Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

EDP: obtenha as melhores tarifas de luz e gás

Adira aqui

Energia

A fundação da EDP remonta a 1976, ano em que, na sequência de um processo de fusão de treze empresas do setor elétrico do nosso país são nacionalizadas em 1975. Nasce a empresa EP - Electricidade de Portugal.

Já em 1996, no seguimento da publicação da primeira diretiva comunitária, são desencadeadas alterações ao nível da organização e jurisdição do setor elétrico europeu, tendo no ano seguinte sido concluída a primeira fase de privatização da empresa, com a venda de 30% do capital.

Já no ano 2000 acontece a quarta fase de privatização, passando os capitais da EDP a ser maioritariamente privados (70%). Nasce, então, a EDP Distribuição.

Como consequência da liberalização do mercado de energia, a partir de 2006 todos os consumidores de energia elétrica passaram a poder escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade. Assim, a gestão dos processos de mudança de comercializador passa a ser uma função da EDP Comercial.

Hoje a EDP está presente em Portugal com aproximadamente de 7 mil colaboradores, sendo o maior produtor, distribuidor e comercializador de eletricidade no nosso país.

No que à produção de eletricidade diz respeito, a mesma é efetivada através da geração térmica e hídrica, uma responsabilidade da EDP Produção, bem como de geração eólica, uma responsabilidade da EDP Renováveis. Por sua vez, a EDP Distribuição é, em Portugal continental, o Operador de Rede de Distribuição. Finalmente, a comercialização de energia concretiza-se através da EDP Comercial, no caso do mercado liberalizado, e, no caso do mercado regulado, através da EDP Serviço Universal.
A EDP Online é uma solução digital que onde os clientes da companhia podem fazer a gestão contratual de todos os serviços, enviar leituras dos contadores de eletricidade e/ou gás natural e, no caso dos dispositivos móveis, receber notificações na data ideal de envio das leituras.

Como com a EDP online é possível concentrar toda a gestão dos contratos da energia num só lugar, os quais ficam acessíveis a todo o momento, esta solução digital vem evitar a preocupação de conservação de faturas e respetivos dados de pagamento.

Na EDP online pode-se proceder à modificação de dados e preferências de forma simples e rápida, em poucos cliques: desde alterar a morada, o IBAN, o endereço de e-mail ou, inclusivamente, a potência contratada.

Também o apoio ao cliente fica disponível de forma permanente através da EDP online, sendo possível esclarecer dúvidas na secção de perguntas frequentes.

O acesso à EDP online pode ser feito através da área de cliente no site da EDP (por vezes denominada de my edp), sendo necessário fazer um registo de utilizador com email e telefone, ou através da app EDP Online. O download da aplicação pode ser feito na Play Store (Android) ou na App Store (iOS), sendo necessário também deter um registo de utilizador.
A EDP Serviço Universal (EDP SU) é a comercializadora do mercado regulado, disponibilizando energia elétrica consoante os preços e tarifas regulados pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A EDP Universal, que alterou a sua designação para SU Eletricidade no início de 2020, não disponibiliza gás natural.

Enquanto comercializador de último recurso, a EDP SU, garante a prestação universal do fornecimento de eletricidade a consumidores cujo atual comercializador não disponibilize tarifas reguladas, a clientes vulneráveis a nível económico-financeiro, e a consumidores em locais em que não existam empresas de eletricidade em regime de mercado ou cujo comercializador em regime de mercado tenha ficado impedido de exercer a atividade.

Através da EDP Universal online é possível fazer novos contratos, comunicar leituras de eletricidade e gerir contratos existentes.
O tarifário da EDP inclui os serviços de comercialização de eletricidade e gás:
  • Tarifário EDP Eletricidade - fornecimento através de várias opções horárias – Tarifa EDP Simples, Tarifa EDP Bi-Horária Semanal, Tarifa EDP Bi-Horária Diária, Tarifa EDP Tri-Horária Semanal e Tarifa EDP Tri-horária Diária - e com potências contratadas entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. A EDP também oferece um tarifário de energia 100% verde, produzido através de fontes renováveis.
  • Tarifário EDP Gás Natural e Eletricidade – fornecimento de eletricidade em conjunto com gás canalizado, o qual é disponibilizado com base em quatro escalões de consumo diferentes.

No entanto, para além da comercialização de energia, a empresa também disponibiliza aos clientes um conjunto de serviços adicionais relacionadas com o setor energético, nomeadamente:
  • EDP Funciona - serviço de revisão, check-up e assistência técnica, válido em Portugal Continental. Inclui um plafond de assistência técnica, e pode incluir a revisão das instalações de energia, check-ups à iluminação ou equipamentos e ainda manutenção de caldeira e ar condicionado.
  • Certificação Energética – serviço de classificação do desempenho energético de um imóvel numa escala de A+ a F, com recomendação de medidas de melhoria, e emissão do respetivo Certificado Energético.
  • Auditoria Energética – estudo com vista a melhorar a eficiência energética que compreende auditoria técnica, sugestão de otimização tarifária e de potência contratada, análise ao potencial de instalação de energias renováveis e caracterização térmica da habitação.
A escolha das tarifas EDP deve ser feita consoante o nível de consumo de eletricidade de cada família e o horário preferencial de consumo. Nesse sentido, as tarifas EDP Comercial permitem que os consumidores optem pela opção horária que melhor lhes convier, podendo esta obedecer a um ciclo diário, no qual os períodos horários são iguais todos os dias do ano, ou a um ciclo semanal, no qual os períodos horários mais económicos são diferentes nos dias úteis e aos fins de semana.

Tarifas EDP Simples: a energia elétrica tem sempre o mesmo preço, independentemente da hora do dia e do dia da semana em que está a ser consumida. Estas poderão ser as tarifas EDP mais adequadas para quem tem os consumos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo a partir das 22h é inferior a 20% do total do seu consumo diário.

Tarifas EDP Bi-Horárias (diárias ou semanais): a eletricidade tem dois preços distintos consoante os períodos horários de consumo, que correspondem ao período de horas de Vazio, no qual é energia apresenta um custo menor, dado que neste intervalo de tempo geralmente o consumo é mais baixo; e o período das horas de Fora de Vazio, em que a energia tem um custo superior, que corresponde um limite horário em que o consumo é maior. As tarifas bi-horárias podem ser diárias ou semanais, dividindo-se as horas em dois grupos com preços diferentes.

Estas tarifas EDP poderão ser especialmente ajustadas para aqueles agregados que concentrem mais de 40% dos consumos diários entre as 22h e as 8h. Se o seu consumo de energia é mais elevado após as 22h (por exemplo, se usa máquinas de lavar/secar roupa ou forno elétrico a partir dessa hora) poderá considerar a opção bi-horária

Tarifas EDP Tri-Horárias (diárias ou semanais): contemplam três intervalos de tempo em que o consumo de energia elétrica apresenta preços diferentes, nomeadamente: as horas de Vazio, com energia com um preço inferior; as horas Cheias, com um custo intermédio; e as horas de Ponta, com o preço mais elevado. À semelhança das tarifas bi-horárias, as tarifas tri-horárias podem ser diárias ou semanais, dividindo-se as horas em três grupos com preços diferentes, sendo que o objetivo é fomentar o crescimento do consumo nos horários em que menos kWh são consumidos.

Estas tarifas EDP são sobretudo adequadas àquelas famílias que têm mais de 20% dos consumos diários entre as 22h e as 8h e que, dado o custo ser mais elevado nesses períodos, não consomem energia no intervalo horário das das 9h às 10h30 e entre as 18h e as 20h30.
O preço do kWh da EDP na eletricidade varia consoante a opção horária, o ciclo horário e a potência contratada, podendo os consumidores ter acesso a condições contratuais mais vantajosas pela contratação a serviços complementarias e/ou pela adesão ao débito direto e/ou fatura eletrónica.

Na tabela abaixo compilou-se o preço do Kwh da EDP em 2020 para potências contratadas entre 3,45kVA e 20,7KVA para a Tarifas EDP Simples, Bi-horárias e Tri-horárias. Inclui-se a distinção dos preços da EDP caso haja adesão à fatura eletrónica (FE) e/ou ao débito direto (DD).

Preço kWh EDP 2020 para Eletricidade
Opção Horária Simples Bi-Horária Tri-Horária
Potência Contratada (kVA) Preço Base (cêntimos/kWh)

Preço com DD (cêntimos/kWh)

Preço com DD + FE (cêntimos/kWh)

Preço Base e com DD (cêntimos/kWh) Preço com DD + FE (cêntimos/kWh) Preço Base e com DD (cêntimos/kWh)
3,45 9,51 9,3 8,68 9,78 8,99 9,09
4,6 9,35 9,15 8,54 9,50 8,72 8,92
5,75 9,28 9,08 8,48 9,33 8,55 8,82
6,9 9,24 9,03 8,41 9,19 8,41 8,60
10,35 9,02 8,81 8,18 8,98 8,19 8,44
13,8  8,98 8,78 8,15 8,86 8,09 8,33
17,25  8,93 8,73 8,13 8,79 8,03 8,13
20,7  8,93 8,73 8,14 8,72 7,98 8,10
  • NOTA: valores não incluem custos das tarifas de acesso às redes
O Gás Natural EDP é um serviço contratado juntamente com a eletricidade, não sendo oferecida a sua contratação isolada.

Todos os clientes domésticos de gás natural EDP estão ligados em baixa pressão, tendo consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3 (excedendo este total passam a ser classificados como clientes industriais).

O preço do gás natural EDP, isto é, as suas tarifas, está dividido em quatro escalões, os quais são definidos de acordo com total de consumo anual de cada cliente. O escalão 1 contempla consumos de 0 a 220 m3/ano, o escalão 2 de 221 a 500 m3/ano, o escalão 3 de 501 a 1.000 m3/ano e, por fim, o escalão 4 contempla consumos de gás natural EDP de 1.001 a 10.000 m3/ano.

De salientar que o preço do preço m3 do gás natural EDP é convertido para kWh de forma a cumprir as diretrizes europeias, as quais ditam que os consumos de gás natural sejam faturados em unidade de energia - quilowatt-hora (kWh), ao invés de unidade de volume - metro cúbico (m3).

Na tabela abaixo está compilado o preço do gás natural EDP para os quatro escalões, tendo-se incluído a distinção dos valores pela adesão ao débito direto (DD) e/ou caso haja adesão à fatura eletrónica (FE).

Preço kWh EDP Gás Natural
Escalão Preço Base (cêntimos/kWh)

Preço com DD (cêntimos/kWh)

Preço com DD + FE (cêntimos/kWh)

1 4,53 4,32 4,32
2 3,55 3,38 3,38
3 3,20 3,04 3,04
4 2,96 2,82 2,82
  • NOTA: valores não incluem custos das tarifas de acesso às redes
A Tarifa Social é um desconto adicional no gás natural e/ou na energia elétrica em benefício de consumidores em situações económicas vulneráveis, o qual é acumulável com as diferentes ofertas da EDP Comercial.

Para se ter direito à Tarifa Social EDP é necessário o cumprimento de alguns requisitos, nomeadamente receber algum dos seguintes apoios sociais:
  • Complemento solidário para idosos;
  • Rendimento social de inserção;
  • Subsídio social de desemprego;
  • Abono de família;
  • Pensão social de invalidez;
  • Pensão social de velhice.

No caso específico da eletricidade, é ainda necessário ser-se titular de um contrato para uso doméstico em habitação permanente e deter potência contratada igual ou inferior a 6,9 kVA. Já no caso do gás canalizado, é obrigatório ser-se titular de um contrato para uso doméstico na sua habitação permanente e estar-se inserido no primeiro ou no segundo escalões de consumo.

Incidindo sobre a potência contratada e sobre o preço de consumo de energia, a Tarifa Social EDP na eletricidade corresponde a um desconto na tarifa de acesso às redes:

EDP Tarifa Social - Eletricidade
Potência Contratada (kVA)

Desconto (euros/mês)

Consumo

(cêntimos/mês)

Tarifa Simples, Bi-Horária e Tri-Horária 1,15 1,43 Tarifa Simples 3,25
2,3 2,86 Tarifa Bi-Horária Horas Fora de Vazio 3,37
3,45 4,29 Horas de Vazio 3,09
4,6 5,72 Tarifa Tri-Horária Hora Cheia 3,26
5,75 7,14 Hora Vazio 3,09
6,9 8,57 Hora Ponta 3,80
  • NOTA: valores conforme o site da EDP a 22/04/2020


Já a Tarifa Social EDP no gás natural, que incide sobre o termo fixo e sobre preço de consumo de energia, corresponde a um desconto da tarifa de acesso às redes:

EDP Tarifa Social - Gás Natural
Escalão Termo Fixo (€/mês)

Consumo de Energia (cêntimos/kWh)

1 0,45 1,9376
2 1,08 1,5154
  • NOTA: valores conforme o site da EDP a 22/04/2020
A comunicação de leituras pode ser feita através de diferentes formas, quer online, quer via telefónica ou até fisicamente numa loja EDP.

EDP Online através do Computador - O processo de envio de leituras à EDP online, no computador, é muito simples: deve aceder à de cliente edp online, fazer login e selecionar, no separador “Contratos”, o contrato para o qual quer enviar a leitura. Depois é necessário aceda a “Leituras” e clicar em “Enviar leitura”. Após inserir o valor a comunicar no campo respetivo, basta clicar em “Confirmar” para submeter a leitura.

EDP Online no smartphone ou tablet - O processo de comunicação de leituras à EDP no smartphone ou tablet é feito através da aplicação edp online, que está disponível quer na App Store (iOS) como na Play Store (Android).

Após a instalação da app, deve proceder ao login e, após entrar na sua área de cliente, selecionar o contrato para o qual pretende comunicar uma leitura. Clicando no ícone “Leituras”, deve então inserir o valor no campo em branco onde se lê “Insira nova leitura”.

Site da EDP (edp.pt) - No site edp.pt pode aceder ao formulário de envio de leituras. Para tal deverá inserir o CPE e a opção horária do seu contrato. Posteriormente terá de indicar o valor da leitura referente a cada período horário (Simples, Bi-horária, Tri-horária).

Já para comunicar a leitura de gás natural deve inserir o CUI e o respetivo valor da leitura. Tenha atenção a que deve introduzir o valor inteiro que aparece no seu contador, sem qualquer casa decimal. Após preencher os seus dados pessoais na parte final do formulário deverá clicar em “Submeter”.

Linha telefónica gratuita da EDP – Ligando para o número gratuito 800 10 53 53, que está disponível 24 horas por dia, poderá enviar leituras e consultar dados para pagamento. Nesta linha exclusiva para esta finalidade deverá seguir as instruções da gravação automática, marcando “1” para enviar leituras e, depois, marcando o número de contribuinte do titular do contrato.

Para leituras de eletricidade será então necessário premir “1”, enquanto para comunicar leituras de gás deverá marcar “2”. Caso tenha marcado “1” no passo anterior, terá depois de marcar o CPE indicado na fatura (sem letras) para identificar o contrato em causa, ou, em alternativa, marcar o CUI indicado na fatura caso tenha premido “2”.

O passo seguinte permitirá a audição das últimas leituras registadas em sistema, podendo para tal premir “1”. Se preferir avançar e introduzir uma leitura nova, deverá marcar “2”. Após ouvir a gravação com a repetição do valor introduzido, poderá confirmar ao marcar “1” ou alterar premindo “2”.

Lojas EDP e agentes - Para proceder à comunicação da leitura do contador numa loja ou agente, terá de indicar o seu o Número de Identificação Fiscal e, caso detenha vários contratos com a EDP no mercado liberalizado, indicar também a morada para a qual quer comunicar a leitura.

Como alternativa, caso se trate da leitura de eletricidade, poderá indicar o CPE, ou, caso se trate da leitura de gás natural, indicar o CUI correspondente à morada para onde quer dar a leitura.

Uma vez que este processo não está automático - implicando a comunicação primeiramente à EDP Distribuição, a qual irá passar depois a informação à EDP Comercial -, ao fazer a comunicação leitura através deste canal existem riscos acrescidos de a leitura não ser contabilizada a tempo da fatura seguinte.
As grandes funcionalidades da EDP online passam pela gestão e pagamento de faturas, envio de leituras, acesso a documentação e gestão contratual, adesão aos Packs Living EDP e esclarecimento de dúvidas.

Através da EDP Online pode-se proceder ao pagamento de faturas, comodamente e com segurança, através de MB Way. Para tal, dever-se-á dispor da app MBWay e escolher essa forma de pagamento no separador de pagamentos e faturas da área de cliente.

Em alternativa, a referência multibanco para o valor a liquidar também pode ser consultada e, na eventualidade de expiração do prazo da mesma, existe a possibilidade de solicitar uma nova, bem como de enviá-la por SMS para um contacto telefónico.

Também através da EDP Online se pode aderir, de forma simples e rápida, à fatura eletrónica e, desta forma, passar a receber as faturas da energia via email. Uma das grandes vantagens deste serviço reside no facto de se ter acesso permanente a todas as faturas na área de cliente, não sendo necessário solicitar segunda via das mesmas em caso de necessidade.

A adesão ao sistema de débito direto, o qual garante o pagamento atempado das faturas, está igualmente disponível na EDP online. É inclusivamente possível fazer com total segurança a alteração do IBAN, recebendo-se posteriormente as novas condições contratuais em consequência destas mudanças.

O envio de leituras do gás natural e/ou eletricidade é uma das principais funcionalidades da EDP online, sendo possível fazer-se a comunicação de forma simplificada e, desta forma, garantir que as faturas se baseiam em consumos reais. Os utilizadores da aplicação móvel podem até ativar as notificações que, na data ideal, relembram a necessidade de comunicar os valores para esse período de faturação.

A subscrição dos Packs Living EDP também é disponibilizada através da EDP Online, sendo possível a adesão em três simples passos: em primeiro lugar, selecionar o pack mais adequado entre as opções Easy, Smart ou Ful; de seguida, indicar o contrato para o qual é feita a adesão; e, por fim, selecionar o método de pagamento pretendido – existindo a possibilidade de escolher débito direto, multibanco ou CTT - e como se pretende receber a sua fatura – em papel ou por email. Concluído o pedido, dever-se-á receber por email os dados de confirmação da adesão ao Pack, a respetiva documentação e as instruções para conclusão do processo.

Com a EDP online também é possível fazer gestão contratual dos diferentes serviços subscritos, tendo-se acesso a todas as faturas, documentos e condições contratuais. Por fim, esta solução digital da EDP também permite dispor do apoio ao cliente e, através da secção de perguntas frequentes, esclarecer dúvidas a qualquer hora.
Através do apoio ao cliente da EDP os consumidores podem gerir questões contratuais, esclarecer dúvidas, contratar novos serviços e gerir contratos atuais, reportar falhas de energia, obter informações sobre campanhas, vantagens e benefícios para clientes EDP, resolver problemas relacionadas com a área de cliente ou com segurança e privacidade, gerir questão relacionadas com faturas e pagamentos, obter apoio com leituras e solicitar visitas técnicas.

O apoio ao cliente EDP está disponível via telefónica, no site – na área de cliente (por vezes designada de my edp), onde é possível acompanhar o estado do pedido - e através da aplicação móvel. Para solicitar apoio da EDP em caso de avarias de eletricidade pode-se usar a linha gratuita 800 506 506, que está a qualquer hora do dia.

Após o pedido de assistência técnica por falhas na luz, receber-se-á a visita de um técnico e a reposição da eletricidade deverá demorar aproximadamente 30 minutos.

Já nos casos de avarias relacionadas com gás natural, este serviço não é solicitado através do apoio ao cliente EDP mas antes junto dos operadores de rede de distribuição (específico consoante município).

De salientar que clientes com deficiência auditiva podem desfrutar do apoio ao cliente EDP através do Serviin, o atendimento em Língua Gestual Portuguesa. Com uma simples videochamada é possível esclarecer dúvidas acerca de faturas e tarifários, bem como proceder a alterações contratuais, entre outras funcionalidades.
É possível contratar os serviços da EDP no mercado livre presencialmente numa loja EDP ou num agente, via telefónica (através da linha de atendimento 808 53 53 53, disponível das 8h às 20h nos dias úteis) ou online, no site da EDP. Para a adesão online à EDP basta preencher um formulário, no qual será necessário detalhar os dados pessoais e informação do local para onde se pretende contratar a eletricidade, individualmente, ou em conjunto, a luz e gás natural.

De salientar que a contratação dos serviços de eletricidade e gás natural da EDP no mercado livre não implica qualquer custo e é feito de forma simples. Para tal necessitará apenas dos seguintes documentos:
  • Cartão de Cidadão ou documento de identificação pessoal e Cartão de Contribuinte (NIF);
  • NIB (caso pretenda ativar o pagamento por débito direto);
  • Fatura anterior de eletricidade e/ou de gás, consoante o serviço que quiser contratar. Em alternativa, o CPE e/ou o CUI referente à morada onde se pretende contratar o serviço;
  • Caso tenha casa própria, necessitará de apresentar a escritura de compra ou habilitação de herdeiro ou contrato promessa compra e venda, e, caso se trate de uma casa arrendada, deverá apresentar o contrato de arrendamento ou os recibos de arrendamento dos últimos 6 meses.

Na maioria dos casos, as novas adesões e alterações contratuais não implicam qualquer interrupção no fornecimento de energia ou a deslocação de um técnico.

As visitas técnicas apenas são necessárias quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador, em situação de mudança da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases, bem como naqueles casos em que que não se verifiquem leituras do contador há mais de três meses ou quando há alteração de comercializador do mercado regulado (como é o caso da EDP Serviço Universal) para o mercado livre.

No caso de uma nova ligação de eletricidade, o prazo médio para a conclusão da ligação é de cinco dias úteis.