Saúde24: evita esperas e garante isenção de taxas

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Se tiveres sintomas, podes avaliar a tua situação clínica através da Saúde24, sem saíres de casa, evitando filas de espera. Vê tudo aqui.

É certo que o dever cívico de ficar em casa é uma medida que devemos respeitar, dado o contexto atual em que vivemos, mas não deve ser motivo para descurar a nossa saúde. Se tiveres algum tipo de sintomas, podes avaliar a tua situação clínica através da Saúde24, um serviço disponibilizado pelo SNS, online e através de uma linha telefónica, para que possas esclarecer as tuas dúvidas de saúde, de forma mais cómoda e evitando filas de espera. Descobre os serviços clínicos que o SNS24 disponibiliza.

O que é a Saúde24?

A Saúde24 é um centro de contacto disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde via telefone, através do número 808 24 24 24, e online, em sns24.gov.pt, cujo objetivo é ajudar o utente com as suas dúvidas de saúde, sem que este tenha de se deslocar ao hospital ou centro de saúde, evitando filas de espera e usufruindo de um serviço mais cómodo.

Este centro de contacto oferece um conjunto de serviços clínicos, prestados por profissionais de saúde, e não clínicos, para que possa resolver outros assuntos administrativos, estando disponível 24 horas, sete dias por semana.

Dado o contexto atual em que vivemos e mediante as orientações do governo para nos mantermos em casa tanto quanto possível, ter conhecimento da Saúde24 e dos seus serviços é importante para que saibas como agir caso necessites de aconselhamento médico, sem prejudicar a tua segurança e a dos outros.

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Que serviços são disponibilizados pela Saúde24?

A Saúde24 disponibiliza diversos serviços clínicos, permitindo a avaliação e orientação dos cidadãos perante um problema de saúde não emergente. Se sentires que necessitas de aconselhamento médico, podes ligar para a linha SNS24, através da qual é feita a triagem de acordo com a tua situação clínica e o devido aconselhamento e encaminhamento para o nível de cuidados adequado.

A Saúde24 disponibiliza os seguintes serviços clínicos:

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente;

  • Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica;

  • Informações clínicas e de saúde pública;

  • Aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde;

  • Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos autotestes e testes rápidos (teste em farmácias, laboratórios e domicílio).

Informa-te:

Atendimento prioritário nas urgências

Ao contactar a linha Saúde24 e após a triagem do teu estado clínico, o profissional de saúde que fez o atendimento pode recomendar que te dirijas ao hospital ou ao centro de saúde. Caso sejas referenciado pelo SNS24 para te dirigires aos serviços de urgência, tens direito a prioridade no atendimento, mediante o grau de prioridade que te for atribuído na triagem.

Para garantir o atendimento prioritário, tens de ter o registo com a tua origem impresso nas vinhetas de identificação, bem como uma pulseira que identifica a cor de prioridade da triagem.

Para além disso, se fores referenciado pela Saúde24 para te dirigires ao hospital ou centro de saúde, também tens direito a isenção de taxas moderadoras. Para garantir que usufruis desta isenção, basta dizer que foste referenciado pela respetiva linha e tens dispensa de pagamentos das taxas e de eventuais atos complementares que sejam prescritos.

Não percas:

Quando ligar para o SNS24?

Deves ligar para o SNS24 sempre que estiveres perante um problema de saúde não emergente. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o profissional de saúde que te atender será responsável por avaliar e orientar-te sobre como proceder.

São considerados problemas de saúde não emergentes os seguintes exemplos:

  • Dor ligeira a moderada;

  • Tosse persistente;

  • Febre;

  • Náuseas ou vómito alimentar;

  • Diarreia;

  • Alteração da tensão arterial (sem outras queixas);

  • Choro persistente da criança;

  • Comichão ou alterações da pele.

Mediante o diagnóstico, o profissional de saúde também poderá indicar-te a toma de medicação não sujeita a receita médica que seja adequada para o teu caso, bem como encaminhar-te para o serviço de urgências, se necessário.

Para além da triagem, aconselhamento e encaminhamento, a Saúde24 também ajuda se necessitares de referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC.

É também disponibilizado o serviço de aconselhamento psicológico por telefone, integrado na linha SNS24, cujo objetivo é dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.

Cada vez mais se fala em saúde mental e na sua importância, principalmente devido à situação de pandemia de COVID-19 que motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. Com o isolamento e afastamento social, muitas pessoas têm vindo a sofrer uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar, pelo que este serviço visa dar apoio em diversas situações, tais como:

  • Ansiedade aguda;

  • Fragilidade psicológica;

  • Agravamento da sua doença psicológica.

Podes ainda ligar para a Saúde24 se pretenderes obter informações clínicas e de saúde pública.

Fica a par:

O que deve ter consigo quando ligar para o SNS24?

No momento do contacto com o SNS24 deves ter consigo os dados de identificação, tais como:

  • Número de utente SNS;

  • Nome;

  • Data de nascimento.

Se não for o próprio a contactar, deves estar junto do utente no momento da chamada e ter acesso aos seu dados de identificação.

Sabe mais:

Avaliar sintomas online

Para além da linha SNS24, tens a possibilidade de avaliar os teus sintomas pela internet, através do centro de contacto online. Esta funcionalidade pode ser útil em alturas em que a linha telefónica estiver com longos períodos de espera para atendimento.

O “Avaliar Sintomas” permite que avalies o teu estado clínico e obtenhas informações e conselhos adequados face a um problema de saúde não emergente, sem que seja necessário telefonar para a Saúde24.

Através deste sistema, podes avaliar os teus sintomas, indicando o que te está a causar maior incómodo e fazer uma descrição mais detalhada de tudo o que sentes e que esteja relacionado com o principal sintoma que referiste. No fim, são-te apresentadas recomendações adequadas à situação que descreveste.

O “Avaliar Sintomas” não substitui uma consulta médica ou os cuidados de saúde de um profissional, nem é uma ferramenta de diagnóstico clínico. Caso tenhas sintomas mais graves ou acentuados, liga diretamente para a Saúde24 no sentido de obter aconselhamento adequado.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer