Os custos de construir habitação nova em Portugal subiram 3,9% em junho face a junho de 2024, um aumento que supera em 0,3 pontos percentuais o valor registado no mês anterior.
A principal razão deste aumento foi a mão de obra, cujo custo cresceu 7,3%, contribuindo com 3,4 pontos percentuais para o índice geral. Já os materiais de construção registaram um aumento mais moderado, de 1%, contribuindo com apenas 0,5 pontos percentuais.
Entre os materiais, destacaram-se as subidas acentuadas nos vidros e espelhos (cerca de 30%) e nos aparelhos de climatização (cerca de 10%). Em sentido inverso, os preços dos betumes, madeiras e tubagens metálicas caíram cerca de 10%
O que significa isto para ti?
Estás a pensar construir casa ou investir em obras? Esta subida dos custos, especialmente da mão de obra, pode continuar a pressionar os orçamentos. Ainda que possa haver ajustes localizados nos preços dos materiais, é essencial contar com margens mais folgadas na tua simulação financeira.
E como é que o ComparaJá.pt te pode ajudar com isto?
Sabemos que planeares a construção da tua casa pode ser stressante — ainda mais com os custos a subir. Por isso, no ComparaJá.pt podes:
Comparar rapidamente propostas de crédito à habitação adaptadas ao teu projeto.
Encontrar crédito para obras e mobiliário, que sejam uma bolsa de ar num investimento inicial.
Com tudo isto, segues com confiança, sem surpresas ao final do mês. E o melhor? É gratuito e 100% online.