6 Assuntos de que podes tratar no Portal da Segurança Social

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Escapa às longas filas de espera na Segurança Social. Conhece aqui os 6 assuntos de que podes tratar no Portal online sem sair de casa.

Longe vai o tempo em que tratar de assuntos na Segurança Social significava perder uma manhã (já sendo otimistas) em longas filas de espera. Hoje em dia, já podes preencher uma declaração ou efetuar um pedido ao serviço social do Estado sem sair de casa. Neste artigo, damos-te a conhecer que assuntos podes tratar no Portal da Segurança Social Direta e ainda como podes aceder e utilizar este serviço.

Vamos falar ainda da app Segurança Social + Próxima que te permite, através do teu smartphone ou tablet, interagir com alguns dos serviços disponibilizados pela Segurança Social.

O que é a Segurança Social Direta?

O Portal da Segurança Social Direta é um serviço online que te dá a possibilidade de comunicar com a Segurança Social através da Internet, sem a chatice de teres de te deslocar aos balcões de atendimento pessoal, o que reduz substancialmente o tempo de espera.

Esta plataforma é rápida, eficaz, segura e totalmente gratuita, estando disponível para particulares e para empresas. Permite consultar registos, esclarecer dúvidas e até solicitar a alteração de algumas informações e registos do cidadão.

Fica a par:

Como aceder ao Portal da Segurança Social?

Para aceder ao portal da SS Direta terás, primeiramente, que efetuar o registo que depois te dará acesso à tua área de utilizador.

Passo 1: Acede ao site da Segurança Social Direta através deste link;

Passo 2: Seleciona a opção “Efetuar Registo”;

Passo 3: Insere o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS);

Passo 4: Preenche o formulário com os dados pessoais solicitados (nome, data de nascimento, número de Cartão de Cidadão e Número de Identificação Fiscal - NIF);

Passo 5: Insere dados de contacto (e-mail e contactos telefónicos);

Passo 6: Seleciona como queres receber o código de verificação (SMS ou e-mail).

Nota:

Caso o teu código de verificação seja enviado para o teu e-mail, mas não o encontres na caixa de entrada, verifica na caixa de spam.

Passo 7: Insere o código de verificação para ativar a tua conta e definir a palavra-passe;

Passo 8: Acede à tua área de utilizador inserindo o seu NISS e a palavra-passe. Estes serão os dados de que vais precisar para efetuar o login de todas as vezes que quiseres aceder ao portal da Segurança Social.

6 Assuntos que podes tratar no Portal da Segurança Social

#1 – Conta corrente

No portal da Segurança Social Direta, podes tratar de assuntos relacionados com a tua conta corrente relativos a pagamentos e recebimentos da entidade.

Permite-te avaliar bem a tua situação atual ao analisar todos os valores que são geridos pela Segurança Social, tal como as respectivas datas a que estão associados. Isto para que percebas bem que tipo de operações estão a ser feitas com o teu dinheiro.

Ao tomar conhecimento da tua situação contributiva, podes, assim, consultar se tens dívidas ou processos em execução fiscal e efetuar o seu pagamento.

Nesta secção, podes ainda consultar e alterar autorizações de débito direto, alterar a conta bancária e verificar ou emitir declarações de pagamento, entre outros assuntos relacionados com a tua situação contributiva.

Caso queiras declarar, para efeitos de IRS, os rendimentos que recebes da Segurança Social, também é aqui que o podes fazer.

Sabe mais:

#2 – Família

O portal da Segurança Social dá-te igualmente a a possibilidade de tratar de assuntos relacionados com o abono de família, tais como o pedido de declaração de escalão, e ainda tratar de questões relacionadas com o subsídio de parentalidade e outras prestações de que possas beneficiar.

Se quiseres pedir o estatuto de Cuidador Informal, é nesta secção que deves tratar do processo. Terás de ler bem todos os deveres e direitos que te serão apresentados nesta página.

#3 – Emprego

Nesta secção, tens acesso ao teu histórico de remunerações declaradas pelos empregadores. Podes ainda emitir a declaração de subsídio de desemprego e consultar o estado da tua atividade no caso de seres trabalhador independente.

Lê também:

#4 – Doença

Também é possível tratar de assuntos relacionados com doença, nomeadamente emitir declaração para pedir baixa médica e respetivo subsídio e obter o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).

É nesta secção que podes consultar o número de dias de subsídio aos quais tens direito, tal como verificar a data que terás para renovar o seu CESD.

#5 – Ação Social

Nesta secção podes solicitar apoios sociais, comunicar frequências mensais de utentes e consultar as prestações familiares de crianças e/ou jovens que estejam a cargo de instituições.

Para o envio das frequências, agora o sistema valida caso a caso, consoante certos critérios de idade, deficiência e dependência. Também aqui é dada a indicação da existência de outras respostas sociais a ocorrer ao mesmo tempo.

#6 – Pensões

Por fim, é ainda possível aceder a simuladores de pensões, efetuar o pedido de reforma, bem como verificar o seu estado, consultar remunerações anuais declaradas por empregadores e ainda tratar de assuntos relacionados com Certificados de Reforma.

Atenção:

Para efeitos de simulador, não se encontram disponíveis para consulta certas remunerações mais antigas em suporte não informatizado. No entanto, sabe que estas são contabilizadas no cálculo das prestações.

Podes também pedir a pensão de invalidez através desta secção, assim como declarar rendimentos provenientes da reforma para efeitos de IRS.

Para informações mais detalhadas sobre o funcionamento da Segurança Social Direta, aconselhamos a leitura do guia disponibilizado por esta entidade, que podes consultar aqui.

App Segurança Social + Próxima

A app Segurança Social + Próxima está disponível para os sistemas Android e iOS e permite aos cidadãos e empresas acederem, de forma simples e rápida, a alguns serviços da Segurança Social.

Atualmente, esta aplicação permite:

  • Pedir ou renovar o Cartão Europeu de Seguro de Saúde;

  • Consultar valores de recebimento de prestações, bem como a data prevista;

  • Aceder às tuas mensagens da Segurança Social Direta;

  • Consultar os próximos eventos com a Segurança Social e sincronização com o calendário do dispositivo móvel;

  • Verificar o valor em dívida à Segurança Social e a data limite para o respetivo pagamento.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer