3 Dicas para montar um negócio secundário lucrativo

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3 Dicas para Montar um Negócio Secundário Lucrativo

Nos dias de hoje ter uma vida ativa com o dia-a-dia totalmente preenchido, estar em uma relação, ter filhos e, ainda, ter capacidade de estar apto a enfrentar novos desafios não é certamente para todos os perfis.

Montar um negócio secundário não é muito frequente e é, sem dúvida, algo que dá muito trabalho. A maioria das pessoas fazem-no com vista a rentabilizar o seu próprio hobby ou para escapar à rotina do quotidiano ou, ainda, simplesmente porque precisam de ter mais algum dinheiro no final do mês.

Quais serão as dicas para montar um negócio secundário que seja lucrativo? Pergunta e bem! Não nos podemos esquecer que é um negócio paralelo e, como tal, não será (à partida) a sua principal fonte de rendimento. No entanto, se o negócio correr bem o panorama poderá ser outro. Veja quais os conselhos práticos que preparamos para si.

1) Minimize o Risco Tanto Quanto Possível

Nunca se esqueça: não aloque o dinheiro que retira do seu trabalho atual para este seu próximo negócio. Caso contrário, chegará ao fim do mês sem nada. Se deseja investir numa ideia, é importante que o faça com dinheiro que tenha de parte. Ou seja, use apenas o montante que mais tarde não lhe irá fazer falta. Ou então, caso queira arriscar (pois acredita que a ideia que teve é suficientemente inovadora) veja este infográfico para entender quais as opções que tem relativamente a soluções de crédito.

Existem alguns negócios cujo investimento é nulo (ou quase nulo).  Por exemplo, se decidir montar uma empresa de estampagens, tem de ter a capacidade e a criatividade de conceber um bom design, cuja sua audiência vai valorizar e, por sua vez, adquirir. Caso esse não seja o seu forte, certamente terá conhecidos que o poderão ajudar nessa tarefa por um preço simbólico. Tendo essa parte tratada, terá de criar uma loja online para poder explorar o seu negócio e tratar de todo o processamento de encomendas (essa parte requer mais organização do que outra coisa, não desmoralize).

2) Comece em Pequena Escala

Não deve desmotivar, se no primeiro mês a sua ideia ou o negócio de estampagens não se tornar na mais recente tendência da moda. As ideias e os negócios demoram o seu tempo até se tornarem minimamente conhecidas. Pode passar um, dois, três meses até alcançar o sucesso que ambiciona ou simplesmente poderá ter a sorte de ter um ou mais amigos muito bem relacionados que irão conseguir propagar a sua ideia num abrir e piscar de olhos. Mas lá está, leve as coisas com calma e de forma sofisticada. Aproveite para estudar as melhores práticas de mercado relativamente ao seu negócio.

Acima de tudo, não paralise perante uma dificuldade ou obstáculo. Lembre-se que é somente através destes que consegue ir crescendo. Um obstáculo é uma oportunidade para tentarmos fazer uma coisa da melhor forma possível. Conheça o seu negócio melhor que ninguém e, com decorrer do tempo (e de acordo com a suas necessidades de recrutamento), construa a sua equipa tendo em conta o valor que cada elemento poderá trazer.

3) Construa um Negócio Sustentável

Para um negócio se tornar devidamente sustentável e começar efetivamente a ter os lucros que esperava desde o início pode levar alguns anos a acontecer. Daí que é importante, antes de avançar com a sua ideia, questionar-se acerca que tipo de negócio é, se um negócio sazonal ou intemporal e, se no caso de sazonal, este conseguirá manter-se perante os meses onde haja menos procura.

Deve igualmente saber quais os segmentos e públicos-alvo que pretende alcançar e se mediante as estratégias que vier a utilizar, estas serão suficientes para manter sempre a sua clientela satisfeita ao longo dos tempos e não apenas em determinadas alturas do ano ou ocasiões especiais.

Opte sempre por planear devidamente o seu negócio. Não decida nada de forma imprudente. Não se esqueça que as suas finanças não apreciam tudo o que “foge” muito à rotina dos seus gastos diários. Boa sorte!

Adriana Inácio

Sobre Adriana Inácio

Formada em Gestão Hoteleira e especializada em Marketing Digital, a Adriana iniciou a sua carreira em hotelaria e, posteriormente, em marketing e publicidade. Explorando a temática das Finanças Pessoais associadas à Cultura e Lifestyle, das promoções aos cupões, passando pelas dicas de poupança mais criativas, a Adriana está sempre à procura de novas formas de ajudar os portugueses a otimizar a sua gestão financeira.

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