Na altura de escolher o seu serviço de internet de banda larga, normalmente as operadoras apresentam vários tipos de serviço: Cabo, Satélite, ADSL ou Fibra Ótica. Contudo, estas duas últimas opções são as que tendem a estar mais em voga e a competir entre si. Mas, afinal, o que diferencia estes dois tipos de serviços? Qual é que apresenta melhor ligação à internet? E qual é que tem pacotes económicos? Vamos descobrir.
São ambas internet de banda larga: mas qual é mais rápida?
Tanto a ADSL como a Fibra Ótica podem ser considerados serviços de internet de banda larga, visto que tanto uma como outra são serviços de internet de alta velocidade. No entanto, a Fibra Ótica não parece dar hipótese aos serviços ADSL em termos de velocidade de conexão. Em certos casos, a velocidade entre um e outro pode mesmo ser 100 vezes superior.
E para as suas finanças pessoais, qual compensa?
Na verdade, em termos de custos, os preços dos pacotes de ADSL e Fibra Ótica não variam muito. No mercado é possível encontrar pacotes com Internet ADSL a partir dos 20,99 euros (com conexão à Internet de 12 Mbps).
É o caso do tarifário MEO ADSL 12Mb (Internet + Telefone). Já no que toca a Fibra Ótica, a oferta começa nos 19,99 euros com o tarifário da NOWO.
Portanto, podemos concluir: tanto pelo serviço prestado, como pelo preço praticado, a Fibra Ótica compensa. Mas então surge a questão: porque é que ainda há quem use ADSL?
A cobertura na Internet de banda larga: um problema por resolver
A razão da Fibra Ótica ainda não chegar a todos os lares prende-se com as suas nuances tecnológicas. Enquanto a ADSL se conecta através das linhas telefónicas, a Fibra Ótica envolve novas obras: uma tecnologia de vidro ou plástico que precisa de ser instalada na infraestrutura.
Ou seja, enquanto a maioria das habitações já possui linha telefónica e consegue por aí aceder à ADSL, ainda há muitas que não instalaram Fibra Ótica. Daí que nem todos tenham acesso a esta tecnologia superior.
Em regiões mais isoladas, ou mesmo nos bairros históricos das principais cidades, é possível que ainda não haja acesso à tecnologia de Fibra Ótica. Nos primeiros casos por ser pouco económico fazê-lo e no segundo por impedimento das autarquias (visto que a instalação de Fibra Ótica implicaria obras em zonas históricas).
No entanto, apesar de tudo, a Fibra Ótica é cada vez mais popular entre os portugueses. Na verdade, já representa 30% dos acessos fixos à Internet. Informe-se sobre a cobertura na sua área de residência, mas, sobretudo, compare as soluções existentes no mercado. Só assim conseguirá um pacote com uma boa conexão à Internet a um preço competitivo.