Qual a diferença entre VISA e MasterCard?

|Posted by | Cartão de Crédito, Todos os Artigos
Tags: , , , , ,

visa e mastercard
Os cartões que possui na carteira têm quase todos um símbolo VISA ou MasterCard. Mas sabe porquê e qual a diferença entre estas duas redes de pagamento? Para si podem parecer iguais mas, na verdade, existem benefícios associados a cada uma destas redes – VISA e Mastercard – que são desconhecidos do público em geral.

Saiba também: Como funciona o pagamento dos cartões de crédito

Para começar, não são nem a VISA nem a Mastercard que emitem os cartões. Normalmente isto é efetuado por um banco ou instituição de crédito. É, por isso, a entidade bancária que define os termos e condições como as taxas de juro, comissões ou benefícios. O que a VISA e MasterCard têm em comum, enquanto rede de pagamento a crédito ou débito, é a competição, entre si, pelas instituições financeiras.

O que têm em comum a VISA e MasterCard?

O primeiro aspeto em comum é o da proteção ao consumidor, tanto ao nível da fraude e do roubo de identidade, como de seguro de viagem e automóvel ou proteção nas compras. Os consumidores que detenham cartões de crédito com os símbolos destas duas instituições podem obter benefícios como descontos em hotéis, companhias aéreas e estações de combustível.

Leia também: Cartão para ele, cartão para ela

Normalmente todos os comerciantes aceitam pagamentos com ambas as redes (mais um elemento em comum), de maneira que esta não é uma caraterística que deva impedir a sua escolha.

VISA e MasterCard: quais as diferenças?

As principais diferenças entre VISA e MasterCard estão nos benefícios dados aos portadores dos cartões – por isso, deve escolher a melhor rede de pagamento para o seu cartão consoante aquilo que mais valoriza.

De acordo com a Investopedia, os cartões VISA têm um seguro de aluguer de automóveis com melhores coberturas do que os da rede MasterCard, mas esta vantagem não se encontra disponível em todos os países. Por outro lado, a MasterCard oferece proteção no retorno do dinheiro em alguns cartões, ao invés da VISA, que nem sequer fornece este serviço.

Já nos cartões dourados ou premium, os benefícios estão relacionados com serviços de assistência pessoal, tais como o acesso a bilhetes para espetáculos, reservas de restaurantes e recomendações de hotéis.

Saiba ainda: O que são cartões de crédito premium

Em suma, as vantagens de possuir um cartão de crédito VISA ou MasterCard encontram-se nos benefícios dados pelos serviços associados. Ainda assim, na hora de escolher um cartão de crédito deve prestar mais atenção a outras variáveis, tais como a modalidade de pagamento, o valor da anuidade e a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG).

Muitos dos cartões de crédito que participam em programas de vantagens realizados pelos bancos podem ser trocados de VISA para MasterCard ou vice-versa. No entanto, esta caraterística não deve ser a mais importante na hora de decidir qual o melhor cartão de crédito para si.

Aproveite para conhecer: os melhores cartões de crédito sem mudar de banco.

Frederico Moura Martins

Sobre Frederico Moura Martins

Formado em Ciências da Comunicação e especializado em Ciência Política, o Frederico iniciou o seu percurso profissional em jornalismo e, posteriormente, em produção de conteúdos digitais. Procura aplicar a sua paixão por contar histórias na desmistificação da complexidade dos produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a poupar e a tomar decisões informadas e conscientes nos diferentes âmbitos das suas Finanças Pessoais.