Começando pelos benefícios do empréstimo bancário para comprar carros usados, cabe assinalar, desde logo, que os bancos financiam a 100% (ou seja, a totalidade do valor da viatura). Além disso, se o consumidor desejar entretanto vender o carro, pode fazê-lo sem grandes contrariedades, uma vez que não existe reserva de propriedade por parte do banco – o automóvel é do devedor desde o primeiro dia.
O financiamento automóvel é dos mais fáceis de adquirir, desde que o consumidor possua um bom historial de cumprimento de outros empréstimos e uma taxa de esforço aceitável. Importa ainda referir, no âmbito das vantagens, que existe uma grande diversidade de prazos de pagamento para comprar carros a prestações, podendo o cliente escolher o período de reembolso que menos prejudica o seu orçamento pessoal.
Já no que diz respeito às desvantagens, e uma vez que não existe um ativo para dar como garantia ao banco (contrariamente ao que acontece no crédito automóvel com reserva de propriedade, no qual o banco fica com o carro em caso de incumprimento), é natural que as taxas de juro sejam um pouco mais elevadas.