211 165 765 (custo de chamada para a rede fixa nacional)
Seg - Sex: 10h às 19h
Precisa de ajuda?
211 165 765
Seg - Sex: 10h às 19h
Custo de chamada para a rede fixa nacional
Ligar
Paineis Solares

Painéis Solares

Ajudamos a escolher a solução solar ideal, para uso doméstico ou empresarial

checkmark
Comparamos todo o mercado fotovoltaico
checkmark
Oferecemos apoio 100% personalizado e gratuito
checkmark
Facilitamos o processo de adesão

Encontramos a melhor solução por si

Nome completo

Campo obrigatório

sp.landing.calculator.format.error

Email

Campo obrigatório

O endereço de email inserido não é válido

Telemóvel

Campo obrigatório

O número de telefone inserido não é válido

Conheça as vantagens de instalar painéis solares

Leia os últimos artigos do blog

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e das melhores dicas de poupança.

Perguntas frequentes
O que são Painéis Solares?
Os Painéis Solares são equipamentos utilizados para converter a energia solar em energia elétrica. Para tal, são constituídos por células de materiais semicondutores que convertem a luz do sol em eletricidade.

A quantidade de eletricidade produzida depende, entre outros fatores, do grau de intensidade dos raios solares, o que varia consoante a hora do dia e as estações do ano. Por isso, para uma maior produção de energia elétrica, estes painéis devem ser instalados em regiões soalheiras.

Numa situação de ausência de sol ou de insuficiente produção de energia elétrica, a utilização de eletricidade será feita com recurso à Rede Elétrica.
Onde podem ser instalados os Painéis Solares?
Os Painéis Solares são habitualmente instalados no telhado de uma moradia ou num terreno, podendo também ser instalados em quintais ou terraços, caso permitido, desde que no local não exista sombreamento.

É proibida a instalação de Painéis Solares em locais com contadores provisórios (ex.: de obras), pelo que a contratação deve ser feita somente após o contador definitivo estar instalado.
Quais os tipos de Painéis Solares disponíveis?
Monocristalinos – Têm células de maiores dimensões e de constituintes nobres (ex.: diamante), exibindo maiores coeficientes de eficiência energética. Por serem mais complexas, as técnicas de produção são mais caras, o que se reflete no preço final.

Policristalinos – Têm células de menores dimensões e de constituintes menos nobres (ex.: cobre e ferro), exibindo um rendimento inferior ao dos Painéis Monocristalinos. Por apresentarem um custo de produção inferior, este tipo de Painéis tem vindo a ganhar popularidade.

Bifaciais – Contêm duas faces de células capazes de produzir eletricidade, estando a superior diretamente virada para o sol e tendo a inferior o propósito de aproveitar a radiação indireta refletida do local de instalação do painel.

Outros – Existem outros tipos de Painéis Fotovoltaicos, como por exemplo, os Painéis Thin-film — que têm células muito finas que podem ser integradas noutros componentes, como vidros, telhas, alvenaria e outros, permitindo que estas soluções construtivas passem a produzir energia elétrica.

Quais são as principais vantagens dos Painéis Solares?
  1. Poupança no Consumo:

  2. Ao produzir eletricidade de forma gratuita durante o dia através de um Painel Solar, parte das necessidades energéticas de uma casa são satisfeitas, reduzindo a dependência do consumo de energia da Rede Elétrica e assim, poupa na fatura de energia. O valor da poupança varia consoante o aproveitamento da eletricidade gerada pelos painéis, que por sua vez, depende do padrão de consumo de eletricidade de cada habitação.

  3. Eletricidade Verde

  4. A Energia Solar é uma opção sustentável, dado que é uma fonte de energia renovável, verde e silenciosa. Recorrendo à radiação solar para produzir eletricidade, a utilização de Painéis Solares contribui para a redução da pegada ecológica, mediante a diminuição das emissões de CO2.

  5. Fácil Manutenção

  6. Os Painéis Fotovoltaicos apresentam um tempo médio de vida útil de 25 anos e, uma vez instalados, são praticamente livres de manutenção, com exceção da limpeza da sua superfície. É ainda recomendada uma limpeza anual, para uma maximização do seu desempenho.

  7. Valorização da casa

  8. Ao instalar Painéis Solares pode aumentar a classe de eficiência energética e por consequência o valor da sua casa. Casas com Painéis Fotovoltaicos são, por norma, mais valorizadas no mercado imobiliário devido às vantagens económicas e ambientais a elas associadas.

  9. Auto-suficiência energética

  10. Com Painéis Solares instalados em casa irá tornar-se menos dependente da rede elétrica e, por consequência, menos suscetível a possíveis quebras no fornecimento energético. A utilização desta energia renovável pode ser particularmente útil em áreas mais remotas onde podem ocorrer quedas de energia mais frequentemente.

Como funcionam os Painéis Solares?
A eletricidade gerada pelos Painéis Solares produz uma corrente contínua incompatível com os equipamentos elétricos de uso doméstico, pelo que, de modo a ser consumida, tem de ser convertida para corrente alternada, através de um inversor.

Idealmente, toda a energia elétrica produzida pelos Painéis Fotovoltaicos deve ser consumida pelo utilizador após a sua produção e conversão. No entanto, esta pode também ser armazenada em baterias solares para consumo posterior. A energia produzida e não consumida, em cada período de 15 minutos, é considerada “excedente de produção” e será injetada na Rede Elétrica, através de Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC). De um modo geral, este excedente não confere direito a qualquer remuneração.
O que é necessário para se tornar um produtor de autoconsumo?
Para se tornar um produtor de autoconsumo e tirar proveito da instalação dos Painéis Solares é necessário:
  • Um contador inteligente instalado e devidamente parametrizado
  • O registo das UPAC no portal da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
Este registo é fundamental para a medição dos consumos e energia injetada, pelo que, na ausência do mesmo, o Operador de Rede de Distribuição (E-redes) não reconhecerá a instalação como UPAC, impedindo o apuramento do saldo entre a energia da Rede Elétrica e a energia consumida. A DGEG é “um serviço da administração central direta do Estado que tem por missão contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas relativas à energia e aos recursos geológicos, numa ótica de desenvolvimento sustentável e de garantia da segurança do abastecimento”.
Como funciona o processo de contratação de um Painel Solar?
Após uma análise e simulação dos consumos médios de uma casa/empresa e a definição do sistema de Energia Solar que melhor se adapta ao cliente em particular, dá-se início ao processo de contratação.

No caso de se tratar de uma potência igual ou inferior a 350 W, a instalação não carece de controlo prévio. Por outro lado, potências que variem entre 350 W e 30 kW, requerem ser previamente comunicadas à DGEG.

Após a verificação da viabilidade técnica, é realizada a instalação dos Painéis Solares, iniciando-se a produção energia elétrica e a poupança na fatura da luz.

Ainda que estes sistemas de autoconsumo possam ser instalados pelo próprio consumidor, é indicado o contacto com um instalador especializado e credenciado, de forma a assegurar o cumprimento integral das regras de segurança e a otimização das condições de funcionamento. Po
Quanto tempo demora a recuperação total do investimento e até quanto se pode poupar na fatura de eletricidade?
Caso se consuma a totalidade da energia produzida, é possível recuperar o investimento ao fim do quarto ano e ter lucro a partir desse momento até ao fim da vida útil do sistema. No entanto, em média, os consumidores levam entre 5 a 10 anos a recuperar o investimento, dependendo do número de Painéis Solares instalados e sua localização, e da poupança anual na fatura de eletricidade, que pode variar entre 20 e 50%, de acordo com os vários players do mercado – EDP, Galp, Gold Energy, Iberdrola.

É possível que um utilizador de Painéis Fotovoltaicos se torne simultaneamente um produtor, comercializando a eletricidade produzida em excesso e integrando comunidades de Energia. Uma das empresas dedicadas ao apoio e desenvolvimento deste processo é a Energia Unida, da GreenVolt.
Quais as condições de pagamento de um Sistema de Painéis Solares?
Os clientes podem optar por pagar um Sistema de Painéis Solares através de uma das seguintes modalidades:
  • Pronto pagamento
  • Pagamento sem juros entre 3-5 anos

Para saber mais sobre os preços dos Painéis Solares e como se procede à instalação, basta preencher o formulário acima e a nossa equipa especializada irá entrar em contacto.
Qual a taxa de IVA em vigor a que estão sujeitos os Painéis Fotovoltaicos?
No dia 1 de julho de 2022, entrou em vigor a redução do IVA dos Painéis Fotovoltaicos para 6%, uma medida do Governo Português que visa a aceleração da transição enérgica no país, um dos pilares da Estratégia Europeia para 2030, que rege o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com esta medida, aumentaram significativamente os benefícios da instalação de Painéis Solares numa habitação.
Que apoios do Governo existem para a instalação de energia solar?
Hoje em dia existem já alguns apoios em vigor que têm como objectivo incentivar a transição energética para fontes de energia renováveis. Para a instalação de Painéis Solares, existe o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e também o "Vale Eficiência, que se destina a famílias que estejam a usufruir da tarifa social de energia.

Ambas as iniciativas incluem apoios à aquisição de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, sendo que a comparticipação por parte do Governo varia significativamente. No caso do Programa de Apoio a Edifícios + Sustentáveis, por exemplo, o Estado financia a 85% com o limite de 2.000 euros para a instalação de Painéis Solares, já para quem beneficia do "Vale Eficiência", o montante máximo aplicável é de 1.300 euros por candidatura.

Conteúdo Revisto por Regina Xavier em 

Managing Director Energia

Autorizados pelo Banco de Portugal

Logo Banco Portugal
O ComparaJá é uma Sociedade Anónima registada em Portugal com o número de identificação de pessoa coletiva 513 523 642. O ComparaJá atua como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal para a prestação de serviços de consultoria e intermediação de crédito com o número 0000375 e com os números de contratos de seguros PI-37084518J0 e PI-37084718J0, celebrados com a Liberty Mutual Insurance Europe Limited e vários sindicatos Lloyd’s em 19-06-2020 e válidos até 18-06-2021. Para consultar o registo da ComparaJá como intermediário de crédito junto do Banco de Portugal deverá aceder à seguinte hiperligação: www.bportugal.pt/intermediariocreditofar/comparaja-unipessoal-lda.