Qual a diferença entre Visa e Mastercard?

André Pedro Especialista: André Pedro

Os cartões que tens na sua carteira têm quase todos um símbolo VISA e MasterCard. Mas sabes porquê e qual a diferença entre estas duas redes de pagamento?

A verdade é que quase todos os cartões no mercado têm um símbolo Visa ou Mastercard. Para ti podem parecer iguais mas, na verdade, existem benefícios associados a cada uma destas redes - Visa e Mastercard - que são desconhecidos do público em geral.

Sabe mais:

Para começar, não são nem a Visa nem a Mastercard que emitem os cartões. Normalmente isto é efetuado por um banco ou instituição de crédito. É, por isso, a entidade bancária que define os termos e condições como as taxas de juro, comissões ou benefícios. O que a Visa e Mastercard têm em comum, enquanto rede de pagamento a crédito ou débito, é a competição, entre si, pelas instituições financeiras.

O que têm em comum a Visa e Mastercard?

O primeiro aspeto em comum é o da proteção ao consumidor, tanto ao nível da fraude e do roubo de identidade, como de seguro de viagem e automóvel ou proteção nas compras. Os consumidores que detenham cartões de crédito com os símbolos destas duas instituições podem obter benefícios como descontos em hotéis, companhias aéreas e estações de combustível.

Normalmente todos os comerciantes aceitam pagamentos com ambas as redes (mais um elemento em comum), de maneira que esta não é uma característica que deve impedir a tua escolha.

Visa e Mastercard: quais as diferenças?

As principais diferenças entre Visa e Mastercard estão nos benefícios dados aos portadores dos cartões - por isso, deves escolher a melhor rede de pagamento para o teu cartão consoante aquilo que mais valorizas.

De acordo com a Investopedia, os cartões Visa têm um seguro de aluguer de automóveis com melhores coberturas do que os da rede Mastercard, mas esta vantagem não se encontra disponível em todos os países. Por outro lado, a Mastercard oferece proteção no retorno do dinheiro em alguns cartões, ao invés da Visa, que nem sequer fornece este serviço.

Já nos cartões dourados ou premium, os benefícios estão relacionados com serviços de assistência pessoal, tais como o acesso a bilhetes para espetáculos, reservas de restaurantes e recomendações de hotéis.

Fica a saber:

O que concluir?

Em suma, as vantagens de possuir um cartão Visa ou um cartão de crédito Mastercard encontram-se nos benefícios dados pelos serviços associados. Ainda assim, na hora de escolher um cartão de crédito deves prestar mais atenção a outras variáveis, tais como a modalidade de pagamento, o valor da anuidade e a Taxa Anual Efetiva Global (TAEG).

Descobre:

Muitos dos cartões de crédito que participam em programas de vantagens realizados pelos bancos podem ser trocados de Visa para Mastercard ou vice-versa. No entanto, esta característica não deve ser a mais importante na hora de decidir qual o melhor cartão de crédito para ti.

Felizmente, através do ComparaJá, poderás comparar as vantagens e condições de diversos cartões existentes no mercado, para tomar a decisão mais informada possível. Podes já ver e aderir a uma vasta gama de cartões de crédito desde 4% de cashback e com vários descontos em parceiros.


André Pedro
André Pedro
Especialista Crédito Pessoal