A Internet é um sistema global de redes interligadas que, através de um conjunto de protocolos denominado de TCP/IP (Internet Protocol), permite o acesso e a troca de informações em qualquer lugar do Mundo. No âmbito das telecomunicações existem alguns conceitos relacionados com os serviços de Internet que podem ser úteis para os consumidores.
Download versus Upload
Comecemos pela diferenciação entre
download e
upload, que são termos que designam o processo de transmissão de dados de um dispositivo para outro através de um canal de comunicação. Enquanto que o
download se refere à obtenção de conteúdos da Internet (por exemplo, quando se descarrega um vídeo), o
upload designa a operação precisamente inversa de envio de conteúdos.
O consumidor, para escolher o melhor serviço de Internet, também deve ter em consideração a velocidade do processo de transmissão de dados entre dispositivos. Uma Internet mais rápida é caracterizada por ter este processo também mais célere.
Wireless versus Cabo
No que diz respeito ao equipamento utilizado para conexão à Internet, cabe ainda distinguir entre
Wireless e Internet por Cabo. A primeira opção consiste nas redes Wi-Fi, sem fios, ao passo que a segunda é efetuada através de um cabo Ethernet. Hoje em dia, a maior parte das pessoas privilegia as redes
wireless, mas estas – mesmo com todas as vantagens que possuem – ainda detêm uma qualidade inferior face ao Cabo e algumas limitações, tais como: menor capacidade de transferência de dados, acessibilidade menos protegida e maior instabilidade gerada por obstáculos ao sinal (causados por paredes de cimento, por exemplo).
Para contratar um pacote de Internet mais barato deve ser tido em consideração o equipamento que é utilizado, pelo que é importante que estes conceitos sejam entendidos pelos consumidores.
Router versus Modem
No seguimento desta diferenciação surge ainda a dicotomia entre
router versus modem. Embora estes dois equipamentos sejam similares, cada um serve um propósito diferente. Enquanto que um
router é uma pequena caixa que permite que múltiplos computadores, bem como
smartphones e
tablets, se associem à mesma rede, um
modem, por sua vez, é um dispositivo que providencia acesso à Internet. O
modem conecta-se ao ISP (sigla que designa Internet Service Provider), que mais não é do que a empresa à qual pagamos todos os meses por forma a termos acesso à Internet.
ADSL versus fibra
Por fim, importa destrinçar entre as principais tecnologias através das quais é possível ter Internet banda larga: ADSL e fibra. A Internet ADSL conecta-se com as telecomunicações através de uma linha telefónica, permitindo transferir dados digitais a altas velocidades e na qual as capacidades de
download e de
upload apresentam uma diferença significativa. Já a
fibra ótica consiste numa tecnologia de vidro ou plástico (ou outro tipo de isolante elétrico), muito fina e flexível, que oferece velocidades de transmissão de dados muito superiores às de outras tecnologias, acabando também por apresentar mais qualidade e um preço net mais competitivo. Para ter a melhor Internet e a net mais barata, devem ser tidos os aspetos acima mencionados em consideração, aquando da comparação dos pacotes de Internet em Portugal.