iPhone roubado? Segue estes 5 passos para recuperá-lo

Suspeitas que te roubaram o iPhone ou não sabes onde o deixaste? Segue estes 5 passos para recuperá-lo e certificares-te que não o utilizam indevidamente.

Hoje em dia, ficar sem telemóvel representa uma grande dor de cabeça. Quase toda a nossa vida está arquivada dentro deste pequeno dispositivo e recuperar todos os conteúdos perdidos pode não ser nada fácil. Suspeitas que te roubaram o iPhone ou simplesmente não sabes onde o deixaste? Neste artigo damos-te 5 dicas para recuperares o teu iPhone roubado e evitares que o utilizem de forma inapropriada.

#1 – Bloqueia o cartão SIM

Se suspeitares que o teu iPhone foi roubado, o primeiro passo deve ser contactares de imediato a tua operadora de telecomunicações para bloquear o teu cartão SIM. Desta forma evitas que a pessoa que tem o teu telemóvel efetue chamadas ou consiga aceder à Internet através dos teus dados móveis.

#2 – Tenta localizar o teu iPhone roubado

De seguida, tenta localizar o iPhone roubado. Se tiveres a app “Encontrar iPhone” ativa antes de o teu dispositivo desaparecer, podes utilizá-la para recuperá-lo. Mesmo que o tenhas perdido dentro de casa e esteja algures debaixo de uma almofada, dá sempre jeito ter esta opção funcional.

Aconselhamos ainda que tenhas a opção “localização offline” ativa, pois, desta forma, podes encontrar o teu iPhone mesmo não estando ligado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

Para encontrares o iPhone roubado ou perdido deves iniciar a tua sessão no iCloud através do browser ou utilizar a app “Encontrar” caso tenhas acesso a outro dispositivo Apple. De seguida, deves selecionar a opção “encontrar iPhone” para ver a localização do teu telemóvel no mapa.

Se o teu dispositivo estiver ligado à Internet, podes fazê-lo emitir um som e, desta forma, localizá-lo mais facilmente caso este se encontre nas imediações.

Fica a par

#3 – Ativa o modo perdido

Conseguiste localizar o teu iPhone, mas já está longe e não tens a certeza do motivo do seu desaparecimento? Então deves ativar o modo perdido. Ainda na app “Encontrar”, seleciona o teu iPhone roubado ou desaparecido e ativa a opção “Marcar como perdido”.

Seleciona “Continuar” e, de seguida, introduz o número de telefone para o qual deves ser contactado caso alguém encontre o teu iPhone e pretenda devolvê-lo. Irá aparecer uma mensagem no ecrã do telemóvel a informar que o iPhone foi perdido, apresentando o número de telefone que forneceste para contacto.

Ao ativar este modo, o teu dispositivo é remotamente bloqueado. Isto significa que, caso tenhas cartões de crédito ou de débito associados, a possibilidade de efetuar pagamentos com o telemóvel fica suspensa.

Depois de encontrares o teu iPhone roubado, para desbloqueá-lo basta inserir o código que foi previamente enviado para o e-mail associado ao teu ID Apple aquando da ativação do modo perdido.

Sabe mais

#4 – Reporta o roubo à polícia

Assim que tenhas a certeza de que se trata de um iPhone roubado, deves informar, de imediato, as autoridades. Estas poderão solicitar-te o número de série ou o IMEI/MEID do mesmo.

Esta informação, no caso dos iPhones, costuma vir identificada no verso do próprio dispositivo e pode também ser consultada nas definições do telemóvel.

No entanto, poderás precisar do número de série ou do IMEI/MEID sem ter o iPhone contigo, pelo que existem três formas de fazê-lo:

  1. Através do browser: acede a appleid.apple.com e inicia sessão com o ID Apple que utilizas no teu dispositivo. Vai até à secção “Dispositivos” e seleciona o teu iPhone para ver o número de série e o IMEI/MEID;

  2. Através de outro dispositivo Apple onde tenhas sessão iniciada: se tiveres outro iPhone ou iPad em que tenhas a tua sessão iniciada, abre as definições do mesmo e seleciona o teu nome. Desliza para baixo até ver os dispositivos com sessão iniciada com o ID Apple. Seleciona o dispositivo em questão e terás acesso ao número de série e ao IMEI/MEID;

  3. Na caixa original do iPhone: se ainda tiveres a embalagem do iPhone, podes encontrar o respetivo número de série e o IMEI/MEID no código de barras da mesma.

Não percas

#5 – Apaga o dispositivo remotamente

Agora que já sabes onde está o teu iPhone, já ativaste o modo perdido e reportaste o roubo à polícia, podes apagá-lo remotamente para garantir que ninguém acede aos teus dados e assim evitar o seu uso de forma inapropriada.

Ao apagar o conteúdo do teu iPhone roubado, todas as tuas informações, incluindo cartões de crédito, débito ou pré-pagos, usadas no Apple Pay são apagadas do dispositivo.

Toma atenção

Após apagares remotamente um dispositivo, deixas de conseguir localizá-lo.

Para apagar o teu iPhone remotamente abre a app “Encontrar” e seleciona “Dispositivos”. Escolhe o dispositivo que pretendes apagar, desliza para baixo e seleciona a opção “Apagar este dispositivo”.


Rafael Outeiro
Rafael Outeiro
Content Writer