Fnac
Fnac

Compara o cartão de crédito Fnac com todas as outras soluções do mercado

Porquê escolher o ComparaJá?
27 Milhões €
Poupança total
281.000+
Famílias ajudadas
233,94€
Poupança média mensal

Sobre a Fnac

Fundada no ano de 1954, em França, por André Essel e Max Théret, a FNAC é o principal distribuidor europeu de cultura e lazer, comercializando produtos em áreas diversas como literatura, música e tecnologia. FNAC (do francês Fédération Nationale d’Achats des Cadres) é uma cadeia de lojas que opera no retalho, oferecendo produtos culturais e eletrónicos.

É a maior empresa de retalho na sua categoria em vários países, com mais de 15 milhões de clientes. A sede do Grupo localiza-se na cidade de Clichy, em Hauts-de-Seine.

Em 1966, a loja da FNAC deixou de ser exclusiva para membros e foi aberta ao público, começando a sua expansão. A década de 1970 viu expansões ainda maiores para a FNAC, à medida que a empresa começou a abrir lojas em províncias francesas fora de Paris e na própria cidade.

Os fundadores da empresa venderam 40% da empresa para a companhia de seguros Union des Assurances como forma de levantar fundos para financiar esta expansão. Já a companhia de seguros, por sua vez, vendeu 16% das ações para o banco de investimentos Banque de Paris et des Pays Bas (posteriormente conhecido como Banque Paribas), em 1972: durante este período, as vendas da companhia passaram a valer cerca de 70 milhões de francos, gerando lucros líquidos de 2,2 milhões - o que equivalia a 4% das vendas de discos, 8% das vendas de equipamentos de som e 10% das vendas de equipamentos fotográficos no mercado francês.

Em 1974, a empresa começou a vender livros a 80% do preço sugerido no retalho, o que desencadeou protestos das editoras, escritores e de livreiros independentes, que se sentiram prejudicados; o governo interferiu em 1982 com a chamada lei 'anti-FNAC', que limitou os descontos em livros a um máximo de 5%. Em 1977, as últimas ações dos fundadores da empresa foram vendidas para a Société Génerale des Cooperatives de Consommation (SGCC, o braço financeiro do grupo Coop).

A FNAC entra em Portugal em 1998, primeiro no Colombo em Lisboa e pouco depois no NorteShopping em Matosinhos. A marca FNAC, criada em França em 1954, conhecida apenas por uma minoria, rapidamente conquistou o mercado português. A resposta dos consumidores nacionais ao conceito FNAC foi de tal forma imprevisível que a operação da FNAC em Portugal tem vindo a revelar-se um fenómeno e um caso ímpar de sucesso.

A FNAC dispõe de uma oferta inigualável de produtos culturais e tecnológicos. Entre os artigos disponíveis nas suas 29 lojas e a oferta online, a FNAC disponibiliza mais de 400 mil referências de produtos. Além da diversidade de produtos disponíveis nas lojas, a FNAC oferece ainda inúmeros serviços, tais como a possibilidade de encomendar livros não referenciados, discos importados e entrega gratuita ao domicílio (válida para Aderentes FNAC).

O cartão de crédito com descontos FNAC foi lançado em parceria com a Cetelem. Atualmente, a FNAC conta com 29 lojas em Portugal, estando presente em cidades como Braga, Coimbra, Leiria, Funchal entre outras. Em todo o Mundo, a rede de lojas FNAC estende-se a oito países: França, Espanha, Portugal, Brasil, Bélgica, Suíça, Marrocos e Qatar.

Fnac

Perguntas Frequentes

Cartão Fnac: porque devo escolher este produto?
Compensa simular através do ComparaJá?
André Pedro
Conteúdo Revisto por André Pedro
Managing Director do ComparaJá.pt
Especialista em Crédito Habitação e Crédito Pessoal certificado pelo instituto de Formação Bancária e intermediário de crédito credenciado pelo Banco de Portugal.