iPhone roubado? Siga estes 5 passos para recuperá-lo

|Posted by | Telecomunicações, Todos os Artigos
Tags: , , ,

iphone-roubado

Hoje em dia, ficar sem telemóvel representa uma grande dor de cabeça. Quase toda a nossa vida está arquivada dentro deste pequeno dispositivo e recuperar todos os conteúdos perdidos pode não ser nada fácil. Suspeita que lhe roubaram o iPhone ou simplesmente não sabe onde o deixou? Neste artigo damos-lhe 5 dicas para recuperar o seu iPhone roubado e evitar que o utilizem de forma inapropriada.

#1 – Bloqueie o cartão SIM

Se suspeitar que o seu iPhone foi roubado, o primeiro passo deve ser contactar de imediato a sua operadora de telecomunicações para bloquear o seu cartão SIM. Desta forma evita que a pessoa que tem o seu telemóvel efetue chamadas ou consiga aceder à Internet através dos seus dados móveis.

#2 – Tente localizar o seu iPhone roubado

De seguida, tente localizar o iPhone roubado. Se tiver a app “Encontrar iPhone” ativa antes de o seu dispositivo desaparecer, pode utilizá-la para recuperá-lo. Mesmo que o tenha perdido dentro de casa e esteja algures debaixo de uma almofada, dá sempre jeito ter esta opção funcional.

Aconselhamos ainda que tenha a opção “localização offline” ativa, pois, desta forma, pode encontrar o seu iPhone mesmo não estando ligado a uma rede Wi-Fi ou móvel.

Para encontrar o iPhone roubado ou perdido deve iniciar a sua sessão no iCloud através do browser ou utilizar a app “Encontrar” caso tenha acesso a outro dispositivo Apple. De seguida, deve selecionar a opção “encontrar iPhone” para ver a localização do seu telemóvel no mapa.

Se o seu dispositivo estiver ligado à Internet, pode fazê-lo emitir um som e, desta forma, localizá-lo mais facilmente caso este se encontre nas imediações.

#3 – Ative o modo perdido

Conseguiu localizar o seu iPhone, mas já está longe e não tem a certeza do motivo do seu desaparecimento? Então deve ativar o modo perdido. Ainda na app “Encontrar”, selecione o seu iPhone roubado ou desaparecido e ative a opção “Marcar como perdido”.

Selecione “Continuar” e, de seguida, introduza o número de telefone para o qual deve ser contactado caso alguém encontre o seu iPhone e pretenda devolvê-lo. Irá aparecer uma mensagem no ecrã do telemóvel a informar que o iPhone foi perdido, apresentando o número de telefone que forneceu para contacto.

Ao ativar este modo, o seu dispositivo é remotamente bloqueado. Isto significa que, caso tenha cartões de crédito ou de débito associados, a possibilidade de efetuar pagamentos com o telemóvel fica suspensa.

Depois de encontrar o seu iPhone roubado, para desbloqueá-lo basta inserir o código que foi previamente enviado para o e-mail associado ao seu ID Apple aquando da ativação do modo perdido.

#4 – Reporte o roubo à polícia

Assim que tenha a certeza de que se trata de um iPhone roubado, deve informar, de imediato, as autoridades. Estas poderão solicitar-lhe o número de série ou o IMEI/MEID do mesmo.

Esta informação, no caso dos iPhones, costuma vir identificada no verso do próprio dispositivo e pode também ser consultada nas definições do telemóvel.

No entanto, poderá precisar do número de série ou do IMEI/MEID sem ter o iPhone consigo, pelo que existem três formas de fazê-lo:

  1. Através do browser: aceda a appleid.apple.com e inice sessão com o ID Apple que utiliza no seu dispositivo. Vá até à secção “Dispositivos” e selecione o seu iPhone para ver o número de série e o IMEI/MEID;
  2. Através de outro dispositivo Apple onde tenha sessão iniciada: se tiver outro iPhone ou iPad em que tenha a sua sessão iniciada, abra as definições do mesmo e selecione o seu nome. Deslize para baixo até ver os dispositivos com sessão iniciada com o ID Apple. Selecione o dispositivo em questão e terá acesso ao número de série e ao IMEI/MEID;
  3. Na caixa original do iPhone: se ainda tiver a embalagem do iPhone, pode encontrar o respetivo número de série e o IMEI/MEID no código de barras da mesma.

#5 – Apague o dispositivo remotamente

Agora que já sabe onde está o seu iPhone, já ativou o modo perdido e reportou o roubo à polícia, pode apagá-lo remotamente para garantir que ninguém acede aos seus dados e assim evitar o seu uso de forma inapropriada.

Ao apagar o conteúdo do seu iPhone roubado, todas as suas informações, incluindo cartões de crédito, débito ou pré-pagos, usadas no Apple Pay são apagadas do dispositivo.

Tome atenção:

Após apagar remotamente um dispositivo, deixa de conseguir localizá-lo.

Para apagar o seu iPhone remotamente abra a app “Encontrar” e selecione “Dispositivos”. Escolha o dispositivo que pretende apagar, deslize para baixo e selecione a opção “Apagar este dispositivo”.

Anaísa Gonçalves

Sobre Anaísa Gonçalves

Anaísa Gonçalves, formada em Comunicação Social e Jornalismo, é apaixonada pela escrita desde criança. É esta a paixão que a inspira a escrever e educar os portugueses para um conhecimento financeiro mais rico e contribuir para que façam as escolhas adequadas.

Comentários