No primeiro trimestre do ano, o número de queixas no setor das telecomunicações subiu 8%. No segmento das comunicações eletrónicas, a ANACOM indica que a entrada da DIGI no mercado teve um impacto parcial neste aumento.
Entrada da DIGI em Portugal agita o mercado
Se tiveste problemas com a tua operadora nos primeiros meses de 2025, não foste o único. De acordo com os dados mais recentes da ANACOM, o número de reclamações no sector das telecomunicações voltou a subir, após um período de descida. Só no primeiro trimestre, foram registadas cerca de 27.100 reclamações, um aumento de 8% face ao mesmo período de 2024.
A ANACOM refere que este aumento inverte "a tendência de queda que se registava desde o 1.º trimestre de 2023", tendo sido impulsionado pelo "aumento de 13% das reclamações sobre comunicações eletrónicas, que estavam em queda desde o 3.º trimestre de 2023, para 17,8 mil reclamações no primeiro trimestre do ano".
Segundo a entidade, a entrada da DIGI no mercado português, no final de 2024, contribuiu para esta subida. A nova operadora registou 1.100 reclamações nos seus primeiros meses, representando 6% do total do setor. Esta foi também a operadora com o crescimento mais expressivo nas reclamações, com um aumento de 104% em relação ao trimestre anterior.
E as restantes operadoras?
Em números absolutos, quando olhamos para os operadores com mais reclamações, a Vodafone lidera a lista com 33% do total (5.900 queixas), um crescimento de 11%.
Segue-se a NOS, com 31% (5.500 reclamações), sendo o único operador a registar uma queda nas queixas (-8%), apesar de manter a maior taxa de reclamação por cliente (1,9 por mil). De acordo com a ANACOM, este prestador foi o único entre os principais a reduzir o volume de reclamações neste período.
A MEO apresentou o maior aumento absoluto, com 4.700 reclamações, o que representa um crescimento de 14%, mas continua a ser o operador com a menor taxa de reclamações por cliente (1 por mil).
Além destes, destaca-se também a NOWO, que viu as reclamações dispararem 69%, face ao mesmo período de 2024.
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Quais foram as principais razões das reclamações?
Os motivos mais frequentes prendem-se com problemas no serviço de internet fixa, como falhas e demora na reparação, mas também falhas no serviço de televisão por subscrição, atrasos na instalação de serviços fixos e dificuldades com a portabilidade móvel.
Se sentiste que o teu pedido de ligação demorou mais do que devia, ou queixas-te de falhas na linha telefónica, não estás sozinho. Estes foram precisamente os problemas que mais cresceram em 2025.
E nos serviços postais?
No segmento dos serviços postais, os CTT continuam a liderar nas reclamações, com 7.400 (79% do total), embora tenham conseguido uma redução de 5% face ao mesmo período do ano anterior. Os principais motivos prendem-se com a falta de tentativa de entrega ao domicílio e atrasos na entrega de correio nacional.
Já a DPD representou 9% das queixas (cerca de 800) e teve um aumento de 9%. Os restantes operadores reuniram os 12% finais, com um crescimento agregado de 27% nas reclamações.