Cartão multibanco retido no ATM: o que fazer?

André Pedro Especialista: André Pedro
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Muitos portugueses já viram o seu cartão multibanco retido no ATM e tentaram anulá-lo. Porém, muitas vezes é fácil reavê-lo. Descobre como.

São muitos os portugueses que já viram o seu cartão multibanco retido no ATM e instintivamente ligaram ao seu banco para cancelá-lo. No entanto, nem sempre existe necessidade de anular o cartão, havendo algumas situações que deves conhecer para saberes como proceder. Descobre quais são.

Porque ficou o cartão retido no multibanco?

Há diversas razões pelas quais podes ficar com o teu cartão multibanco retido num ATM. O motivo mais frequente é por questões de segurança: por exemplo, quando excedes as tentativas de colocar o código PIN, ou se existir um ataque contra o sistema, ou ainda se o teu cartão estiver notificado por possibilidade de roubo, fraude ou extravio.

Podes também ficar com o cartão multibanco retido se este tiver expirado, se estiver em incumprimento (em específico para os cartões de crédito, no qual o cartão fica na “lista negra” do Banco de Portugal) ou até mesmo devido a uma avaria da caixa multibanco.

Para além disso, podes ainda estar a ser vítima de um ataque ao ATM e ficar com o cartão multibanco retido. Muitas vezes, os ladrões colocam certos dispositivos na ranhura do ATM onde inseres o teu cartão, para que este fique retido após a transação que efetuaste.

Por forma a protegeres-te de situações mais complicadas, nomeadamente relativas a roubo, furto ou extravio do cartão de crédito, nas quais podem roubar-te centenas de euros, deves ter um cartão que disponha de um seguro contra estes e outros riscos.

Alguns cartões de crédito têm seguros de utilização fraudulenta, cobrindo transações ocorridas até 24 ou 48 horas após a comunicação à entidade financeira e às autoridades. É importante precaveres-te, a ti e às tuas finanças, com um cartão de crédito que possua um seguro adequado às tuas necessidades:

Fiquei com o cartão multibanco retido. E agora?

Se alguma vez vires o teu cartão multibanco retido, não entres em pânico. Em primeiro lugar, importa o local onde te encontras, isto é, se o ATM está dentro de uma dependência bancária ou não. Sabe o que fazer nestas 3 situações:

1) O que fazer se o ATM está numa agência do teu banco?

Caso esteja dentro de uma, percebe se é, ou não, da instituição financeira emissora do teu cartão. Se for, apenas necessitas de entrar na agência e reportar a situação.

De forma simples e na hora, um colaborador irá ajudar-te neste processo e, validando a tua identidade, devolve-te o cartão que ficou dentro do ATM (sempre que a razão pela qual ficou retido o permitir).

Se já passou da hora de fecho da dependência, informa o seu banco e desloca-te à mesma agência no dia seguinte para reaveres o cartão multibanco retido.

Conhece ainda:

2) E se o ATM estiver numa agência de outro banco?

Caso a agência bancária seja de outra entidade financeira que não aquela de que és cliente, deves informar não só a agência mas também o teu banco, e perceber, junto do teu banco, a razão pela qual ficaste com o cartão multibanco retido.

Por fim, deves informar-te sobre os próximos passos. Este processo poderá tornar-se demorado (mesmo que não haja qualquer problema com o cartão), uma vez que o teu banco terá de enviar uma carta ao banco em que o cartão ficou retido com um pedido de envio desse cartão. Só depois disso é que receberá o teu cartão.

3) O que fazer se o ATM estiver fora de uma agência?

Se o ATM não se encontra dentro de uma dependência bancária (na rua, num centro comercial ou num posto de abastecimento, por exemplo), o assunto torna-se mais complicado de resolver.

Em primeiro lugar, tenta perceber se não estás a ser vítima de roubo do cartão. Muitas vezes, na ranhura onde insere o cartão é colocado um dispositivo que não te deixa sair após finalizares a tua operação. As situações de fraude são mais comuns num ATM que esteja na rua e não dentro de centros comerciais ou de outras superfícies.

Dica:

Tem especial atenção a este tipo de fraudes quando te encontras fora do país. Ficar com o cartão multibanco retido no estrangeiro pode ser uma dor de cabeça, mas consegues evitá-la se adotares precauções.

Posteriormente, contacta a tua instituição financeira e informa-a da situação. No caso de ser uma fraude, desloca-te à esquadra mais próxima para reportar o sucedido (pede sempre uma prova da participação, pois esta é muitas vezes exigida pelos bancos).

Deves ainda saber, junto do teu banco, o que fazer para reaver o cartão. Este processo é o mais moroso, uma vez que é necessário contactar a empresa que gere aquele ATM em específico e reaver o cartão para a instituição bancária emissora.

O que fazer depois?

Os passos seguintes variam sempre consoante o motivo pelo qual ficaste com o cartão multibanco retido.

Às vezes, a entidade financeira emissora consegue reaver facilmente o cartão, mas noutras situações poderá compensar mais ao cliente pedir o cancelamento e requerer um novo. Em alguns casos, o tempo que ficarás sem o teu cartão será menor se procederes desta forma.

Por um lado, nem sempre é uma opção estar por tempo indeterminado sem o teu cartão. Por outro, sempre que cancelas um cartão e pedes um novo poderás ter de pagar comissões e anuidade do novo cartão à entidade financeira emissora.

Descobre:

Como evitar ficar com o cartão multibanco retido?

Basta que tenhas atenção a alguns aspetos. Lê atentamente estes conselhos.

Em primeiro lugar, se tens um cartão de crédito, não deves entrar em incumprimento, pois o teu cartão poderá ser bloqueado e ficará inutilizável.

Para além disso, está alerta quando fazes as tuas transações na caixa multibanco. Deves ter atenção às mensagens apresentadas no ecrã (colocar o PIN e tirar o cartão e o dinheiro quando pedido) para evitar ficares com o cartão multibanco retido.

Lê mais:

É importante também analisar o ATM em si. Se notares algum tipo de vandalismo na caixa multibanco e/ou no leitor de cartões (onde o insere), não faças qualquer tipo de transação – pois pode tratar-se de uma fraude – e avisa as autoridades competentes.

Enquanto tratas das tuas operações, tem especial atenção ao colocar o teu código e a retirar o dinheiro. Sê cuidadoso e não aceites ajuda de terceiros caso fiques com o seu cartão multibanco retido. Caso estejas a ser vítima de fraude, o ideal é mesmo cancelá-lo.

Em suma, evita ficar com o teu cartão multibanco retido devido a situações que podes facilmente ultrapassar. Se o caso for mais difícil de identificar e ficares com o seu cartão multibanco retido no ATM, então comunica imediatamente à entidade financeira emissora e às autoridades.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal