proporciona ao colaborador a abertura de muitas portas no que diz respeito a cuidados de saúde, com coberturas geralmente mais abrangentes do que as que se encontram nos seguros contratados a título particular.

São motivos como estes que fazem do seguro de saúde um dos benefícios mais valorizados pelos trabalhadores. No estudo, levado a cabo pela Coverflex, “O Estado da Compensação 2023-24”, a maioria dos inquiridos referiu ter seguro de saúde oferecido pela empresa onde trabalha (82,4%) e destacou a importância deste benefício (86,7%).

Se fazes parte desta estatística, vamos procurar mostrar neste artigo como podes tirar o melhor partido do teu seguro de saúde.

1. Conhece bem o teu seguro de saúde

Antes de poderes aproveitar da melhor forma o teu seguro de saúde, o primeiro passo é informares-te sobre tudo o que está e não está incluído na apólice. Isto significa compreender plenamente as coberturas e exclusões. As coberturas mais comuns são referentes a:

  • internamento hospitalar e intervenções cirúrgicas, bem como subsídio diário por cada dia de hospitalização;

  • despesas de ambulatório, isto é, consultas de clínica geral ou de especialidade, exames de diagnóstico e tratamentos;

  • despesas relativas a gravidez, parto, cesariana ou interrupção involuntária da gravidez.

Conhece:

Dependendo do que foi contratado pela empresa, podem também estar incluídas no seguro as seguintes coberturas:

  • estomatologia, que diz respeito a consultas e tratamentos dentários;

  • medicamentos com receita médica;

  • próteses e ortóteses prescritas por um médico, como próteses intracirúrgicas, óculos e lentes de contacto graduados, aparelhos auditivos, cadeiras de rodas ou muletas;

  • possibilidade de obter uma segunda opinião médica junto de especialistas a nível mundial selecionados pela seguradora, em casos de doenças graves;

  • cobertura médica internacional, quando, após a ativação da segunda opinião médica, o segurado opte por tratar a sua doença grave no estrangeiro.

É também importante que conheças a rede de prestadores, de forma a saberes que médicos e clínicas consultar em caso de necessidade. Muitas vezes, as seguradoras não limitam o acesso a cuidados médicos à rede de prestadores, permitindo que, no caso de recorreres a prestadores fora da rede, pagues a totalidade do preço e tenhas posteriormente o reembolso. Contudo, esta comparticipação costuma ser menor do que nos serviços com acordo com a seguradora, pelo que é sempre mais vantajoso recorreres a estes.

Evita surpresas:

Deves também informar-te bem sobre o que não está coberto pelo seguro – as exclusões –, bem como o tempo que tens de esperar até poderes utilizar o teu seguro – os períodos de carência.

2. Tenta personalizar o teu seguro de saúde

No caso de teres necessidades médicas que não estão abrangidas pelo seguro de saúde da empresa, nem tudo está perdido. Antes de procurares contratar um seguro de saúde à parte, a título pessoal, para colmatar essa falha, fala com os recursos humanos da tua empresa ou com a seguradora para discutir a possibilidade de tornar o seguro mais à tua medida, substituindo coberturas de que não precisas por outras que façam mais sentido ou assumindo pessoalmente os custos da diferença por acrescentá-las.

Aprofunda:

3. Mais vale prevenir do que remediar

Caso o seguro de saúde que a tua empresa oferece inclua a cobertura de medicina preventiva, tens a possibilidade de realizar check-ups periódicos que, mediante análises e exames médicos, são um grande trunfo para prevenir, detetar a tempo e impedir sustos e imprevistos. A prevenção passa igualmente por um estilo de vida saudável e vários seguros também contemplam despesas de bem-estar, como terapias não convencionais, nutrição ou ginásios. Aproveita estes benefícios para garantir que a tua saúde está sempre no seu melhor, evitando possíveis problemas de maior gravidade no futuro.

4. Cuida da tua saúde mental

Problemas como ansiedade, burnout, depressão, entre outros, afetam cada vez mais pessoas e também o seu desempenho no trabalho, sendo que, muitas vezes, é a própria vertente laboral que alimenta essas condições. É inegável que a saúde mental tem cada vez mais relevância no mundo em que vivemos.

Como tal, várias seguradoras já dão resposta a isto e englobam a saúde mental nas suas coberturas, algo que não era tão comum encontrar há apenas uns anos. Um seguro de saúde empresarial geralmente permite planos exclusivos e personalizados, pelo que se torna mais fácil ter comparticipadas sessões de psicoterapia, consultas de psiquiatria e internamentos psiquiátricos. Ainda que estes co-pagamentos ou reembolsos por norma sejam limitados, não deixa de ser uma boa ajuda para cuidar de algo tão fundamental como o bem-estar mental para uma vida feliz e equilibrada.

Sabe ainda:

5. Documenta tudo

Mantém um registo atualizado de todas as consultas, procedimentos e despesas médicas, de forma a não só teres um histórico de saúde como a facilitar, com transparência, os processos de reembolso. Isto aplica-se particularmente à modalidade de reembolso: ao aceder a um prestador de serviços não convencionado, pagas a totalidade da despesa e, posteriormente, envias a fatura para a seguradora para que te reembolse uma parte da mesma. Em todo o caso, é sempre recomendável ter, como norma, o cuidado de reunir toda a documentação.

Se a empresa onde trabalhas não te oferece um seguro de saúde, ou se pretendes ver que mais há no mercado, o primeiro passo é sempre comparar todas as ofertas. No ComparaJá, consegues verificar os seguros que existem e compará-los sem compromisso e sem custos.


Manuela Coelho
Manuela Coelho
Content Writer @ Coverflex