Dispositivo destinado a elevar o nível do sinal que recebe na entrada do amplificador.
Autoridade Reguladora Nacional (ARN) em Portugal, que tem por missão a regulação, supervisão, fiscalização e sancionamento no âmbito das redes e serviços de comunicações eletrónicas.
Elemento que recebe (e em alguns casos emite) sinais sonoros e televisivos.
Assinante ou cliente é a pessoa singular ou coletiva que contrata serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público e fornecidos pelas operadoras.
Tecnologia de comunicação de acesso à Internet que transmite dados através de uma linha de telefone.
Sistema que identifica os assinantes que incorram em incumprimento do pagamento dos contratos celebrados, autorizado para os devidos efeitos pela Comissão Nacional de Proteção de Dados, ao qual qualquer operador pode aderir desde que respeite as regras aplicáveis. Qualquer operador pode recusar-se a contratar com utilizadores cujos dados estejam incluídos na lista de devedores. Todavia, no caso da NOS Comunicações, que é o operador do serviço universal de telefone fixo, esta não pode, em qualquer circunstância, recusar-se a contratar a prestação do serviço de telefone fixo.
Sendo a abreviatura de “Binary Digit”, trata-se de uma unidade de dados usada em computação, sendo a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Quando se fala de pacotes de Internet e este termo aparece, o mesmo designa a unidade de transmissão de dados da conexão.
Número de bits processados por segundo, minuto ou hora. Quanto mais alto for o bitrate, mais veloz é a transferência de dados e mais rapidamente esta é enviada de um aparelho para outro.
Unidade de informação digital que equivale a 8 bits, usando-se para indicar a quantidade de armazenamento ou memória de um determinado dispositivo.
Extinção do contrato, por iniciativa do assinante, antes do fim do período de fidelização a cujo cumprimento está vinculado contratualmente, na sequência de declaração dirigida à empresa para o efeito e devidamente fundamentada.
Serviço oferecido, geralmente mediante remuneração, que consiste no envio de sinais através de redes de comunicações eletrónicas. Inclui serviços de telecomunicações - telefone fixo, telefone móvel, internet fixa, internet móvel e televisão por subscrição - e serviços de transmissão em redes utilizadas para radiodifusão.
Declaração pela qual uma das partes contratantes (assinante ou operador) comunica à outra a sua vontade de cessar o contrato mediante pré-aviso previsto contratualmente. Os procedimentos para a denúncia por iniciativa do assinante estão sujeitos a regras definidas pela ANACOM.
Direito legal reconhecido aos consumidores que lhes permite, em determinadas condições, cancelar livremente um contrato celebrado à distância ou fora do estabelecimento comercial do operador no prazo de 14 dias, sem necessidade de invocar um motivo justificativo e sem qualquer penalização.
Método de transmissão de televisão por satélite.
Standard de transmissão de vídeo digital terrestre.
É o processo de transferir ficheiros de um sistema para um dispositivo através de uma conexão de rede. Normalmente, os contratos de Internet especificam um limite de downloads que restringe a quantidade de dados que se poderá transferir mensalmente. Exceder este limite pode resultar em custos extra, no corte da Internet ou mesmo numa redução significativa da velocidade da Internet.
A Ethernet é uma tecnologia usada para conectar vários computadores a uma rede LAN. A porta de Ethernet é uma entrada no computador na qual deve ser inserido o cabo de Ethernet.
Tecnologia de transmissão de dados em alta velocidade através de cabos extremamente finos que são feitos a partir de material reflexivo.
Documento a disponibilizar pelas operadoras para cada oferta dirigida aos utilizadores finais, que obedece aos modelos pré-definidos por regulamento.
Sigla inglesa que designa a formato de imagem de alta definição.
Interface multimédia de alta definição que transmite sinais digitais de vídeo e áudio entre um descodificador e um televisor, indispensável para se poder ver televisão em alta definição.
A palavra hotspot designa um lugar onde é possível aceder à Internet através de uma rede sem fios de área local (WLAN). Os hotspot normalmente encontram-se em locais públicos e estabelecimentos comerciais, podendo ser acedidos por qualquer pessoa.
Dispositivo que permite efetuar trocas de informação entre dois sistemas.
Princípio que assegura aos cidadãos europeus o livre acesso a conteúdo e serviços online, sem qualquer discriminação ou interferência dos operadores do acesso à Internet, sujeito, no entanto, a um número limitado de exceções. Este princípio assegura que as operadoras não podem bloquear o acesso a conteúdos, serviços ou aplicações, a não ser que tal se revele indispensável para cumprir a legislação nacional ou da União Europeia.
ISP é a designação dada a fornecedores de serviços de Internet.
IP (ou Endereço IP) é uma sigla que designa Protocolo de Internet e refere-se a uma série de algarismos que identificam um determinado dispositivo (que pode ser um smartphone, um computador, etc.) que acede à Internet.
Período de tempo que um conjunto de dados leva para ir de um dispositivo a um servidor e voltar.
Sistema de comunicações sem fios de grande velocidade para comunicações móveis e de dados, resultante da evolução dos sistemas 2G e 3G.
Sigla que significa Megabits por segundo, sendo uma medida que informa sobre a rapidez da transmissão de dados numa rede fixa ou sem fios.
Serviços de informação prestados pelas operadoras através de mensagem suportada em serviços de comunicações eletrónicas (SMS e MMS), que impliquem o pagamento, pelo consumidor, de forma imediata ou diferida, de um valor adicional como retribuição pela prestação do conteúdo transmitido.
Serviço de envio e receção de mensagens multimédia.
Dispositivo que permite converter sinais analógicos em digitais e vice-versa, permitindo conectar um computador a uma linha telefónica e aceder à Internet.
Conjunto de serviços de uma operadora agregados numa única fatura. Um só pacote pode incluir desde dois a cinco serviços. A modalidade 2P (double play) trata-se de um pacote com apenas dois serviços que inclui o telefone fixo e o serviço de banda larga fixa ou o serviço de televisão. Os pacotes 3P (triple play) englobam três serviços, que normalmente são os de televisão, telefone e Internet fixa. No entanto, atualmente já existem variações destes pacotes 3P que permitem trocar o telefone fixo pelo telemóvel. Existem ainda pacotes 4P (quadruple play), que abrangem quatro serviços: televisão, Internet fixa, telefone e telemóvel. Por fim, há os pacotes 5P (quintuple play), que englobam os cinco serviços disponíveis nos dias de hoje no mercado das telecomunicações: televisão, Internet fixa, telefone fixo, telemóvel e Internet móvel.
Um serviço de telecomunicações que tenha uma oferta ilimitada significa que disponibiliza acesso sem restrições à capacidade desse serviço durante todo o período contratual.
Empresa que fornece serviços de comunicações eletrónicas.
Período de tempo durante o qual o consumidor se compromete a não cancelar o contrato celebrado com a operadora nem a alterar as condições contratuais vigentes. Caso o contrato seja antecipadamente cancelado por iniciativa do cliente, este terá de pagar a respetiva penalização.
Funcionalidade que permite aos assinantes de serviços telefónicos manter o mesmo número de telefone (fixo ou móvel) quando mudam de operadora de telecomunicações.
Funcionalidade que permite ao consumidor manter o seu número de telefone quando mudar de local de acesso ao serviço no território nacional, se assim o solicitar.
Declaração pela qual uma das partes (empresa ou assinante) exerce o direito de comunicar à outra a vontade de cessar antecipadamente o contrato dentro do período acordado para o fazer.
Serviço que permite a utilização de telemóvel no estrangeiro, para realizar ou receber chamadas de voz e enviar ou receber dados (incluindo SMS, MMS e acesso à Internet). Dentro dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu este serviço encontra-se isento de tarifas desde 2017.
Aparelho que permite conectar vários dispositivos a uma rede de área local (LAN) ou uma rede de área local sem fios (WLAN), proporcionando o acesso à Internet em toda a área abrangida. As operadoras dispõem de diversos tipos de routers: routers sem fios, que funcionam através de antena e routers em que é necessário conectar através de um cabo ao dispositivo do qual se pretende iniciar a ligação à Internet.
Serviço disponível para telemóveis que permite o envio de mensagens curtas (até 160 caracteres) entre estes equipamentos, conhecidas popularmente como mensagens de texto. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo do plano de tarifário que tem contratado.
Computador que controla o acesso de determinada rede à Internet e que fornece serviços na Internet e nas Intranets, tais como páginas web, correio eletrónico, transferência de arquivos, acesso remoto, mensagens instantâneas e outros.
Contrato com um fornecedor de Internet que define os termos do acesso de um cliente à Internet, tais como o limite de tráfego, a largura de banda e o valor que terá de pagar pelo serviço, bem como a periodicidade deste pagamento.
Serviço que veio substituir a televisão tradicional, passando o sinal de televisão a ser transmitido de forma digital em vez da forma tradicional (analógica).
Corresponde à transferência de dados de um computador ou outro dispositivo (como um smartphone ou tablet) para um servidor.
Consumidor particular ou entidade que utilize um serviço de comunicações, quer seja televisão, Internet, telefone ou telemóvel.
Mede, em bits por segundo (kbps, Mbps ou Gbps), a quantidade de dados transmitidos (bits) por unidade de tempo (segundo) durante o processo de download ou upload entre um dispositivo e um servidor.