Tudo o Que Precisa de Saber Sobre Tarifários de Internet

Quais os Diferentes Tipos de Ligação e Velocidades em Portugal?
Banda Larga
Banda Larga é um tipo de ligação à internet com grande largura de banda, permitindo-lhe usufruir de um desempenho mais eficiente da internet.

Pode aceder à internet de banda larga através de:
  • Telefone fixo
  • Cabo
  • Satélite


Pode estabelecer ligação a uma banda larga sem fios no seu computador, computador portátil, telemóvel e tablet, bem como noutros aparelhos desde os quais possa aceder à internet.
A banda larga oferece uma ligação constante à internet, ao contrário de outros métodos, como o dial-up.
Banda larga de fibra ótica
Os cabos de fibra ótica são usados para tornar a ligação à internet mais rápida do que qualquer outro tipo de conexão. No entanto, não existe ainda cobertura de fibra ótica em todo o país. É altamente aconselhável verificar se a sua área de residência beneficia desta cobertura.
Banda larga de ADSL
A banda larga ADSL é um tipo de ligação à internet que se serve da linha telefónica para tal. Ao contrário do dial-up, o ADSL permite a realização de telefonemas em simultâneo com a navegação na internet, através da utilização de um microfiltro. O ADSL oferece velocidades de download mais rápidas do que de upload. Esta particularidade não representa um problema para quem não pretenda realizar muitos uploads.
Banda larga móvel
O termo banda larga móvel pode ser algo confuso: não faz referência à banda larga para telemóveis, mas sim à ligação a redes sem fios a partir de dispositivos móveis. A banda larga móvel permite aos seus utilizadores moverem-se pela casa e continuarem conectados à internet desde qualquer aparelho: computador portátil, smartphone, tablet, ou todos ao mesmo tempo.
Internet dial-up
A internet dial-up permite aos utilizadores terem acesso à internet através de uma rede telefónica. Nesta modalidade de acesso, o utilizador não pode usar a internet e o telefone fixo ao mesmo tempo. Este tipo de internet é também mais lento do que a banda larga e mais inconveniente, por implicar uma ligação constante à linha telefónica através de cabo. Revela-se no entanto bastante útil em locais em que não haja internet de banda larga.
De que é que preciso para me conectar à internet?
Para poder aceder à internet, precisará de acesso a:

  • Uma linha de internet ativa e compatível.
  • Um router (muitas vezes vem já incluído quando assina o contrato).
  • Um microfiltro (caso utilize ADSL).
  • Um aparelho com ligação à internet, como um computador, um smartphone ou um tablet
  • O aparelho do qual pretende iniciar a ligação deve ter:
  • Acesso à rede sem fios OU a um pórtico de ethernet;
  • Um browser de internet instalado.
O que é um roteador?
Um router é um aparelho que permite conectar vários dispositivos a uma rede de área local (LAN) ou uma rede de área local sem fios (WLAN) e usar a internet. Sem routers, seria necessário pagar separadamente para ser possível conectar cada dispositivo à internet. Pode ser necessário conectar o dispositivo de onde se pretende iniciar a ligação à internet ao router através de um cabo, havendo também routers sem fios que funcionam através de antena.
Quando subscreve um contrato, o seu fornecedor irá provavelmente enviar-lhe um router - muitas vezes sem acréscimo no preço - como parte do pacote de adesão. Uma vez fornecido pela própria empresa, o router é sem dúvida compatível. Caso não lhe tenha sido entregue um router, verifique a compatibilidade do seu router, ou de qualquer outro que pretenda comprar, para ter a certeza de que será capaz de aceder à internet quando o usar.
Quantos dispositivos posso conectar à minha rede de internet?
Pode conectar vários dispositivos à sua rede de internet. O número exato depende de cada operadora, por isso preste atenção às condições do tarifário que pretende subscrever, especialmente se tiver vários dispositivos em casa.
O que são pacotes de internet?
Um pacote de internet é um conjunto de serviços que normalmente inclui telefone, televisão e internet. Isto significa que terá de pagar apenas uma fatura por todos os serviços subscritos. Aderir a um pacote deste tipo ajudará a garantir que tem as suas contas em ordem. Com tanta oferta no mercado, as operadoras promovem pacotes com valores muito competitivos, e geralmente muito atrativos comparando com o valor individual de cada serviço.
Precisa de ajuda a escolher o melhor plano para si? Nós ajudamo-lo!
Como é que posso fazer upgrade para um negócio melhor?
Se o seu contrato com a sua operadora expirou, pode explorar e comparar outras ofertas rapidamente no nosso comparador. Manter-se com a mesma operadora pode parecer mais fácil, e talvez ache que não haverá grande diferença entre todos os serviços do mercado, mas ao comparar os diferentes tarifários que existem em Portugal irá dar-se conta de que está a perder excelentes oportunidades de poupança.
O nosso comparador grátis permite-lhe comparar os tarifários pelo valor da mensalidade, fornecedor, especificidades do pacote, velocidade, período mínimo de contrato ou limite de downloads. Encontre o serviço adequado às suas necessidades personalizando a sua pesquisa.
O meu contrato não expirou, mas quero mudar para outro, posso cancelá-lo?
Depende dos termos do contrato vigente, e de há quanto tempo assinou o contrato. Eis alguns fatores constantes do seu contrato que irão dar-lhe uma ideia mais clara sobre se deverá ou não cancelá-lo:
Por quanto tempo dura o contrato?
Os contratos podem durar 12, 18, ou 24 meses. Se o seu contrato tem um período de fidelização mais longo, terá alguns encargos por cancelá-lo, equivalentes às ofertas de que beneficiou aquando da celebração do contrato. Estes valores podem ser muito exigentes mas também podem compensar, dependendo das ofertas que a operadora lhe disponibilizou.
Existe um período experimental?
Em casos de celebração de contrato à distância é possível proceder à livre resolução do contrato nos primeiros 14 dias de utilização.
Existem taxas associadas ao cancelamento antecipado do contrato?
Quando decide cancelar o seu contrato, ser-lhe-á cobrado o valor das ofertas das quais beneficiou e este valor pode variar.
Existe uma antecedência mínima para avisar que quero rescindir o contrato?
Assim que quiser cancelar o serviço, contacte a sua operadora o mais rapidamente possível, para saber como funciona a sua política de cancelamento. Frequentemente é possível fazer isto ao telefone com um agente, mas muitas vezse é necessário enviar carta registada a solicitar o cancelamento..
Não encontrou a informação que procurava? Experimente procurar na nossa página de glossário e verifique se os termos listados respondem às suas questões.
Saiba tudo o que precisa sobre a oferta de internet de banda larga em Portugal.
Se acha que encontrou algumas opções de tarifário muito competitivas e quiser verificar as diferenças entre cada uma, use o nosso comparador e conclua rapidamente qual é a acertada para si.

Compare e adira em 3 passos

Porquê o ComparaJá.pt?

100% gratuita
Rápida e simples
Imparcial e independente

O ComparaJá.pt é o portal de referência dos portugueses na hora de escolher os melhores produtos financeiros para o seu perfil e necessidades. A nossa plataforma apresenta informações atualizadas e fidedignas de uma forma transparente e descomplicada.

Testimonial person
Foi através do ComparaJá.pt que consegui rapidamente comparar todas as ofertas de mercado e escolher a oferta que mais se enquadrava com o que pretendia.
Diogo Antunes, 29 anos, Montijo

Já ajudámos milhares de portugueses a poupar.

Simulações realizadas nas últimas 24 horas.

Dicas de Finanças Pessoais exclusivas

Fique a par das últimas novidades financeiras e receba as melhores dicas sobre como poupar dinheiro ao subscrever a nossa newsletter.

Últimos Artigos

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e as melhores dicas de poupança.
Veja todos os artigos do nosso blog