Painéis solares por subscrição: é melhor que comprar?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Os painéis solares por subscrição surgiram em Portugal. Mas será que é mais vantajoso alugar ou comprar os painéis solares? Sabe tudo neste artigo!

Optar por energias renováveis cada vez mais é uma opção ao alcance de qualquer português. Uma das novidades no setor das energias renováveis é a existência de painéis solares por subscrição, ou o aluguer de painéis solares. A tecnologia continua a desenvolver-se, e garante hoje opções fiáveis a preços mais reduzidos do que há uns anos.

Esta inovação, aliada ao aumento constante do preço da energia, seja ela a eletricidade ou o gás natural, leva-nos a pensar na energia verde. Seja para abater valor da tua fatura da eletricidade, para valorizar a tua casa (sim, poderás vender a tua casa por um valor superior), ou para garantir um futuro mais verde, vale a pena considerares a subscrição de painéis solares. Mas como funciona e qual o preço real a pagar? Sabe tudo neste artigo, onde explicamos as vantagens e desvantagens da subscrição.

Como funcionam os painéis solares por subscrição?

Uma das desvantagens de optar pelas energias renováveis normalmente é o preço de instalação. Seja para instalar um posto de carregamento para o seu carro elétrico ou para instalar painéis solares, normalmente o orçamento à entrada é bastante avultado.

Mas desde 2022 que existe a possibilidade de assinar uma subscrição de painéis solares. À semelhança de outras assinaturas, como a Netflix ou a HBO, este é um custo mensal que tens para aceder a um serviço. A diferença, neste caso, é que em vez de programas de televisão exclusivos tens acesso à instalação de um sistema de painéis solares no teu telhado.

Neste sistema, não existe qualquer tipo de investimento inicial, sendo a instalação completamente gratuita. Além da poupança em autoconsumo, o cliente também pode optar por vender o excedente gerado pelos painéis solares.

O valor da subscrição é variável, dependendo de fatores como o consumo de cada casa e o espaço disponível para instalação de painéis fotovoltaicos. Existem opções com mensalidade desde 25 euros, mas podes simular a oferta do mercado para teres um orçamento mais aproximado.

Devo alugar painéis solares ou comprá-los?

Comprar painéis solares ou fazer uma subscrição (ou aluguer) são duas opções muito diferentes para incluir a energia solar na tua casa ou mesmo no teu negócio. Cada escolha tem vantagens e desvantagens, e deves ter em conta as tuas circunstâncias e preferências individuais.

Vê mais:

Comprar painéis fotovoltaicos

Comprar painéis solares significa adquirir efetivamente todo o sistema de energia solar e seres o seu proprietário. Por norma, existe um período de garantia que vai de 3 a 5 anos, embora tenhas toda a manutenção a teu cargo. Como proprietário, és responsável pela manutenção e reparações do sistema. Após o período da garantia, cabe-te resolver quaisquer problemas que surjam.

Comprando, terás de aplicar uma quantia considerável, normalmente a partir de 2300 euros, para a instalação inicial. Embora este custo possa ser alto, existem alguns incentivos disponíveis para ajudar a reduzir os custos iniciais. Também é possível pedir um financiamento para este fim.

Eventualmente, irás alcançar um retorno sobre o investimento inicial, à medida que poupas dinheiro nas tuas contas de energia, mas isto demora tipicamente alguns anos.

Fazer uma subscrição mensal

Subscrever painéis solares envolve uma parceria com uma empresa de energia solar que instala e mantém os painéis na tua casa. A maior vantagem é que podes aceder a uma poupança imediata, permitindo abater parte do teu custo com energia logo desde a primeira fatura. Comparando as faturas antes e depois da mudança para painéis solares, pode-se estimar uma redução média de 50% no valor do consumo.

Isto é ainda mais evidente visto que não existe custo inicial. É a empresa de subscrição que instala e faz toda a manutenção dos painéis solares, não havendo nenhum investimento inicial. Assim, tudo o que tens de fazer é pagar a subscrição mensal, e poupar na fatura de eletricidade com a energia solar gerada.

Os contratos de subscrição de painéis solares têm uma duração standard de 20 anos. São acompanhados por uma garantia, que assegura reparações sempre que necessárias. Apesar deste período de garantia, é expectável que os sistemas solares durem mais que este período, e no final do contrato a propriedade passa para o cliente que subscreveu o serviço. Assim, podes escolher continuar a produzir energia, visto que a vida útil expectável dos painéis solares é de 30 anos.

Vê mais:

Posso mudar de ideias e comprar os painéis solares?

Enquanto quiseres manter os painéis solares por subscrição, continuarás a poupar na sua energia. Se decidires que queres comprar os painéis fotovoltaicos, poderás fazê-lo a qualquer momento do contrato.

Para tal, terás de contactar a empresa de subscrição e pedir um orçamento para adquirir os painéis que já foram instalados na tua propriedade. Conseguirás, então, ser proprietário dos painéis solares com um custo provavelmente inferior ao que incorrerias se os comprasses à partida.

Painéis solares por subscrição são uma boa opção?

A escolha entre comprar ou subscrever painéis solares dependerá das tuas metas e características. A opção da subscrição vem democratizar o acesso às energias renováveis, deixando de exigir um grande investimento inicial.

Para escolher, essencialmente terás de ter em conta que dinheiro tens disponível no momento, e o nível de compromisso que pretendes. É sempre uma boa ideia avaliar as opções com base na tua situação específica e consultar especialistas para obter orientação personalizada.

Se decidires avançar com esta opção, podes decidir avançar para um contrato de subscrição a 20 anos, que pode ser revisto a qualquer momento. No final deste tempo, manténs a instalação, comprando-a a um custo simbólico, e continuarás a produzir eletricidade sem os custos mensais da subscrição.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer