Quais os eletrodomésticos que gastam mais energia?

|Posted by | Em Destaque, Energia, Todos os Artigos
Tags: , , , ,

eletrodomésticos que gastam mais energia
Ter conhecimento de quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia em sua casa é importante para que possa adotar estratégias adequadas para poupar na fatura da luz. É muito provável que dê bastante uso aos aparelhos desta lista e que não os desligue totalmente, estando a ter um consumo mais elevado sem necessidade. Desvendamos, neste artigo, os oito aparelhos que consomem mais eletricidade.

Os eletrodomésticos são os maiores responsáveis pelo consumo energético das nossas casas, representando cerca de 55% dos gastos em eletricidade. A sua utilização faz tão naturalmente parte do nosso dia-a-dia que não pensamos nos custos que pode ter nem em formas de torná-la mais eficiente para poupar eletricidade.

Apesar de exigirem um investimento inicial maior, os eletrodomésticos de classe energética mais elevada, nomeadamente A+++, gastam menos energia, podendo ser uma aposta de poupança mais adequada. Mas antes de pôr as mãos ao alto e render-se à troca de todos os seus aparelhos, conheça os eletrodomésticos que mais consomem energia e ainda dicas para reduzir esse custo.

8 eletrodomésticos que gastam mais energia

#1 – Frigorífico

O frigorífico é o eletrodoméstico que mais consome energia em sua casa. Sabia que, só este aparelho, é responsável por cerca de 20% do consumo energético de uma habitação?

Uma vez que não é possível abolir este custo na totalidade, pois o frigorífico é um eletrodoméstico indispensável, existem práticas diárias que pode adotar para poupar nestes gastos, tais como: evitar abri-lo muitas vezes, colocar alimentos ainda quentes no seu interior e certificar-se de que o mantém sempre limpo.

Opte também por colocá-lo num sítio ventilado e longe de fontes de calor, verificando com regularidade o estado das borrachas para que se mantenha bem vedado.

#2 – Televisão

A televisão também faz parte dos eletrodomésticos que gastam mais energia, representando cerca de 12% do consumo energético de uma casa.

Mesmo quando a desliga com o comando, a televisão continua a gastar energia porque fica em stand-by. O truque para evitar este consumo extra é desligá-la da tomada, pelo menos durante a noite e quando vai de férias.

Note ainda que as televisões LED consomem menos 25% de energia do que as LCD e até menos 40% do que as plasma, por isso, se tiver disponibilidade para fazer este investimento, poderá poupar mais no futuro.

#3 – Máquina de lavar roupa

Este eletrodoméstico é responsável por cerca de 11% do consumo de energia, para além do elevado gasto de água que também representa.

Alguns truques para poupar eletricidade e água quando utiliza a máquina de lavar são:

  • Pô-la a funcionar só quando atingir a capacidade máxima de roupa;
  • Optar pelos programas de lavagem económicos;
  • Limpar o filtro frequentemente;
  • Utilizar temperaturas mais baixas sempre que possível.

#4 – Forno

Também o forno é um dos eletrodomésticos cuja utilização tem um grande peso na fatura da eletricidade, representando à volta de 8% do consumo energético da sua casa.

A melhor forma de poupar energia é evitar a utilização do forno e optar por outras formas de cozinhar, no entanto também existem maneiras de reduzir os gastos, tais como evitar abrir a porta do forno quando está ligado, pois, de cada vez que o faz, perde 25% de energia; mantê-lo limpo e sem gorduras de forma a otimizar o seu funcionamento e ainda desligá-lo cerca de 10 minutos antes do fim da confeção dos alimentos, aproveitando o calor residual.

#5 – Computador

Parece inofensivo, mas este aparelho consome cerca de 7% de energia em sua casa, acredita? Mas se puser em prática estas dicas, pode poupar mais energia quando o utiliza:

  • Desligue o computador em vez de o deixar em stand-by;
  • Reduza a luminosidade do ecrã;
  • Desligue todos os periféricos como impressoras, microfones, altifalantes, colunas, webcams, joysticks, entre outros;
  • Se tiver um computador portátil, desligue-o da corrente sempre que estiver carregado e ligue apenas quando voltar a ficar sem bateria.

#6 – Box de televisão

A box que tem em casa e que lhe dá acesso aos canais por cabo também apresenta um consumo elevado só por estar ligada à tomada, mesmo sem estar a funcionar. Esta pode consumir entre 6,5 W a 14 W por hora e, por isso, para poupar neste gasto, opte por desligá-la da tomada, tal como faz com a televisão.

#7 – Microondas

Este eletrodoméstico pode dar muito jeito no dia-a-dia, porém é importante ter atenção à forma como lhe damos uso para evitar um gasto desnecessário de energia.

Evite deixar a porta aberta ou o temporizador ligado, pois, mesmo não estando em funcionamento, poderá ter um consumo adicional de cerca de 3 W por hora.

#8 – Telefone sem fios

Apesar de este ser um aparelho que está a cair em desuso, se ainda o utiliza deve saber que, só por tê-lo ligado à tomada, pode consumir até 3 W por hora. Se lhe dá pouco uso, então pondere dispensá-lo para poupar mais na sua fatura da eletricidade.

Saber quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia não só pode fazer com que economize algum dinheiro, como também pode proporcionar uma poupança de recursos, principalmente energéticos, que tanto ajuda o ambiente.

Já pode começar a pôr em prática algumas destas dicas no seu dia-a-dia para fazer uma gestão mais eficiente da eletricidade que consome.

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários