Carregadores inteligentes: benefícios, preços e apoios

Marina Bastos Pina Especialista: Marina Bastos de Pina
Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Tens ou pretendes comprar um carro elétrico? Os carregadores inteligentes acarretam inúmeras vantagens: conhece quais neste artigo!

Hoje em dia, com o aumento da procura por soluções alternativas de mobilidade, os utilizadores de veículos elétricos estão mais conscientes quanto à importância do carregamento na sua transição para a mobilidade elétrica. Para além de questões como o design, a potência de carregamento e o custo, as funcionalidades que permitem otimizar o carregamento são essenciais para diminuir os custos relacionados com o consumo de energia elétrica e usufruir de uma melhor experiência de carregamento. Descubra neste artigo da ChargeGuru quais os benefícios dos carregadores inteligentes, e os apoios que existem para este fim.

Aprofunda:

Afinal, o que são carregadores inteligentes?

Um carregador inteligente é um ponto de carregamento com conectividade.

Ao conectar-se com Apps móveis ou ferramentas de gestão de energia, através da internet, permite efetuar uma gestão do carregamento otimizada, possibilitando a monitorização e controlo remotos do carregamento e a integração com fontes de energia alternativas, como painéis solares.

Quais são as suas principais funcionalidades?

1- Conectividade

Os carregadores inteligentes conectam-se com outros dispositivos e plataformas, como ferramentas de gestão de carregamentos, sistemas de gestão de energia doméstica, entre outros.

2- Gestão inteligente do carregamento

Os carregadores inteligentes otimizam o carregamento com base no consumo instantâneo de eletricidade e de acordo com as preferências do utilizador, garantindo uma utilização eficiente da energia disponível. Toda a monitorização e gestão das sessões de carregamento podem ser efetuadas à distância.

Informa-te:

3- Balanceamento dinâmico de cargas

O carregador ajusta a potência de carregamento com base no consumo em tempo real existente e na capacidade elétrica disponível. Esta funcionalidade permite manter o equilíbrio na instalação elétrica sem a sobrecarregar, assegurando uma experiência de carregamento segura e fiável.

4- Análise de dados

Permite a análise de métricas importantes, como alguns hábitos de carregamento, a utilização da energia e o tipo de consumos efetuados, através da sua conexão com plataformas de gestão que fazem a recolha de dados importantes.

5- Integração com painéis solares

A integração dos carregadores inteligentes com painéis solares permite que os utilizadores de veículos elétricos carreguem as suas viaturas exclusivamente a partir de energia renovável, e assim minimizar os custos de carregamento e o impacto ambiental das suas deslocações.

Lê também:

Quanto custam os carregadores inteligentes?

Em média, o custo de um carregador inteligente para um carro elétrico varia entre cerca de 1.200 e 2.000 euros, para uma instalação elétrica de 7 kW (instalação elétrica incluída).

Existem apoios para a instalação de carregadores de carros elétricos?

Atualmente, existem apenas incentivos para a instalação de carregadores de veículos elétricos em condomínios.

Estes apoios são atribuídos pelo Fundo Ambiental, que disponibiliza um incentivo de 80% no valor de aquisição do carregador, incluindo o IVA. (incentivo válido para 800 euros por equipamento, o equivalente a um carregador por um lugar de estacionamento). Para além disso, apoia com 80% do valor da instalação elétrica do carregador a adquirir, incluindo o IVA (válido para valores de 1000 euros por lugar de estacionamento).

Atenção:

Existem um número de condições necessárias para a candidatura ser elegível para este apoio, como o limite de dez carregadores por condomínio e a obrigatoriedade da conexão do ponto de carregamento com a rede Mobi.E.

Em conclusão

Graças ao seu nível de funcionalidade e conectividade, o carregador inteligente acarreta inúmeras vantagens. Ao possibilitar o ajuste automático da potência de carregamento, bem como a programação das sessões de carregamento até à integração com painéis solares, é um equipamento cada vez mais aconselhado aos utilizadores de veículos elétricos, com a finalidade de garantir uma experiência de carregamento simples e eficaz.


Marina Bastos Pina
Marina Bastos de Pina
Especialista em soluções de carregamento