Fruto de recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que tinha como objetivo garantir o maior acesso a cuidados de saúde, nasce a AdvanceCare.
Criada em 1998, esta prestadora de serviços na área da gestão de planos de saúde, resultou de uma joint-venture de empresas líderes no mercado dos seguros. Juntas - a Companhia de Seguros Tranquilidade, Victoria Seguros, a Espírito Santo Seguros e duas instituições internacionais, Munich Re e United HealthCare – fundaram a AdvanceCare.
Já em 2007, a AdvanceCare inicia a gestão de subsistemas de saúde privados. O primeiro cliente foi a CIMPOR, seguindo-se os subsistemas SAMS – Sul e Ilhas, a PT-ACS e a ADV Angola.
Em 2008, motivada pelas agitações do mercado nacional e internacional, passou a ser detida pela Companhia de Seguros Tranquilidade, pelo BES – Companhia de Seguros e pela United Health International.
Inicialmente, a AdvanceCare dedicava-se à gestão das carteiras de seguros de saúde dos seus acionistas. A pouco e pouco, com o propósito de diversificar o seu portefólio, esta prestadora passou a ter outras seguradoras como clientes, nomeadamente a AXA Portugal, a Lusitania, a Açoreana, a Mutuelle Générale de L’Education Nationale, a Popular Seguros, a Groupama Seguros e a LOGO.
Em 2012, começou também a gerir a carteira da N Seguros. Foi nessa altura que incorporou um novo serviço de gestão de sinistros com dano corporal em diferentes ramos como como acidentes pessoais, responsabilidade civil automóvel, ramo vida e acidentes de trabalho.
Em 2013, seguindo a estratégia de diversificação, a AdvanceCare aposta na melhoria da avaliação do risco dos potenciais clientes a seguros de saúde e vida. Neste contexto, esta prestadora passa a gerir as seguradoras Tranquilidade, a Liberty e o Aegon-Santander.
O ano de 2015 fica marcado por uma nova alteração acionista, altura em que a Apollo Global Management compra 100% do capital social da AdvanceCare.
Em janeiro de 2020, o grupo italiano Generali adquire o Grupo AdvanceCare em Portugal. Além desta, a Generali é detentora de outras seguradoras como a Tranquilidade, a Açoreana e a LOGO.
Em abril deste ano, e sempre na vanguarda da inovação, a AdvanceCare lançou uma plataforma online para consultas. Perante o contexto pandémico provocado pelo novo coronavírus, o objetivo é permitir que os médicos continuem a acompanhar os doentes à distância, através de videochamada.
Ao longo da sua existência, a AdvanceCare saúde tem apostado na qualidade dos serviços que presta, tendo sido a primeira gestora de serviços de saúde a obter duas certificações: Certificação de Qualidade NP EN ISO 9001, em 2009; e o NP ISO 10002, em 2013.
Este investimento tem-lhe valido várias distinções ao longo do tempo, entre as quais a aquisição do Índice de Excelência, em 2015.
Atualmente, a AdvanceCare conta com 34 parceiros institucionais e tem sob sua gestão quase um milhão de clientes.