Como funcionam os seguros de saúde com parto incluído?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Apesar de existirem seguros de saúde com parto incluído, esta cobertura normalmente tem um período de carência mais alargado. Sabe como funciona.

Está a pensar engravidar e ainda não tem um seguro de saúde? O melhor será apressar-se. Apesar de existirem seguros de saúde com parto incluído, esta cobertura normalmente tem um período de carência mais alargado. Assim sendo, se contratar o seguro tarde demais pode não conseguir usufruir dos benefícios a tempo. Neste artigo explicamos-lhe como funcionam estes seguros e que aspetos deve ter em consideração antes de os subscrever.

Porque é que é importante ter um seguro de saúde que inclua parto?

Um seguro de saúde que inclua as despesas com o parto é uma mais-valia para quem pensa engravidar. Esta cobertura tem como objetivo responder às necessidades específicas de um parto, bem como ajudar nas rotinas do pré e pós-parto.

O limite máximo de indemnização para o parto faz parte do sublimite do valor definido para a cobertura de hospitalização. Este, por si só, já cobre despesas associadas a um internamento em hospital ou clínica por um período superior a 24 horas.

Como funcionam os seguros de saúde com parto incluído?

A cobertura de parto costuma estar inserida na de hospitalização. Os seguros de saúde com parto incluído podem oferecer benefícios diferentes consoante a seguradora com a qual contratar. No entanto, de uma forma genérica, estes seguros costumam incluir:

  • Honorários médicos, que representam as despesas com a assistência prestada à mulher grávida, incluindo os médicos (obstetra e pediatra), anestesista, ajudantes e instrumentistas, quando necessário;

  • Algumas seguradoras podem ainda disponibilizar serviços de bem-estar físico, incluindo a preparação para o parto.

A utilização de seguros de saúde com parto incluído pressupõe que o titular pague um valor convencionado, para além da comparticipação paga pela seguradora nas despesas de hospitalização do parto, tal como acontece no pagamento de outras consultas e exames que não estão relacionados com a gravidez.

O titular do seguro fica também encarregue de pagar as despesas de hospitalização que ultrapassem o valor máximo da cobertura do parto previsto na apólice.

Aproveita para ler:

Existe período de carência?

A cobertura de parto nos seguros de saúde costuma ter um período de carência de, por norma, 360 dias, sendo superior ao das outras coberturas.

Por isso, é aconselhável que subscreva esta cobertura ou o seguro completo com, pelo menos, um ano de antecedência, para garantir que no tão esperado dia pode contar com este apoio.

É possível adicionar a cobertura de parto ao seguro de saúde atualmente em vigor?

Sim, caso esteja a pensar engravidar e pretenda adicionar esta cobertura ao seu atual seguro de saúde, pode fazê-lo. Para tal, basta contactar diretamente a sua seguradora e solicitar a inclusão desse benefício no seu plano.

Não te esqueças do período de carência:

Adiciona a cobertura de parto ao teu seguro de saúde com, pelo menos, 360 dias de antecedência.

Se o seu seguro atual já não satisfaz as suas necessidades e está a pensar engravidar, talvez esta possa ser uma oportunidade para mudar de seguradora e subscrever uma solução com condições mais vantajosas.

Sabe mais:

Que tipos de parto estão incluídos?

Por norma, os seguros de saúde com parto incluído asseguram os partos em ambiente hospitalar, desde que estes requeiram os meios e serviços específicos do hospital.

Os tipos de parto incluídos no seguro de saúde são:

  • Parto normal;

  • Cesariana;

  • Interrupção voluntária da gravidez.

Nota importante:

Se a pessoa segurada for internada por algum motivo relacionado com a gravidez, mas que não seja para a realização de parto (normal ou cesariana) ou interrupção voluntária da gravidez, essa despesa é descontada do capital disponível para a cobertura de hospitalização.

Estes seguros também oferecem coberturas durante a gravidez?

Os exames e consultas relacionados com a gravidez podem não estar assegurados pela cobertura de parto. Por norma, estes atos médicos são garantidos pela cobertura de ambulatório. Outras necessidades de internamento durante a gravidez, desde que não estejam relacionadas com a mesma, já ficam ao abrigo da cobertura de hospitalização.

O que ter em atenção ao contratar um seguro de saúde com cobertura de parto?

Antes de contratar um seguro de saúde com parto incluído, é importante que esclareça algumas questões importantes e certificar-se de que o seguro engloba algumas coberturas específicas.

Deixamos-lhe uma check-list de perguntas que deve fazer às seguradoras quando estiver a analisar a oferta de mercado no que diz respeito a seguros de saúde com parto incluído:

  1. O seguro de saúde inclui gravidez de risco ou complicações no parto?

  2. A pessoa segurada pode escolher o hospital da sua preferência?

  3. Pode ter acesso a criopreservação de células estaminais?

  4. As ecografias aconselhadas são comparticipadas?

  5. Estão incluídas despesas médicas neonatais?

Não percas:

Em suma, ter um seguro de saúde é uma mais-valia, não só para o parto, mas para qualquer problema de saúde que possa surgir. Estes seguros permitem-lhe o acesso a uma série de hospitais e médicos especialistas na saúde privada para garantir os cuidados de saúde necessários de forma mais rápida e a um preço mais competitivo.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer