Leasing Auto: o que é e como funciona?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Se gostavas de conduzir um carro sempre atualizado sem necessidade de te descapitalizares, o Leasing Auto pode ser uma solução. Descobre como funciona.

O Leasing Auto permite-te conduzir um veículo sempre atualizado sem um grande pagamento à cabeça com uma mensalidade adequada à tua capacidade financeira. Fica a saber o que é e como funciona o Leasing Auto.

O que é Leasing Auto e qual a diferença para o renting?

Leasing Auto é uma das formas mais simples e acessíveis de comprar um carro novo. Trata-se de um contrato de aluguer de um veículo, com uma mensalidade ajustada às necessidades do cliente e a opção de compra do carro pelo seu valor residual.

Assim, durante a vigência do contrato, o cliente não é o dono legal do carro. Porém, no final do contrato, o cliente tem duas opções: poderá comprar o carro, liquidando o valor residual e tornando-se o legítimo proprietário do veículo, ou, por outro lado, simplesmente devolver o carro à concessionária.

Esta é mesmo a principal diferença entre leasing e renting. Com o renting, não há opção de ficar com o carro no final do contrato, pelo que serás obrigado a continuar a pagar uma mensalidade para conduzir. Com o Leasing auto, tens a opção de comprar e ficar assim livre desse custo mensal. O carro passa a ser teu.

Os pagamentos mensais estão subordinados a uma taxa de juros fixa ou variável que, em regra, é inferior à normalmente praticada noutras formas de financiamento de automóveis. Os contratos de leasing automóvel são flexíveis, com uma duração variável, não podendo, contudo, ultrapassar os 96 meses.

Além disso, ficam a cargo do cliente todas as responsabilidades e despesas inerentes à utilização do veículo, como realizar todas as manutenções, fazer reparações, contratar um seguro automóvel com as condições estabelecidas no contrato, pagar o IUC e efetuar as inspeções periódicas obrigatórias. Esta é outra diferença importante face ao renting: nessa modalidade, estão incluídas todas as despesas, como manutenções ou seguros, enquanto o Leasing Auto só cobre o valor do veículo.

Sabe mais:

Quais as vantagens do Leasing Auto?

O Leasing Auto apresenta várias vantagens comparativamente a outras formas de financiamento automóvel.

Mensalidades mais baixas

O Leasing Auto pode representar algum alívio financeiro quando comparado com as opções convencionais de compra de automóvel (como, por exemplo, a contratação de um crédito). Este facto permite até que o cliente opte por um carro mais adequado às suas necessidades do que se tivesse de contratar um crédito.

Um veículo sempre atualizado

Com o Leasing Auto, é possível trocar de carro após alguns anos, beneficiando assim das evoluções tecnológicas que entretanto são lançadas no mercado. No final do contrato, tens apenas de devolver o veículo e obter o teu próximo carro novo – ou, se gostares da experiência, ficar com o carro para ti.

Benefício da garantia

Como os carros novos se encontram dentro da garantia, a maior parte das reparações pode ser coberta. Portanto, enquanto o veículo estiver na tua posse, poderás não ter de suportar encargos significativos com eventuais avarias e outros imprevistos.

Não há preocupação com a revenda

No final do contrato, não terás de te preocupar em colocar o veículo à venda e encontrar um comprador. A não ser que optes por comprá-lo, apenas terás de devolver o carro e pagar eventuais taxas decorrentes de um desgaste anormal ou excesso de quilometragem.

Deduções fiscais para fins comerciais

Se o veículo contratado por Leasing se destinar a uma utilização comercial, o contrato pode oferecer deduções fiscais mais vantajosas do que um crédito automóvel. Concretamente, as mensalidades são dedutíveis em sede de IRC, ao contrário do que aconteceria se o veículo fosse adquirido.

O mesmo acontece com o IVA, onde também é possível deduzir na totalidade estes custos. Além disso, as mensalidades são contabilizadas como custo de exercício, não prejudicando assim o acesso a outros créditos.

Quais os riscos Leasing Auto?

Apesar destas vantagens, fazer um Leasing Auto traz também algumas desvantagens.

O cliente não é proprietário do veículo

Esta é a principal desvantagem do Leasing Auto. O cliente nunca possui o carro durante o contrato, e se incumprir no pagamento das prestações, poderá ficar sem o veículo e perder o direito à compra no término do contrato. Além disso, não poderá fazer quaisquer modificações.

É obrigatório contratar um seguro contra danos próprios

O Leasing Auto, em regra, obriga o cliente e contratar um seguro contra danos próprios durante todo o período contratual, que é mais dispendioso do que o seguro convencional obrigatório para a aquisição de um automóvel.

Pode haver necessidade de pagar taxas

Esta é outra das restrições que aplicam ao Leasing Auto. Existem três tipos de taxas que poderão ser aplicadas: ultrapassar o limite de quilometragem estipulado contratualmente, efetuar modificações no veículo ou provocar desgaste excessivo.

Naturalmente, é possível contratualizar um limite de quilometragem que aches adequado às tuas necessidades, mas as realidades mudam ao longo dos anos. Além disso, pode ser também aplicada uma taxa adicional se o cliente decidir rescindir o contrato antecipadamente se, por exemplo, deixar de ter capacidade financeira para pagar o automóvel.

Cuidados a ter com o Leasing Auto

Existem alguns cuidados a ter com o Leasing Auto para garantir que fechas bom negócio.

1. Faz uma pesquisa

Existem várias ofertas de Leasing Auto no mercado que deves explorar. Define o tipo e a marca de veículo em que estás interessado, tendo em conta o orçamento disponível, os teus hábitos de condução e a forma como o carro se vai integrar no teu estilo de vida.

2. Verifica o teu orçamento familiar

É importante saber como o custo mensal do veículo se vai enquadrar no teu orçamento familiar. Não te esqueças que o total de créditos contratados (para a casa, com outro automóvel, com cartão de crédito ou créditos pessoais), somado ao novo Leasing Auto, não deve exceder o 1/3 do rendimento líquido. Assim, escolhe um veículo que possas pagar sem comprometer o orçamento mensal.

3. Verifica o valor residual do veículo

Dê especial atenção ao valor residual do veículo, ou seja, ao valor que terás de pagar no final de contrato se o quiseres adquirir. Os veículos com um valor residual mais alto geram uma mensalidade inferior em relação aos carros com valor residual mais baixo.

4. Confirma o limite de quilometragem

Os contratos de Leasing Auto estipulam a quantidade de quilómetros que o cliente pode circular por ano. Faz uma estimativa média de quantos quilómetros vais precisar e se ultrapassares o previsto no contrato, solicita um limite mais alto, para evitares pagar taxas quando devolveres o veículo.

5. Negoceia preços e condições

A fase de negociação é muito importante porque é a única altura em que poderás obter as vantagens que desejas antes de serem formalizadas por escrito, quer ao nível da mensalidade, quer ao nível do valor das taxas e todas as outras condições. A pesquisa feita anteriormente vai ajudar a perceber até onde levar os teus esforços de negociação.

Vê também:

6. Mantém o veículo em bom estado

Se o veículo apresentar danos ou desgaste anormal, poderás ter de pagar uma taxa adicional no momento da devolução. A definição de desgaste anormal é subjetiva e pode variar de locatário para locatário, pelo que deves perguntar pelas diretrizes que especificam os tipos de danos que se enquadram no desgaste anormal.

O Leasing Auto é uma boa opção para ter acesso à tecnologia automóvel mais atual a custos mais baixos, desde que o facto de não seres proprietário do veículo não seja dissuasor. Assim, antes de tomar qualquer decisão, pondera as vantagens e desvantagens e analisa o que faz mais sentido para o teu caso particular.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer