3 Situações em que vale a pena utilizar crédito nas férias

|Posted by | Cartão de Crédito, Crédito Pessoal, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

crédito-nas-férias

Os planos para as férias passam por muitas escolhas: para que destino ir, em que hotel ficar, que meio de transporte usar ou mesmo que tipo de roupa levar. Contudo, para fazer tudo isso é preciso de antemão ter uma coisa preparada: como financiar esses gastos? Como ter crédito nas férias?

Há, no fundo, duas grandes formas: ou ir colocando algum dinheiro de lado durante o ano ou pedir dinheiro emprestado para gozar este período de descanso. Esta segunda forma é mal vista e, por vezes, encarada como uma forma de “viver acima das possibilidades”. Contudo, nem sempre é assim. É perfeitamente possível incorrer em crédito nas férias sem se sobreenvididar. 

Aproveite crédito nas férias sem juros

Há crédito nas férias que não cobram juros e algumas agências de viagens praticam essa modalidade. Para valores entre os 2 mil euros e os 3 mil euros há opções no mercado, apesar destas serem mais escassas do que eram há uns anos atrás. O melhor mesmo é comparar as várias ofertas: vá à Agência Abreu, à Best Travel ou à Haicon e afira se oferecem esta alternativa.

Créditos mais altos só com bons rendimentos

Não planeou a sua viagem, só decidiu tudo à última da hora, mas queria mesmo fazer aquela viagem ao México. Só a viagem de ida e volta Lisboa-Cancún (México) pode ficar, ao comprar com 10 dias de antecedência, por quase de 5 mil euros para uma família de quatro. Nestes casos pode compensar um crédito com valores um pouco mais altos.

Contudo, já que não planeou bem as férias tem que planear bem os pagamentos. Em primeiro lugar tem que analisar a sua situação. A sua taxa de esforço é adequada para juntar mais um empréstimo? Está à espera de vir a sofrer cortes no ordenado? Pedir um crédito deve ser uma decisão pensada e ponderada. E não pagar pode ser muito prejudicial. Tenha em conta que o crédito pessoal pode ser usado nas férias. Mas só fará uma boa opção se também fizer uma boa comparação.

Alternativa ao crédito? O cartão!  

O cartão de crédito pode até ser a opção mais prática quando vai de férias. Basta puxar do cartão, pagar e está feito. Deve, claro, ter alguns cuidados. Normalmente este produto possui taxas de juro altas, pelo que tem que ter especial atenção aos gastos. Mas, por outro lado, até existe a possibilidade de não lhe serem cobrados juros se fizer o pagamento dentro de uma determinada data. Ainda para mais os cartões podem dar-lhe acesso a descontos em entidades parceiras.

E isto não é tudo: há cartões de crédito que lhe oferecem milhas aéreas cada vez que faz uma compra com ele. Se acumular as milhas suficientes pode até conseguir viagens gratuitas. E não só: cartões de crédito de milhas aéreas podem dar-lhe também, por exemplo, acesso aos lounges do aeroporto.

Por fim, com o cartão de crédito pode aceder a vários seguros associados. Nomeadamente consegue aceder, dependendo do produto, a seguros de assistência em viagem. Ao acionar este seguro, caso algo aconteça, pode conseguir poupar algum dinheiro. Tudo depende das características do cartão e do que cada um oferece. Não deixe é de analisar o mercado.

Henrique Figueiredo

Sobre Henrique Figueiredo

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Henrique iniciou a sua carreira em jornalismo, tendo depois estado envolvido em diferentes projetos nas áreas de Comunicação e e-Commerce. Acredita que na poupança está o ganho e, nesse sentido, quer apoiar os portugueses na rentabilização das suas decisões financeiras.

Comentários