Há vários motivos que, por vezes, fazem com que seja necessário cancelar o cartão de crédito. Faz planos para cancelar o seu? Neste artigo explicamos-lhe, em detalhe, aquilo que precisa de saber para fazê-lo sem complicações.
A decisão de cancelar o cartão de crédito pode advir de motivos unicamente pessoais, mas há situações em que se torna imperativo.
1) Em caso de roubo do cartão
Uma das situações é em caso de roubo. A Mariana, por exemplo, fez Erasmus em Roma e decidiu fazer-se acompanhar do seu cartão de crédito. Numa noite de convívio com os novos amigos, distraiu-se por momentos e, quando se deu conta, a sua carteira tinha desaparecido, juntamente com o seu cartão.
2) Em caso de perda
Já o Henrique, distraído como é, não fazia ideia de onde pudesse estar o seu cartão. Procurou, procurou, e não o encontrou. O cartão podia estar perdido nalguma mochila, em casa de um amigo ou podia mesmo ter caído do bolso, no meio da rua. Cansado de procurar, decidiu cancelá-lo.
3) Se achar que foi (ou pode ter sido) vítima de fraude
Nestas situações há que precaver-se, uma vez que o seu cartão poderá estar nas mãos erradas a ser utilizado para os mais diversos propósitos. É necessário ter-se atenção, porque ainda que o tenha nas suas mãos, pode ter sido “roubado”, pois basta aos ladrões acederem à informação que dele consta para o utilizarem.
4) Se não é o cartão certo para si
Se pondera cancelar o cartão porque está só a ocupar espaço na carteira, é porque provavelmente não tem o produto certo.
Se, por exemplo, acumula milhas, mas não gosta de viajar; as lojas parceiras da instituição financeira estão longe de ser da sua preferência; e, ainda para mais, tem interesse em beneficiar de cashback mas o seu cartão não oferece essa modalidade… talvez esteja na altura de cancelá-lo e mudar para um mais adequado.
O melhor a fazer é cancelar o cartão que tem
Cancelar o cartão é simples: basta que informe o banco sobre a sua decisão. Na generalidade dos casos, poderá fazê-lo por telefone, embora tal possa variar de banco para banco. Deverá contactar o número que se encontra no verso do cartão. Caso não o tenha, consulte a página do seu banco. Se se tratar de um caso urgente, como perda ou roubo, pode e deve solicitar o bloqueio imediato do cartão.
Encontre em dois minutos o cartão que lhe traz mais vantagens
Não há dúvidas de que, se utilizado de forma atenta, um cartão de crédito pode trazer grandes vantagens: apesar de poder ser pago logo após ser usado, serve, ao mesmo tempo, como um empréstimo de que dispõe mensalmente na sua carteira.
Dependendo do cartão, pode ainda beneficiar de seguro contra fraude, seguro de viagem e até de saúde. Para além dos seguros, acumule milhas aéreas por cada compra que faz, bem como cashback, pontos e descontos a utilizar em parceiros.
Existe em Portugal uma oferta variada, da qual poderá escolher aquele que reúne as condições que procura e que mais sentido fazem para si.