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Energia

O tarifário da EDP inclui os serviços de comercialização de eletricidade e gás:
  • Tarifário EDP Eletricidade Verde - fornecimento através de várias opções horárias – Tarifa EDP Simples, Tarifa EDP Bi-Horária Semanal, Tarifa EDP Bi-Horária Diária, Tarifa EDP Tri-Horária Semanal e Tarifa EDP Tri-horária Diária - e com potências contratadas entre 1,15 kVA e 41,4 kVA. A EDP também oferece um tarifário de energia 100% verde, produzido através de fontes renováveis.
  • Tarifário EDP Gás Natural e Eletricidade Verde – fornecimento de eletricidade em conjunto com gás canalizado, o qual é disponibilizado com base em quatro escalões de consumo diferentes.
  • Tarifário EDP Condomínios – este plano destina-se ao fornecimento de eletricidade para condomínios, com o mesmo leque de opções horárias que o o Tarifário EDP Eletricidade Verde, sendo que poderá ter descontos desde 5% a 20%, consoante o horário do plano contratado.

A escolha das tarifas EDP deve ser feita consoante o nível de consumo de eletricidade de cada família e o horário preferencial de consumo. Nesse sentido, as tarifas EDP Comercial permitem que os consumidores optem pela opção horária que melhor lhes convier, podendo esta obedecer a um ciclo diário, no qual os períodos horários são iguais todos os dias do ano, ou a um ciclo semanal, no qual os períodos horários mais económicos são diferentes nos dias úteis e aos fins de semana.

Tarifas EDP Simples: a energia elétrica tem sempre o mesmo preço, independentemente da hora do dia e do dia da semana em que está a ser consumida. Estas poderão ser as tarifas EDP mais adequadas para quem tem os consumos repartidos ao longo do dia ou cujo consumo a partir das 22h é inferior a 20% do total do seu consumo diário.

Tarifas EDP Bi-Horárias (diárias ou semanais): a eletricidade tem dois preços distintos consoante os períodos horários de consumo, que correspondem ao período de horas de Vazio, no qual é energia apresenta um custo menor, dado que neste intervalo de tempo geralmente o consumo é mais baixo; e o período das horas de Fora de Vazio, em que a energia tem um custo superior, que corresponde um limite horário em que o consumo é maior. As tarifas bi-horárias podem ser diárias ou semanais, dividindo-se as horas em dois grupos com preços diferentes.

Tarifas EDP Tri-Horárias (diárias ou semanais): contemplam três intervalos de tempo em que o consumo de energia elétrica apresenta preços diferentes, nomeadamente: as horas de Vazio, com energia com um preço inferior; as horas Cheias, com um custo intermédio; e as horas de Ponta, com o preço mais elevado. À semelhança das tarifas bi-horárias, as tarifas tri-horárias podem ser diárias ou semanais, dividindo-se as horas em três grupos com preços diferentes, sendo que o objetivo é fomentar o crescimento do consumo nos horários em que menos kWh são consumidos.
O preço do kWh da EDP na eletricidade varia consoante a opção horária, o ciclo horário e a potência contratada, podendo os consumidores ter acesso a condições contratuais mais vantajosas pela contratação a serviços complementarias e/ou pela adesão ao débito direto e/ou fatura eletrónica.

O preço da luz na EDP para potências contratadas entre 1,15kVA e 20,7KVA diverge significativamente consoante o horário da tarifa contratada. Se optar pela tarifa de eletricidade simples, mediante os descontos praticados, o preço da EDP eletricidade poderá variar entre os 0,01008€/kWh e os 0,4847€/kWh. Já se optar pelos planos bi-horário ou tri-horário (seja diária ou semanal) o preço por €/kWh irá aumentar significativamente.

São aplicados descontos até 20% ao contratar eletricidade EDP, que depois se irão refletir consoante a potencia contratada para a sua casa. Relativamente às condições de pagamento, o cliente pode optar entre o débito direto e o multibanco, com a opção de receber a fatura tanto em formato eletrónico ou em papel. Através do nosso simulador de eletricidade, irá encontrar a tarifa EDP de luz ideal para si e contratar na nossa plataforma.
O Gás Natural EDP é um serviço contratado juntamente com a eletricidade, não sendo oferecida a sua contratação isolada.

Todos os clientes domésticos de gás natural EDP estão ligados em baixa pressão, tendo consumos anuais inferiores ou iguais a 10.000 m3 (excedendo este total passam a ser classificados como clientes industriais). O preço do gás natural EDP, isto é, as suas tarifas, está dividido em quatro escalões, os quais são definidos de acordo com total de consumo anual de cada cliente. O escalão 1 contempla consumos de 0 a 220 m3/ano, o escalão 2 de 221 a 500 m3/ano, o escalão 3 de 501 a 1.000 m3/ano e, por fim, o escalão 4 contempla consumos de gás natural EDP de 1.001 a 10.000 m3/ano.

De salientar que o preço do preço m3 do gás natural EDP é convertido para kWh de forma a cumprir as diretrizes europeias, as quais ditam que os consumos de gás natural sejam faturados em unidade de energia - quilowatt-hora (kWh), ao invés de unidade de volume - metro cúbico (m3).

É possível contratar os serviços da EDP no mercado livre presencialmente numa loja EDP ou num agente, via telefónica (através da linha de atendimento 808 53 53 53, disponível das 8h às 20h nos dias úteis) ou online, no site da EDP. Para a adesão online à EDP basta preencher um formulário, no qual será necessário detalhar os dados pessoais e informação do local para onde se pretende contratar a eletricidade, individualmente, ou em conjunto, a luz e gás natural.

De salientar que a contratação dos serviços de eletricidade e gás natural da EDP no mercado livre não implica qualquer custo e é feito de forma simples. Para tal necessitará apenas dos seguintes documentos:
  • Cartão de Cidadão ou documento de identificação pessoal e Cartão de Contribuinte (NIF);
  • NIB (caso pretenda ativar o pagamento por débito direto);
  • Fatura anterior de eletricidade e/ou de gás, consoante o serviço que quiser contratar. Em alternativa, o CPE e/ou o CUI referente à morada onde se pretende contratar o serviço;
  • Caso tenha casa própria, necessitará de apresentar a escritura de compra ou habilitação de herdeiro ou contrato promessa compra e venda, e, caso se trate de uma casa arrendada, deverá apresentar o contrato de arrendamento ou os recibos de arrendamento dos últimos 6 meses.

Na maioria dos casos, as novas adesões e alterações contratuais não implicam qualquer interrupção no fornecimento de energia ou a deslocação de um técnico.

As visitas técnicas apenas são necessárias quando a eletricidade da casa não estiver ligada ou quando não esteja instalado um contador, em situação de mudança da potência contratada, da tarifa horária ou do número de fases, bem como naqueles casos em que que não se verifiquem leituras do contador há mais de três meses ou quando há alteração de comercializador do mercado regulado (como é o caso da EDP Serviço Universal) para o mercado livre.

No caso de uma nova ligação de eletricidade, o prazo médio para a conclusão da ligação é de cinco dias úteis.
A fundação da EDP remonta a 1976, ano em que, na sequência de um processo de fusão de treze empresas do setor elétrico do nosso país são nacionalizadas em 1975.

Como consequência da liberalização do mercado de energia, a partir de 2006 todos os consumidores de energia elétrica passaram a poder escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade. Assim, a gestão dos processos de mudança de comercializador passa a ser uma função da EDP Comercial. Hoje a EDP é o maior produtor, distribuidor e comercializador de eletricidade no nosso país.

No que à produção de eletricidade diz respeito, a mesma é efetivada através da geração térmica e hídrica, uma responsabilidade da EDP Produção, bem como de geração eólica, uma responsabilidade da EDP Renováveis. Por sua vez, a EDP Distribuição é, em Portugal continental, o Operador de Rede de Distribuição. Finalmente, a comercialização de energia concretiza-se através da EDP Comercial, no caso do mercado liberalizado, e, no caso do mercado regulado, através da EDP Serviço Universal.
A EDP Serviço Universal (EDP SU) é a comercializadora do mercado regulado, disponibilizando energia elétrica consoante os preços e tarifas regulados pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. A EDP Universal, que alterou a sua designação para SU Eletricidade no início de 2020, não disponibiliza gás natural.

Enquanto comercializador de último recurso, a EDP SU, garante a prestação universal do fornecimento de eletricidade a consumidores cujo atual comercializador não disponibilize tarifas reguladas, a clientes vulneráveis a nível económico-financeiro, e a consumidores em locais em que não existam empresas de eletricidade em regime de mercado ou cujo comercializador em regime de mercado tenha ficado impedido de exercer a atividade.

Através da EDP Universal online é possível fazer novos contratos, comunicar leituras de eletricidade e gerir contratos existentes.
A EDP Online é uma solução digital que onde os clientes da companhia podem fazer a gestão contratual de todos os serviços, enviar leituras dos contadores de eletricidade e/ou gás natural e, no caso dos dispositivos móveis, receber notificações na data ideal de envio das leituras.

Como com a EDP online é possível concentrar toda a gestão dos contratos da energia num só lugar, os quais ficam acessíveis a todo o momento, esta solução digital vem evitar a preocupação de conservação de faturas e respetivos dados de pagamento.

Na EDP online pode-se proceder à modificação de dados e preferências de forma simples e rápida, em poucos cliques: desde alterar a morada, o IBAN, o endereço de e-mail ou, inclusivamente, a potência contratada.

O acesso à EDP online pode ser feito através da área de cliente no site da EDP (por vezes denominada de my edp), sendo necessário fazer um registo de utilizador com email e telefone, ou através da app EDP Online. O download da aplicação pode ser feito na Play Store (Android) ou na App Store (iOS), sendo necessário também deter um registo de utilizador.
A comunicação de leituras pode ser feita através de diferentes formas, quer online, quer via telefónica ou até fisicamente numa loja EDP.

EDP Online através do Computador - O processo de envio de leituras à EDP online, no computador, é muito simples: deve aceder à de cliente edp online, fazer login e selecionar, no separador “Contratos”, o contrato para o qual quer enviar a leitura. Depois é necessário aceda a “Leituras” e clicar em “Enviar leitura”. Após inserir o valor a comunicar no campo respetivo, basta clicar em “Confirmar” para submeter a leitura.

EDP Online no smartphone ou tablet - O processo de comunicação de leituras à EDP no smartphone ou tablet é feito através da aplicação edp online, que está disponível quer na App Store (iOS) como na Play Store (Android).

Site da EDP (edp.pt) - No site edp.pt pode aceder ao formulário de envio de leituras. Para tal deverá inserir o CPE e a opção horária do seu contrato. Posteriormente terá de indicar o valor da leitura referente a cada período horário (Simples, Bi-horária, Tri-horária).

Linha telefónica gratuita da EDP – Ligando para o número gratuito 800 10 53 53, que está disponível 24 horas por dia, poderá enviar leituras e consultar dados para pagamento. Nesta linha exclusiva para esta finalidade deverá seguir as instruções da gravação automática, marcando “1” para enviar leituras e, depois, marcando o número de contribuinte do titular do contrato.

Lojas EDP e agentes - Para proceder à comunicação da leitura do contador numa loja ou agente, terá de indicar o seu o Número de Identificação Fiscal e, caso detenha vários contratos com a EDP no mercado liberalizado, indicar também a morada para a qual quer comunicar a leitura.