A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu investigar o mercado bancário de retalho em Portugal. E sim, isto tem tudo a ver contigo, principalmente se tens uma conta bancária, cartão de crédito ou estás a pagar um crédito à habitação.
O objetivo é perceber se há barreiras à entrada de novos bancos, falta de concorrência real ou práticas que estejam a dificultar a vida aos consumidores – como comissões escondidas, pouca transparência nas condições ou dificuldades em mudar de banco.
Porquê agora?
Porque o mercado da banca em Portugal continua a ser muito concentrado: quatro grandes bancos controlam a maioria do mercado, e isso pode limitar a escolha e manter os preços (e comissões) mais altos do que deviam.
Além disso, em tempos em que a tecnologia facilita tudo, mudar de banco ainda é um processo pesado para muita gente, o que levanta dúvidas sobre se está realmente a haver concorrência justa.
A AdC quer saber, entre outras coisas:
É fácil trocar de banco?
Os produtos são comparáveis e transparentes?
Os bancos estão a dificultar a entrada de novos concorrentes (como bancos digitais)?
O inquérito vai recolher opiniões de clientes, bancos e fintechs até ao final de setembro. Depois disso, será publicado um relatório com conclusões e possíveis recomendações.
E o que é que isto muda para ti?
Ainda nada. Mas pode vir a mudar muito. Mais concorrência significa, normalmente, melhores condições para os clientes — taxas mais baixas, menos comissões e mais inovação. Por isso, este inquérito é uma boa notícia. É um sinal de que o mercado está a ser escrutinado e que os teus direitos como consumidor estão (finalmente) a ser postos em cima da mesa.
E como é que o ComparaJá.pt te pode ajudar com isto?
Enquanto esperas pelas conclusões da investigação, faz aquilo que já podes fazer hoje: compara.
No ComparaJá.pt, damos-te todas as ferramentas para encontrares o melhor crédito ou o cartão com vantagens reais. Tudo 100% online, gratuito e transparente.