Programa Vale Eficiência: o que é e como candidatar?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

As famílias mais vulneráveis podem candidatar-se ao Programa Vale Eficiência para melhorar as suas condições de habitação. Sabe aqui se és elegível.

Se receberes as contas de gás e eletricidade é um choque, então talvez esteja na hora de rever as soluções de climatização que tens em casa. Para além de caras, podem também ter consequências ambientais nefastas. E, para o fazeres sem gastar muito dinheiro, vale a pena conhecer o Vale Eficiência, o programa do governo para apoiar a transição energética.

Descobre o que é, quais as vantagens e como te candidatar.

O que é o Programa Vale Eficiência?

O Programa Vale de Eficiência é um apoio do Estado para que as famílias economicamente vulneráveis possam melhorar o conforto térmico e energético nas suas casas. Através do Vale Eficiência, os portugueses podem adquirir serviços, materiais ou equipamentos para melhorar as suas condições de habitabilidade, saúde e bem-estar e, em simultâneo, poupar na fatura da eletricidade e reduzir a pegada ecológica.

Esta medida do Governo para renovar os edifícios em Portugal disponibiliza 100.000 vales de eficiência até 2025, cada um no valor de 1.300 euros, acrescido do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), o que perfaz uma dotação orçamental total de 162 milhões de euros.

O Programa Vale Eficiência foi lançado em setembro de 2021, pelo Fundo Ambiental, e tem como objetivo dar resposta aos problemas estruturais de construção do parque habitacional no nosso país.

Os especialistas reconhecem que entre 70 a 80% dos edifícios em Portugal apresentam má qualidade de construção, falta de isolamento e vidros simples, não sendo, portanto, eficientes em termos energéticos. Isto significa que praticamente todos os edifícios precisam de ser renovados.

Sabe mais:

Quem se pode candidatar ao Programa Vale Eficiência?

Os Vales Eficiência destinam-se a famílias economicamente vulneráveis e em situação de potencial pobreza energética. São elegíveis os consumidores que cumpram estes três requisitos:

  • Beneficiar da Tarifa Social de Energia Elétrica;

  • Ser proprietário e residir permanentemente na habitação para a qual se candidata (a habitação social está excluída);

  • Não ter sido beneficiário deste programa.

As candidaturas são feitas exclusivamente online, através do site do Fundo Ambiental. Explicamos de seguida como o fazer.

Como te podes candidatar ao Programa Vale Eficiência?

Para enviar a tua candidatura ao Programa Vale Eficiência, deves registar-te no site do Fundo Ambiental e preencher o formulário de candidatura. Deves também anexar os documentos que comprovem a tua elegibilidade:

  • Documento de identificação;

  • Fatura de eletricidade mais recente, e anterior à data de candidatura, para comprovar que és beneficiário da Tarifa Social de Energia Elétrica;

  • Caderneta Predial Urbana da residência, para comprovar que és proprietário da casa onde moras;

  • Certidão de não dívida às Finanças;

  • Certidão de não dívida à Segurança Social.

As candidaturas são analisadas por ordem cronológica de submissão. Se fores considerado elegível, terás de validar o Termo de Aceitação da candidatura e, de seguida, receberás o Vale Eficiência no teu e-mail, no valor de 1.300 euros (+IVA).

É com este vale que poderás fazer as obras na tua habitação. Após a sua emissão, os vales têm a validade de um ano.

As candidaturas terminam quando se esgotarem todos os vales disponíveis. Até 2025, será lançada uma nova fase de candidatura por ano.

Que obras podes fazer com o Vale Eficiência?

Este incentivo financeiro do Estado abrange as obras que requalifiquem energeticamente a tua casa. Se o custo das intervenções ultrapassar o montante concedido pelo Vale Eficiência, o beneficiário terá de suportar o excedente. Assim, poderás utilizar o Vale Eficiência para:

  • Colocar janelas eficientes, de classe energética mínima A;

  • Substituir portas de entrada;

  • Aplicar isolamento térmico na casa, exterior e/ou interior;

  • Instalar sistemas de climatização do ambiente ou de águas sanitárias, que recorram a energia de fontes renováveis, de classe A+ ou superior. São exemplos as bombas de calor, sistemas solares, caldeiras ou recuperadores a biomassa;

  • Instalar painéis fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo, com ou sem armazenamento.

O pagamento do Vale Eficiência é efetuado mediante apresentação de documentos que comprovem a realização das obras. Assim, quando as intervenções terminarem, deves aceder ao site do Fundo Ambiental e submeter fotografias e dados técnicos referentes às obras, e o Estado paga diretamente à empresa que fez as obras, por transferência bancária.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer