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Goldenergy: consiga as melhores tarifas de eletricidade e gás

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Energia

A Goldenergy é uma empresa portuguesa fornecedora de luz e gás natural, licenciada pela DGEG - Direção Geral de Energia e Geologia, que pertence ao grupo suíço AXPO. Atualmente abastece mais de duzentas mil habitações em Portugal Continental e é o terceiro maior comercializador de gás ao nível nacional.

O fator diferenciador desta empresa face às restantes no mercado reside no facto de a energia que fornece ser totalmente produzida a partir de fontes renováveis, o que atesta as suas preocupações de sustentabilidade ambiental. Portanto, a Goldenergy aprovisiona gás e eletricidade completamente limpos.
Goldenergy | Tarifa simples de Eletricidade
Potência Contratada (kVA) Termo Potência (€/dia) Energia (€/kWh)
Preço base 5% 8,5% 12%
Sem débito direto nem fatura eletrónica Com débito direto ou fatura eletrónica Com débito direto ou fatura eletrónica
1,15 0,0953 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
2,3 0,1543 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
3,45 0,1552 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
4,6 0,2851 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
5,75 0,3079 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
6,9 0,3087 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
10,35 0,5664 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
13,8 0,6127 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
17,25 0,9496 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
20,7 1,1853 0,1476 0,1402 0,1351 0,1299
  • Fonte: website da Goldenergy (14 de abril de 2020).
Goldenergy | Tarifa bi-horária de Eletricidade
Potência Contratada (kVA) Termo Potência (€/dia) Energia (€/kWh)
Preço base 5%
Sem débito direto nem fatura eletrónica
8,5%
Com débito direto ou fatura eletrónica
12%
Com débito direto ou fatura eletrónica
Fora do vazio Vazio Fora do vazio Vazio Fora do vazio Vazio Fora do vazio Vazio
3,45 0,1552 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
4,6 0,2651 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
5,75 0,3059 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
6,9 0,3087 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
10,35 0,5464 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
13,8 0,6127 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
17,25 0,9296 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
20,7 1,1553 0,1874 0,0908 0,1780 0,0863 0,1715 0,0831 0,1649 0,0799
  • Fonte: website da Goldenergy (14 de abril de 2020).
Goldenergy | Tarifa de Gás Natural
Escalão Preço base 5% 8,5% 12%
Sem débito direto nem fatura eletrónica Com débito direto ou fatura eletrónica Com débito direto ou fatura eletrónica
Consumo de gás natural
(€/kWh)
1 0,0746 0,0709 0,0683 0,0656
2 0,0676 0,0642 0,0619 0,0595
3 0,0601 0,0571 0,0550 0,0529
4 0,0582 0,0553 0,0533 0,0512
Termo fixo (€/dia) 1 0,0524 0 0 0
2 0,0581 0 0 0
3 0,0614 0 0 0
4 0,0502 0 0 0
Acessos fixos (€/dia) 1 0,0147 0,0147 0,0147 0,0147
2 0,0355 0,0355 0,0355 0,0355
3 0,0695 0,0695 0,0695 0,0695
4 0,0938 0,0938 0,0938 0,0938
  • Fonte: website da Goldenergy (14 de abril de 2020).
A Tarifa Social consiste num desconto extra, aplicado nas faturas da eletricidade e/ou do gás natural, destinado aos consumidores com dificuldades financeiras.

Como aderir à Tarifa Social Goldenergy na eletricidade?

Em termos de critérios de elegibilidade para esta tarifa, para além de a pessoa que adere ter de ser o titular do contrato e de a potência contratada ter de ser igual ou inferior a 6,9 kVA, é necessário ainda que seja beneficiário de uma das seguintes prestações sociais:
  • Abono de família;
  • Pensão de velhice;
  • Pensão de invalidez;
  • Subsídio de desemprego;
  • Complemento Solidário para Idosos;
  • Rendimento Social de Inserção.

Como aderir à Tarifa Social Goldenergy no gás natural?

À semelhança do que sucede com a eletricidade, para se ter direito a este desconto no gás natural também é preciso que o titular do contrato seja a pessoa que o solicita, bem como o escalão de consumo tem de ser o 1 ou o 2 e, ademais, deve ser beneficiário de uma das seguintes prestações sociais:
  • Pensão de invalidez;
  • Rendimento Social de Inserção;
  • Complemento Solidário para Idosos;
  • Subsídio de desemprego;
  • Primeiro escalão do abono de família.
O processo de adesão à Tarifa Social possui três etapas:
  1. Trimestralmente é lançada, por parte da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, informação atualizada acerca dos clientes que são elegíveis para este desconto;
  2. A Tarifa Social é atribuída automaticamente (assim é desde julho de 2016), o que dispensa o cliente do envio de qualquer documentação que seja necessária para confirmar a sua elegibilidade. Uma vez cumpridos os critérios, o desconto será atribuído;
  3. Por último, segue-se a fase da validação: todos os clientes elegíveis são informados - por carta ou mesmo através da primeira fatura que recebem (na qual já será aplicado o desconto) - de que são beneficiários da Tarifa Social.
Ainda que os critérios de elegibilidade sejam automáticos, o cliente que considere ter direito a este desconto na eletricidade ou no gás da Goldenergy deve, no entanto, realizar um pedido formal da Tarifa Social através do preenchimento de um formulário (disponível no website desta empresa), o qual deverá depois submeter através de uma destas três formas:
  • Por email: para o endereço tarifasocial@goldenergy.pt;
  • Por carta: Quinta do Almor, Fraga de Almotelia, Loja 4, R/C B - 5000-061 Vila Real;
  • Por entrega física num balcão de atendimento da Goldenergy.
No caso da Tarifa Social Goldenergy, os descontos a aplicar são os indicados nas tabelas abaixo.
Tarifas Goldenergy na Eletricidade | Desconto € por kWh
Tarifa simples 0,0323
Tarifa bi-horária Hora fora do vazio 0,0328
Hora vazio 0,0328
Tarifa tri-horária Hora ponta 0,0328
Hora cheia 0,0328
Hora vazio 0,0328
  • Dados retirados do website da Goldenergy a 14 de abril de 2020.
  • Preços em vigor desde 1 de janeiro de 2019 (valores sem IVA).
Tarifas Goldenergy no gás natural | Desconto € por kWh
Escalão Termo fixo (€/dia) Consumo de energia (€/kWh)
1 0,0147 0,019376
2 0,0355 0,015154
  • Dados retirados do website da Goldenergy a 14 de abril de 2020.
  • Preços em vigor desde 1 de janeiro de 2019 (valores sem IVA).
Para dar as leituras Goldenergy existem três opções: online (através do website da Goldenergy); pela Área de Cliente deste fornecedor; por telefone (através da seguinte linha gratuita, disponível 24 horas por dia: 800 100 072).

É ainda possível comunicar as leituras através da app Goldenergy, disponível tanto para iOS como para Android.

O consumidor pode optar por não dar as leituras de eletricidade e/ou gás natural. No entanto, se assim proceder, a Goldenergy tem de recorrer a uma estimativa do consumo para faturar, o que pode prejudicar o cliente (que poderá, desta forma, estar a pagar mais do que o necessário).
Esta empresa possui uma rede de agentes espalhados pelo território nacional, nomeadamente nas seguintes localidades: Alijó; Almada; Amarante; Arcos de Valdevez; Aveiro; Braga; Bragança; Cabeceiras de Basto; Carrazeda de Ansiães; Coimbra; Valpaços; Ermesinde; Gondomar; Cabeceiras de Basto; Montalegre; Ribeira de Pena; Lisboa; Porto; Leiria; Macedo de Cavaleiros; Matosinhos; Mirandela; Murça; Peso da Régua; Póvoa de Lanhoso; Santa Maria da Feira; Santarém; Seixal; Setúbal; Sintra; Valongo; Viana do Castelo; Vila do Conde; Vila Flor; Vila Franca de Xira; Vila Nova de Gaia; Vila Pouca de Aguiar; Vila Real; Viseu.
A linha de apoio da Goldenergy encontra-se disponível em dias úteis, das 9h às 20h, através do número 800 205 005 (custo de chamada local).