Como depositar dinheiro no multibanco?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Precisas de fazer um depósito e não tens tempo de ir ao banco? Não te preocupes, podes fazê-lo num ATM: ensinamos-te a depositar dinheiro no Multibanco.

Imagina que chegaste ao fim de semana e apercebes-te de que te esqueceste ou não tiveste tempo para ir ao balcão do banco fazer um depósito em dinheiro. Porém, existe uma solução. Descobre, neste artigo, como depositar dinheiro no Multibanco.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas que possuem uma conta aberta no banco recorrem regularmente a caixas multibanco (também designadas por ATM). Entre as diversas operações que se podem realizar num ATM, contam-se: consultas de saldo e movimentos da conta; autorizações de débito direto; realização de transferências bancárias; depósitos de notas e cheques; levantamentos de dinheiro.

Lê mais:

Prós e contras de depositar dinheiro no Multibanco

Depositar dinheiro no Multibanco, para além de ser um processo simples, é gratuito se for efetuado com o cartão de débito. Se, pelo contrário, quiseres fazer este procedimento com o cartão de crédito, terás de pagar os custos inerentes.

No entanto, tem um facto em atenção: só é possível depositar dinheiro no multibanco se o banco de apoio da caixa Multibanco for o mesmo do emissor do teu cartão. Isto significa que só conseguirás efetuar esta operação se o ATM em questão for do teu banco.

Nota que, se efetuares um depósito em numerário numa caixa multibanco, num dia útil, o montante depositado ficará disponível no próprio dia (portanto, trata-se de um crédito imediato na tua conta). Porém, se for ao fim de semana (seja sábado ou domingo), o dinheiro só entrará na tua conta à ordem na segunda-feira.

Para além de numerário, esta solução das caixas multibanco também permite depositar cheques.

Vê mais:

Como depositar dinheiro no Multibanco? Passo a Passo

Este processo é bastante fácil, bastando seguir estas sete indicações:

  1. Digita o PIN do teu cartão;

  2. Seleciona a opção “Entregas e Depósitos”;

  3. Escolhe uma de duas possíveis opções: “Depósito de Notas na Própria Conta” ou “Depósito de Notas noutra Conta”;

  4. Depois de selecionares a opção que pretendes, aparecerá uma informação no ecrã com a seguinte frase: “A concretização dos depósitos realizados após as 15:00 de cada dia útil será efetuada até ao final do dia útil seguinte”. Ao deparares-te com esta frase, se desejares prosseguir terás de carregar em “Continuar”;

  5. Introduz as notas que desejas depositar na ranhura da caixa multibanco que possui a indicação “Introduzir Notas e Cheques” e que ficará iluminada a verde neste momento (para que o consumidor a identifique facilmente);

  6. A partir do momento em que inserires o dinheiro, a caixa multibanco contará automaticamente as notas e o valor que as mesmas possuem;

  7. Carrega em “Continuar” e obterás um talão comprovativo.

Descobre ainda:

Depositar dinheiro no Multibanco, para além de simples, pode ser muito cómodo, especialmente quando não se tem disponibilidade para se ir diretamente ao balcão do banco.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal