Passo a passo: Como escolher serviços de telecomunicações?

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O seu pacote TV Net Voz é o mesmo há muitos anos? Sabia que, se não contratar serviços de telecomunicações que vão ao encontro da utilização que faz dos mesmos, poderá estar a pagar uma fatura mensal muito mais elevada do que realmente precisa?

Se calhar, em vez dos 250 canais que tem, preferia ter uma Internet em casa mais rápida ou um tarifário de telemóvel com chamadas ilimitadas. Torna-se relevante informar que os pacotes de telecomunicações disponibilizam serviços com características únicas a preços mais acessíveis. Conheça as ofertas do mercado para tomar a decisão mais acertada.

Neste guia ensinamos, passo a passo, quais os aspetos que deve ter em conta para escolher o serviço de telecomunicações que melhor se ajusta às suas necessidades.

Conheça os serviços de telecomunicações existentes

Os serviços de telecomunicações são disponibilizados por várias operadoras e geralmente englobam televisão, Internet fixa, telefone fixo, telemóvel e Internet móvel (hotspot portátil). As operadoras oferecem, inclusive, pacotes com estes serviços de telecomunicações:

  • Pacote 2P (double play): TV + Net ou TV + Voz
  • Pacote 3P (triple play): TV + Net + Voz ou TV + Net + Móvel
  • Pacote 4P (quadruple play): TV + Net + Voz + Móvel
  • Pacote 5P (quintuple play): TV + Net + Voz + Móvel + Net Móvel

Torna-se importante que procure perceber de que forma os utiliza e qual o serviço que melhor se enquadra nas características que procura.

Analise a forma como utiliza os serviços de telecomunicações

Antes de mais, deve fazer uma análise profunda à utilização que faz de cada um dos serviços de telecomunicações. Gosta imenso de ver todos os filmes e séries na sua televisão ou prefere vê-los no tablet? Faz muitas chamadas para todas as redes ou utiliza apps (Skype, Messenger ou Viber, por exemplo) para as suas comunicações diárias?

Confira estes cinco pontos relativos aos seus serviços de telecomunicações, para que perceba mais facilmente se estes são os melhores para si.

1. Preciso mesmo de tantos canais de televisão?

Quanto à televisão lá de casa, deverá perguntar-se quais as suas preferências: é viciado em todos os canais de séries e filmes, prefere ter mais opções para os mais pequenos lá de casa ou não passa sem ver canais de desporto?

Deverá ainda ponderar se necessita de mais de 100 canais na sua televisão ou se apenas assiste a meia dúzia. Quantos mais canais e packs de canais subscrever, maior será o montante a pagar no final do mês.

Para além disso, algumas operadoras de telecomunicações disponibilizam boxes com mais funcionalidades do que outras, sendo que o valor final a pagar também aumenta consoante esta escolha. A maior parte destas possibilita ver conteúdos que já passaram na televisão, pesquisar e gravar ou até aceder ao videoclube para alugar filmes no momento.

No caso do videoclube, por exemplo, pode alugar quaisquer filmes por 48 horas (podendo rever as vezes que quiser, durante essas horas). Tem uma oferta vasta, dividida por categorias (romântico, comédia, terror, entre outros), e basta apenas navegar pelo videoclube para encontrar o filme que pretende.

É de referir também que as operadoras destes serviços de telecomunicações dão maior destaque aos novos filmes, que saíram das salas de cinema há pouco tempo e que estão disponíveis para os seus clientes.

Relativamente aos custos, tenha atenção às propostas que lhe são feitas pelas operadoras, pois podem não incluir o valor da box na mensalidade ou oferecem alguns serviços para cativá-lo a aderir (como, por exemplo, packs de canais extra) e que depois serão incluídos no valor da fatura, ficando esta mais cara no final da oferta.

2. Queria ver mais filmes em streaming… Mas a Internet não ajuda

Pense agora na utilização que faz da Internet lá de casa. Apenas navega para pesquisar temas e assuntos que lhe interessam e utiliza redes sociais? Ou, por outro lado, tem um adolescente que está sempre a jogar videojogos online, uma jovem que vê muitos vídeos e filmes em streaming e, no geral, fazem muitos downloads?

Antes de mais, deverá medir a velocidade da sua Internet e, depois, perceber se esta é adequada à utilização que faz da mesma.

Deve ainda analisar o tipo de router que lhe foi disponibilizado pela operadora na qual tem o seu contrato de Internet fixa. Por vezes, os routers não permitem um acesso rápido à Internet nem a propagação eficaz de Wi-Fi por todas as divisões da habitação.

Mais uma vez, quanto melhor for o equipamento, maior será a mensalidade a pagar, mas é apenas uma questão de priorizar e de decidir se precisa realmente, ou não, de um router de última geração.

3. Chego a meio do mês e fico sem dados móveis. Será que tenho o melhor tarifário?

Se faz uma utilização intensiva dos dados móveis do seu smartphone (a tirar selfies para o Instagram ou a fazer lives no Facebook) e fica sem dados móveis para utilizar muito rapidamente, o melhor será ter um tarifário com muitos gigabytes (GB) de Internet móvel.

Por outro lado, se faz muitas chamadas para todas as redes móveis e se envia muitas SMS, talvez deva ter um tarifário com chamadas e SMS gratuitas para todas as redes.

Também se deve informar, no caso de ter até 25 anos ou se tem jovens em casa, dos tarifários para jovens das diversas operadoras. Por norma, estes oferecem GB de dados móveis ilimitados para diversas apps (desde redes sociais, como o Instagram, a streaming de música, como o Spotify e a aplicações de comunicação como o WhatsApp).

4. Não me lembro da última vez que usei o telefone fixo

Se é daquelas pessoas que tem o telefone fixo em casa apenas a apanhar pó, porque é que ainda o tem? Será assim tão necessário, uma vez que já existem tarifários de telemóvel com chamadas gratuitas para números fixos?

No caso de o utilizar, olhe para o seu registo de chamadas: liga apenas para números nacionais ou também faz chamadas internacionais? Existem tarifários de telefone fixo que incluem chamadas para fora de Portugal a preços mais reduzidos. Esta é, então, uma forma de reduzir os custos na fatura dos serviços de telecomunicações.

Como forma de combater o desuso deste equipamento, a NOS, por exemplo, criou uma app que permite aos seus clientes utilizarem o telefone fixo através do smartphone. Desta forma, o consumidor pode dar uso ao seu telefone fixo, em qualquer lugar do mundo, sendo o único requisito uma ligação à Internet.

5. Tenho um hotspot portátil para o meu tablet, mas pago mais do que o uso

Os hotspots portáteis são muito úteis para poder ter Internet Wi-Fi em qualquer lugar, a qualquer hora, sem o problema comum da utilização de dados móveis no smartphone: restrição da utilização por ter atingido o limite de dados imposto pela operadora dos serviços de telecomunicações.

Este equipamento permite que tenha Wi-Fi em todos os seus dispositivos – tablet, computador e smartphone. Mas deve considerar se é realmente essencial ter este equipamento ou, se não o utiliza assim tantas vezes, se fará mais sentido para si optar por um tarifário de telemóvel com mais gigabytes.

Caso apenas utilize mais a Internet numa situação específica (quando vai de férias, por exemplo), poderá optar por um tarifário de telemóvel com a possibilidade de incluir um pack extra de dados móveis em certos períodos.

As operadoras permitem inclusive solicitar mais dados móveis após ter atingido o limite estipulado, sendo esse valor creditado na sua fatura ao final do mês.

Se ainda está num período de fidelização, tenha atenção

No caso de ter algum dos serviços de telecomunicações com um período de fidelização, tem de analisar se compensa, ou não, cancelar o contrato.

Muitas vezes, as operadoras cobram valores muito altos pela rescisão do contrato e, desta forma, talvez seja mais sensato negociar com a sua para ter um serviço mais direcionado para as suas necessidades (atenção que, no caso de quaisquer alterações, o período de fidelização é renovado). Pode ainda aguardar pelo término deste período e fazer a mudança que pretende (de tarifário ou até mesmo de operadora).

Embora a fidelização nem sempre soe muito bem aos ouvidos dos portugueses, a verdade é que até pode compensar. Optar por estar fidelizado pode garantir-lhe a oferta da instalação e a ativação dos equipamentos, algo que não acontece se não houver qualquer tipo de fidelização. No final do ano, a poupança que consegue obter se estiver fidelizado a uma operadora de serviços de telecomunicações é realmente elevada.

Para o caso de já não estar no período de fidelização, deve fazer uma pesquisa pelas ofertas existentes no mercado para ver qual a que melhor se enquadra no seu perfil.

Descubra quais as operadoras que oferecem cobertura de fibra

Antes de procurar qual a melhor oferta para si, deverá perceber a que tipo de tecnologia tem acesso. Dependendo do local onde vive, poderá ter uma das seguintes tecnologias: satélite, fibra ótica ou ADSL.

fibra ótica e o ADSL são os mais utilizados atualmente, sendo conhecidos pelos portugueses como “banda larga”. Permitem uma Internet de alta velocidade, mas a grande diferença consiste na sua instalação: o ADSL instala-se através da linha telefónica, ao passo que a fibra ótica se instala na infraestrutura das habitações.

Embora a fibra ótica permita uma velocidade de Internet ainda maior do que o ADSL, não existe em todas as habitações, pois é mais cara de instalar (visto que implica obras na estrutura das casas).

Os preços não variam muito, pelo que a sua escolha irá depender das tecnologias que tem disponíveis no local onde vive e qual a que melhor se enquadra nas suas necessidades.

Faça uma análise detalhada à oferta do mercado

A escolha da melhor opção dos diversos serviços de telecomunicações não é tarefa fácil. Deve, antes de mais, comparar todas as ofertas que o mercado disponibiliza.

O que muitos portugueses já fazem é optar por um pacote que englobe os vários serviços que procuram, tornando não só a tarefa de pesquisa mais simples, como ainda têm apenas uma fatura ao final do mês.

É importante referir que, muitas vezes, compensa ter apenas um pacote com todos os serviços de telecomunicações que deseja, visto que as operadoras oferecem preços mais reduzidos do que se contratar em separado.

Outro aspeto importante aquando da procura dos melhores serviços de telecomunicações para si reside nos custos de adesão. Deverá ler todas as letras pequenas do contrato, uma vez que os valores podem não incluir a instalação e a ativação dos equipamentos ou podem ser relativos a promoções que, quando terminam, fazem disparar o montante a pagar.

Se tem serviços de telecomunicações com demasiadas características que não utiliza, certamente que está a pagar uma mensalidade desnecessariamente mais elevada, bastando apenas uma mudança para conseguir poupar muitos euros por mês.

Rute Claro

Sobre Rute Claro

Formada em Gestão de Marketing, a Rute especializou-se em Comunicação, Marketing e Publicidade. Através do gosto que tem pela escrita, pretende demonstrar aos portugueses que os produtos e serviços financeiros não são um bicho de sete cabeças e que é, de facto, possível poupar.

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