5 Soluções de aquecimento mais económicas

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Ainda usas aquecedores a óleo? Com soluções de aquecimento mais económicas, podes poupar centenas de euros por ano e ajudar o ambiente. Sabe como.

Os aquecedores mais baratos são os mais procurados pelos consumidores, mas acabam por aumentar em muito a fatura da luz – o que, feitas as contas, acabam por se tornar mais caros do que aparentam. A escolha das soluções de aquecimento mais económicas passa pelo tipo de habitação e pelas necessidades específicas de climatização. Tira neste artigo todas as tuas dúvidas.

As soluções de aquecimento mais utilizadas

Quando as mantas e os cobertores já não chegam, é preciso recorrer a soluções de aquecimento económicas, eficazes, saudáveis e sustentáveis. Mas nem todas cumprem estes requisitos. Passamos a descrever as soluções de aquecimento mais económicas.

1. Termoventilador

Os termoventiladores podem parecer ser a solução de aquecimento mais económica, mas só na sua aquisição. Demoram tempo a aquecer a divisão, e apresentam pouca eficácia para manter a temperatura. As divisões arrefecem de imediato, assim que são desligados.

Contudo, são leves, portáteis, silenciosos e basta ligar à corrente para ser utilizados. São mais indicados para um aquecimento pontual numa área pequena.

2. Convetor

Os convetores são mais caros e mais volumosos que os termoventiladores, mas igualmente portáteis e leves. Permitem que o calor se espalhe de forma mais rápida e uniforme pela divisão, proporcionando uma temperatura homogénea. Mantêm o calor mesmo depois de desligados, sobretudo se a tua casa tiver um bom isolamento térmico.

O convetor pode ser indicado para aquecer rapidamente a divisão maior da casa, como a sala de estar. Quanto ao consumo energético e à pegada ecológica, poderiam ter um melhor desempenho, não sendo, por isso, a solução de aquecimento mais eficiente e ecológica.

Descobre:

3. Emissor térmico

Os emissores térmicos são uma solução de aquecimento que é fixada à parede. Funcionam segundo o princípio da inércia térmica, o que lhes permite distribuir o calor de forma gradual até se alcançar a temperatura pretendida. Depois de desligado, o calor é conservado durante mais tempo que as outras soluções de aquecimento convencionais.

O emissor térmico é indicado para climatizar divisões nas quais se permanece muitas horas seguidas. Tem também a vantagem de poder ser usado como elemento decorativo: existem modelos com diferentes materiais que podem ser combinados com o estilo da divisão, e podem inclusivamente ser pintados da mesma cor das paredes para passarem despercebidos. Contudo, o consumo energético e a emissão de poluentes deixam bastante a desejar.

4. Ar condicionado

Os modelos mais recentes de ar condicionado são uma solução de aquecimento económica e amiga do ambiente. Ainda que implique custos mais elevados na aquisição do aparelho, na instalação e na manutenção, o investimento acaba por compensar – para além de poder climatizar a casa também no verão.

É possível encontrar aparelhos de ar condicionado portátil, monosplit (só permite a instalação numa única divisão da casa) ou multisplit (permite a instalação em diferentes divisões da casa). A temperatura desejada é rapidamente atingida e facilmente estabilizada, e alguns modelos incluem funções de tratamento de ar, como purificação e desumidificação. Requer, contudo, uma utilização consciente e responsável para que a poupança energética se traduza numa vantagem real.

Sabe mais:

5. Salamandra a pellets

As salamandras a pellets são uma tendência em decoração de interiores, e o design dos modelos disponíveis no mercado é cada vez mais apelativo. Deixam, portanto, de ser meras soluções de aquecimento e passam a integrar a decoração da casa. São uma opção bastante ecológica e limpa, uma vez que utilizam pellets como combustível, obtidos através da reciclagem.

O custo inicial pode ser mais elevado, mas a médio prazo acaba por compensar. Existem modelos com diferentes níveis de potência, que devem ser ajustados ao espaço a climatizar. Os pellets apresentam uma eficiência elevada, na medida em que apresentam um poder calorífico 6 vezes superior à lenha. As salamandras aquecem mais e em menos tempo e, pelo facto de aquecerem não só o ar mas também as superfícies, a temperatura mantém-se mesmo depois de desligadas.

Veredito final: quais as soluções de aquecimento mais económicas?

Quanto ao consumo energético e à pegada ecológica, as soluções de aquecimento vencedoras são o ar condicionado e as salamandras a pellets.

Contudo, se estas soluções de aquecimento não forem para já viáveis, seja do ponto de vista financeiro ou de instalação, ou mesmo se as tuas necessidades de aquecimento forem muito pontuais e restritas a divisões pequenas, prefere os termoventiladores e os convetores. São mais rápidos a aquecer e garantem uma temperatura relativamente estável, sendo mais económicos que os radiadores a óleo ou emissores térmicos.

Assim, se estás a preparar a tua casa para o frio, toma nota destas orientações para encontrar uma solução de aquecimento saudável e sustentável que mantenha o ambiente acolhedor.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer