5 apoios ao arrendamento jovem que deves conhecer

João Melo Especialista: João Melo

Visto que muitos jovens têm dificuldades em arrendar casa, é importante saber que apoios ao arrendamento jovem existem. Conhece 5 dos mais importantes.

As casas estão cada vez mais caras e mais pequenas, tornando difícil o acesso dos jovens à habitação. Quem quer aceder ao arrendamento depara-se com um mercado onde os valores das rendas não são compatíveis com os rendimentos. Perante este cenário, o Estado criou alguns apoios ao arrendamento jovem. Alguns foram especificamente criados para jovens, outros englobam uma faixa etária mais abrangente. Descobre os 5 principais.

1. Porta 65-Jovem

O Porta 65-Jovem é um programa de apoio ao arrendamento de habitação para residência permanente, destinado a jovens com idade entre 18 e 35 anos. Este apoio pretende estimular estilos de vida mais independentes por parte dos jovens, quer sozinhos, quer em coabitação, através da atribuição de uma prestação mensal.

O apoio financeiro é atribuído às candidaturas de quem tem rendimentos mais baixos, e consiste numa percentagem do valor da renda. O valor é atribuído durante 12 meses e é renovável por 5 anos. As candidaturas devem ser submetidas no Portal da Habitação e, cerca de 5 dias depois, os resultados são comunicados ao candidato e publicados no portal.

2. Arrendamento Apoiado

O Regime do Arrendamento Apoiado é um programa de disponibilização de imóveis para arrendamento que são propriedade do Estado. Os valores de arrendamento são calculados em função dos rendimentos e destinam-se a apoiar cidadãos que não usufruam de outros apoios financeiros para fins habitacionais. É, por isso, um apoio a considerar no arrendamento jovem.

As candidaturas a este apoio devem ser realizadas na Plataforma Eletrónica do Arrendamento Apoiado, mediante o preenchimento de um formulário próprio. As candidaturas são classificadas e ordenadas em função da carência habitacional e socioeconómica dos candidatos.

3. Arrendamento Acessível

O Programa de Arrendamento Acessível é uma iniciativa que beneficia tanto inquilinos como senhorios e é uma nova oportunidade para estudantes terem acesso a um arrendamento a preços inferiores aos de mercado.

Os jovens podem arrendar um imóvel em família ou em grupo, sendo que a renda a pagar depende da tipologia e do concelho, sendo, no mínimo, 20% abaixo do valor de referência. Mesmo os jovens que não tenham rendimentos próprios, como é o caso de alguns estudantes, podem candidatar-se, desde que a renda seja paga por alguém com rendimentos.

Como contrapartida, este programa oferece aos senhorios isenção de IRS ou IRC sobre os rendimentos prediais. Qualquer senhorio pode candidatar-se, ao passo que os inquilinos devem enquadrar-se nos limites de rendimento (definidos pela Portaria n.º 175/2019) e na taxa de esforço (entre 15 e 35%).

Descobre:

4. Apoio ao Pagamento de Rendas

O Apoio ao Pagamento de Rendas destina-se a auxiliar arrendatários que gastem mais de 35% do ordenado na renda e tenham rendimentos até ao sexto escalão da tabela de IRS (entre 26.355 e 38.632 euros anuais).

Este apoio tem a forma de subvenção mensal e pode chegar aos 200 euros por mês. É atribuído durante cinco anos e aplica-se apenas a contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2022.

O pagamento é realizado pela Segurança Social até ao dia 20 de cada mês por transferência bancária para a conta bancária que consta do sistema de informação. Este apoio começa a ser pago em maio de 2023 e tem efeitos retroativos a 1 de janeiro de 2023.

Por ser um apoio automático, não é necessário efetuar qualquer candidatura. Os serviços centrais avaliam a situação de cada contribuinte arrendatário, de acordo com a informação constante no Portal das Finanças, e procedem em conformidade.

Vê ainda:

5. Apoios Locais

Há outros apoios ao arrendamento jovem que podem ser encontrados nas autarquias locais. Algumas zonas disponibilizam programas de incentivo ao arrendamento, especialmente aquelas com menor densidade populacional. O objetivo é atrair população, contribuir para uma coesão territorial, e ajudar os contribuintes em situação financeira mais frágil.

Cada município tem os seus apoios, no sentido de tentar reequilibrar a procura e a oferta habitacional atual. Por isso, não deixe de consultar o site da sua autarquia ou marcar um agendamento de reunião presencial para conhecer os apoios ao arrendamento jovem em vigor.

Estes são os principais apoios ao arrendamento jovem que o Estado disponibiliza para promover acesso à habitação. Com estas medidas, pretende-se que os contribuintes, em particular os jovens, encontrem o apoio necessário para atenuar o impacto financeiro da habitação e tenham acesso mais facilitado ao mercado de arrendamento.


João Melo
João Melo
Especialista Crédito Habitação