Menu
Ligue
Ligue 211 165 765 Seg - Sex: 10h às 19h

Sucesso - terminou sessão

Enviaremos um email com as instruções para poder alterar a sua palavra-passe

Glossário de TV Net Voz

Amplificador de sinal
Dispositivo destinado a elevar o nível do sinal que recebe na entrada do amplificador.
ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações)
Autoridade Reguladora Nacional (ARN) em Portugal, que tem por missão a regulação, supervisão, fiscalização e sancionamento no âmbito das redes e serviços de comunicações eletrónicas.
Antena
Elemento que recebe (e em alguns casos emite) sinais sonoros e televisivos.
Assinante
Assinante ou cliente é a pessoa singular ou coletiva que contrata serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público e fornecidos pelas operadoras.
ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line)
Tecnologia de comunicação de acesso à Internet que transmite dados através de uma linha de telefone.
Base de dados de assinantes ou lista de devedores
Sistema que identifica os assinantes que incorram em incumprimento do pagamento dos contratos celebrados, autorizado para os devidos efeitos pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, ao qual qualquer operador pode aderir desde que respeite as regras aplicáveis. Qualquer operador pode recusar-se a contratar com utilizadores cujos dados estejam incluídos na lista de devedores. Todavia, no caso da NOS Comunicações, que é o operador do serviço universal de telefone fixo, esta não pode, em qualquer circunstância, recusar-se a contratar a prestação do serviço de telefone fixo.
Bit
Sendo a abreviatura de “Binary Digit”, trata-se de uma unidade de dados usada em computação, sendo a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Quando se fala de pacotes de Internet e este termo aparece, o mesmo designa a unidade de transmissão de dados da conexão.
Bitrate
Número de bits processados por segundo, minuto ou hora. Quanto mais alto for o bitrate, mais veloz é a transferência de dados e mais rapidamente esta é enviada de um aparelho para outro.
Byte
Unidade de informação digital que equivale a 8 bits, usando-se para indicar a quantidade de armazenamento ou memória de um determinado dispositivo.
Cessação antecipada do contrato
Extinção do contrato, por iniciativa do assinante, antes do fim do período de fidelização a cujo cumprimento está vinculado contratualmente, na sequência de declaração dirigida à empresa para o efeito e devidamente fundamentada.
Comunicações eletrónicas
Serviço oferecido, geralmente mediante remuneração, que consiste no envio de sinais através de redes de comunicações eletrónicas. Inclui serviços de telecomunicações - telefone fixo, telefone móvel, internet fixa, internet móvel e televisão por subscrição - e serviços de transmissão em redes utilizadas para radiodifusão.
Denúncia
Declaração pela qual uma das partes contratantes (assinante ou operador) comunica à outra a sua vontade de cessar o contrato mediante pré-aviso previsto contratualmente. Os procedimentos para a denúncia por iniciativa do assinante estão sujeitos a regras definidas pela ANACOM.
Direito de livre resolução
Direito legal reconhecido aos consumidores que lhes permite, em determinadas condições, cancelar livremente um contrato celebrado à distância ou fora do estabelecimento comercial do operador no prazo de 14 dias, sem necessidade de invocar um motivo justificativo e sem qualquer penalização.
DTH (Direct To Home)
Método de transmissão de televisão por satélite.
DVB-T (Digital Video Broadcasting – Terrestrial)
Standard de transmissão de vídeo digital terrestre.
Downloading
É o processo de transferir ficheiros de um sistema para um dispositivo através de uma conexão de rede. Normalmente, os contratos de Internet especificam um limite de downloads que restringe a quantidade de dados que se poderá transferir mensalmente. Exceder este limite pode resultar em custos extra, no corte da Internet ou mesmo numa redução significativa da velocidade da Internet.
Ethernet
A Ethernet é uma tecnologia usada para conectar vários computadores a uma rede LAN. A porta de Ethernet é uma entrada no computador na qual deve ser inserido o cabo de Ethernet.
Fibra ótica
Tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade através de cabos extremamente finos que são feitos a partir de material reflexivo.
Ficha de Informação Simplificada (FIS)
Documento a disponibilizar pelas operadoras para cada oferta dirigida aos utilizadores finais, que obedece aos modelos pré-definidos por regulamento.
HD (High-Definition)
Sigla inglesa que designa a formato de imagem de alta definição.
HDMI (High-Definition Multimedia Interface)
Interface multimédia de alta definição que transmite sinais digitais de vídeo e áudio entre um descodificador e um televisor, indispensável para se poder ver televisão em alta definição.
Hotspot
A palavra hotspot designa um lugar onde é possível aceder à Internet através de uma rede sem fios de área local (WLAN). Os hotspot normalmente encontram-se em locais públicos e estabelecimentos comerciais, podendo ser acedidos por qualquer pessoa.
Interface
Dispositivo que permite efetuar trocas de informação entre dois sistemas.
Internet aberta
Princípio que assegura aos cidadãos europeus o livre acesso a conteúdo e serviços online, sem qualquer discriminação ou interferência dos operadores do acesso à Internet, sujeito, no entanto, a um número limitado de exceções. Este princípio assegura que as operadoras não podem bloquear o acesso a conteúdos, serviços ou aplicações, a não ser que tal se revele indispensável para cumprir a legislação nacional ou da União Europeia.
ISP (Internet Service Provider)
ISP é a designação dada a fornecedores de serviços de Internet.
IP
IP (ou Endereço IP) é uma sigla que designa Protocolo de Internet e refere-se a uma série de algarismos que identificam um determinado dispositivo (que pode ser um smartphone, um computador, etc.) que acede à Internet.broadband.glossary.term.title.27=Latência ou delay
LTE (Long Term Evolution)
Sistema de comunicações sem fios de grande velocidade para comunicações móveis e de dados, resultante da evolução dos sistemas 2G e 3G.
Mbps
Sigla que significa Megabits por segundo, sendo uma medida que informa sobre a rapidez da transmissão de dados numa rede fixa ou sem fios.
Mensagens de valor acrescentado ou serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem
Serviços de informação prestados pelas operadoras através de mensagem suportada em serviços de comunicações eletrónicas (SMS e MMS), que impliquem o pagamento, pelo consumidor, de forma imediata ou diferida, de um valor adicional como retribuição pela prestação do conteúdo transmitido.
MMS (Multimedia Messaging Service)
Serviço de envio e receção de mensagens multimédia.
Modem
Dispositivo que permite converter sinais analógicos em digitais e vice-versa, permitindo conectar um computador a uma linha telefónica e aceder à Internet.
Multiple play ou pacotes de serviços
Conjunto de serviços de uma operadora agregados numa única fatura. Um só pacote pode incluir desde dois a cinco serviços. A modalidade 2P (double play) trata-se de um pacote com apenas dois serviços que inclui o telefone fixo e o serviço de banda larga fixa ou o serviço de televisão. Os pacotes 3P (triple play) englobam três serviços, que normalmente são os de televisão, telefone e Internet fixa. No entanto, atualmente já existem variações destes pacotes 3P que permitem trocar o telefone fixo pelo telemóvel. Existem ainda pacotes 4P (quadruple play), que abrangem quatro serviços: televisão, Internet fixa, telefone e telemóvel. Por fim, há os pacotes 5P (quintuple play), que englobam os cinco serviços disponíveis nos dias de hoje no mercado das telecomunicações: televisão, Internet fixa, telefone fixo, telemóvel e Internet móvel.
Oferta ilimitada
Um serviço de telecomunicações que tenha uma oferta ilimitada significa que disponibiliza acesso sem restrições à capacidade desse serviço durante todo o período contratual.
Operador
Empresa que fornece serviços de comunicações eletrónicas.
Período de fidelização
Período de tempo durante o qual o consumidor se compromete a não cancelar o contrato celebrado com a operadora nem a alterar as condições contratuais vigentes. Caso o contrato seja antecipadamente cancelado por iniciativa do cliente, este terá de pagar a respetiva penalização.
Portabilidade de números
Funcionalidade que permite aos assinantes de serviços telefónicos manter o mesmo número de telefone (fixo ou móvel) quando mudam de operadora de telecomunicações.
Portabilidade geográfica
Funcionalidade que permite ao consumidor manter o seu número de telefone quando mudar de local de acesso ao serviço no território nacional, se assim o solicitar.
Resolução
Declaração pela qual uma das partes (empresa ou assinante) exerce o direito de comunicar à outra a vontade de cessar antecipadamente o contrato dentro do período acordado para o fazer.
Roaming
Serviço que permite a utilização de telemóvel no estrangeiro, para realizar ou receber chamadas de voz e enviar ou receber dados (incluindo SMS, MMS e acesso à Internet). Dentro dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu este serviço encontra-se isento de tarifas desde 2017.
Router
Aparelho que permite conectar vários dispositivos a uma rede de área local (LAN) ou uma rede de área local sem fios (WLAN), proporcionando o acesso à Internet em toda a área abrangida. As operadoras dispõem de diversos tipos de routers: routers sem fios, que funcionam através de antena e routers em que é necessário conectar através de um cabo ao dispositivo do qual se pretende iniciar a ligação à Internet.
SMS (Short Message Service)
Serviço disponível para telemóveis que permite o envio de mensagens curtas (até 160 caracteres) entre estes equipamentos, conhecidas popularmente como mensagens de texto. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo do plano de tarifário que tem contratado.
Servidor de Internet (Server)
Computador que controla o acesso de determinada rede à Internet e que fornece serviços na Internet e nas Intranets, tais como páginas web, correio eletrónico, transferência de arquivos, acesso remoto, mensagens instantâneas e outros.
Tarifário de Internet
Contrato com um fornecedor de Internet que define os termos do acesso de um cliente à Internet, tais como o limite de tráfego, a largura de banda e o valor que terá de pagar pelo serviço, bem como a periodicidade deste pagamento.
Televisão Digital Terrestre (TDT)
Serviço que veio substituir a televisão tradicional, passando o sinal de televisão a ser transmitido de forma digital em vez da forma tradicional (analógica).
Upload
Corresponde à transferência de dados de um computador ou outro dispositivo (como um smartphone ou tablet) para um servidor.
Utilizador
Consumidor particular ou entidade que utilize um serviço de comunicações, quer seja televisão, Internet, telefone ou telemóvel.
Velocidade
Mede, em bits por segundo (kbps, Mbps ou Gbps), a quantidade de dados transmitidos (bits) por unidade de tempo (segundo) durante o processo de download ou upload entre um dispositivo e um servidor.

Simule e adira em 3 passos

Simulador líder em Portugal de produtos de Crédito e Telecomunicações

100% gratuito
Rápido e simples
Imparcial e independente

Utilize os simuladores do ComparaJá.pt para resumir todo o mercado às opções mais adequadas para si. Beneficie do nosso acompanhamento personalizado, sem compromissos, para aderir à melhor oferta de forma informada.

Testimonial person
Sem ter de perder tempo a ir aos balcões encontrei ajuda no simulador do ComparaJá para escolher a melhor oferta. O apoio ao telefone foi impecável e trataram-me de tudo. Recomendo.
Ana Santos, 52 anos, Setúbal

Dicas de Finanças Pessoais exclusivas

Conheça os melhores truques para poupar e fique a par das últimas novidades financeiras ao subscrever a nossa newsletter.

Últimos Artigos

Mantenha-se a par das mais recentes novidades do mundo financeiro e das melhores dicas de poupança.