Como depositar dinheiro no multibanco?

|Posted by | Produtos Bancários, Todos os Artigos
Tags: , , ,

Depositar dinheiro no Multibanco

Imagine, por exemplo, que chegou ao fim de semana e apercebe-se de que se esqueceu ou não teve tempo para ir ao balcão do banco fazer um depósito em dinheiro. Porém, existe uma solução. Descubra, neste artigo, como depositar dinheiro no Multibanco.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas que possuem uma conta aberta no banco recorrem a caixas multibanco regularmente (também designadas por ATM). Entre as diversas operações que se podem realizar num ATM, contam-se: consultas de saldo e movimentos da conta; autorizações de débito direto; realização de transferências bancárias; depósitos de notas e cheques; levantamentos de dinheiro.

Prós e contras de depositar dinheiro no Multibanco

Depositar dinheiro no Multibanco, para além de ser um processo simples, é gratuito se for efetuado com o cartão de débito. Se, pelo contrário, desejar fazer este procedimento com o cartão de crédito, terá de pagar os custos inerentes.

No entanto, tenha um facto em atenção: só é possível depositar dinheiro no multibanco se o banco de apoio da caixa Multibanco for o mesmo do emissor do seu cartão. Isto significa que só conseguirá efetuar esta operação se o ATM em questão for do seu banco.

Note que se efetuar um depósito em numerário numa caixa multibanco, num dia útil, o montante depositado ficará disponível no próprio dia (portanto, trata-se de um crédito imediato na sua conta). Porém, se for ao fim de semana (seja sábado ou domingo), o dinheiro só entrará na sua conta à ordem na segunda-feira.

Para além de numerário, esta solução das caixas multibanco também permite depositar cheques.

Como depositar dinheiro no Multibanco? Passo a Passo

Após introduzir o seu cartão no ATM (seja este de débito ou de crédito) e digitar o respetivo PIN, selecione a opção “Entregas e Depósitos”. De seguida, aparecer-lhe-ão duas opções dentro das quais terá de selecionar uma: “Depósito de Notas na Própria Conta” ou Depósitos de Notas noutra Conta”.

Depois de selecionar a opção que pretende, aparecerá uma informação no ecrã com a seguinte frase: “A concretização dos depósitos realizados após as 15h00 de cada dia útil será efetuada até ao final do dia útil seguinte”. Ao deparar-se com esta frase, se desejar prosseguir terá de carregar em “Continuar”.

É nesta fase do processo que terá então de introduzir as notas que deseja depositar na ranhura da caixa multibanco que possui a indicação “Introduzir Notas e Cheques” e que ficará iluminada a verde neste momento (para que o consumidor identifique facilmente).

A partir do momento em que inserir o dinheiro, a caixa multibanco contará automaticamente as notas e o valor que as mesmas possuem. Depois basta carregar em “Continuar” e obterá um talão comprovativo.

Depositar dinheiro no Multibanco, para além de simples, pode ser muito cómodo, especialmente quando não se tem disponibilidade para se ir diretamente ao balcão do banco.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.