Comprar casa é um marco para a maioria dos portugueses. Trata-se de um compromisso financeiro a longo prazo, de valor elevado e, na maioria dos casos, envolve um crédito habitação. Mas se a casa comprada precisar de obras de remodelação, tens dinheiro para as despesas extra? Mesmo para a escritura ou para a compra de eletrodomésticos e mobiliário, muitas vezes pode ser necessário capital adicional. É aqui que entra o crédito multifunções.
Crédito habitação multiopções
O crédito habitação multiopções é uma solução flexível que te permite combinar o financiamento da compra de casa com outras necessidades, como obras ou a compra de mobiliário. Basicamente, junta diferentes tipos de crédito num só, o que facilita o pagamento e a gestão das tuas finanças.
Que tipos de crédito existem?
Os tipos de crédito mais comuns são:
Crédito habitação – Para financiar a compra de casa ou construção.
Crédito pessoal – Para despesas diversas, como viagens ou estudos.
Crédito automóvel – Para a compra de veículos.
Crédito consolidado – Junta vários créditos numa só mensalidade.
Crédito multifunções – Combina o crédito habitação com crédito para obras ou outras despesas da casa.
Sim, é possível ter dois créditos habitação em simultâneo. Isto acontece, por exemplo, quando compras uma segunda casa para férias ou para investimento. No entanto, o banco vai analisar a tua taxa de esforço para garantir que consegues suportar ambos os créditos.
O que é o crédito multifunções?
Ao comprar uma casa, surgem várias despesas adicionais: obras, remodelações, mobília e muito mais. O crédito multifunções junta então o crédito habitação com um crédito para essas necessidades extra, permitindo que tenhas um financiamento 2 em 1.
Este crédito pode ser usado para:
Comprar uma casa nova, usada ou na sua construção;
Transferir um crédito habitação de outro banco;
Consolidar créditos, juntando o crédito habitação com um outro financiamento, para pagares apenas uma mensalidade.
É importante ter em mente que pedir este tipo de empréstimo implica hipotecar a casa. Tal como num crédito habitação, o crédito multifunções está sujeito à LTV (Loan-To-Value) - até 90% do valor de aquisição ou avaliação do imóvel.
Quais as condições para pedir um crédito multifunções?
Trata-se de um produto financeiro que implica montantes elevados, e portanto muito risco para o banco. Assim, em algumas situações estas entidades impõem algumas condições:
hipoteca: visto que ficarás a pagar dois empréstimos em simultâneo, para a aprovação do crédito é necessário hipotecar o imóvel;
fiador: algumas instituições exigem esta garantia extra, de forma a que se os titulares do empréstimo não façam a sua parte entre o fiador em ação;
aquisição de produtos adicionais: estes podem ser seguros de vida, fixação do ordenado ou até um cartão de crédito.
Se cumprires estes requisitos, é provável que o banco te ofereça TAEG e spread inferiores.
Em que difere de crédito pessoal?
Visto que se trata de um empréstimo que é solicitado juntamente com um crédito habitação, a maior diferença em relação ao crédito pessoal é o prazo de pagamento: pode ser até 40 anos. Este é um prazo muito mais alargado que qualquer crédito pessoal. Por outro lado, também envolve normalmente taxas mais reduzidas que um crédito pessoal isolado.
Nem sempre o crédito multifunções é a opção mais adequada. Se não pretenderes hipotecar a tua casa, ou se precisares de um montante disponível mais rapidamente, a escolha de um crédito pessoal pode ser a opção mais acertada.
Como em qualquer outro produto financeiro e não financeiro, o primeiro passo é comparar as opções existentes. No ComparaJá, simulamos as opções de crédito multifunções que se adequam à tua situação, entre os vários bancos. Depois, é só escolher gratuitamente a melhor proposta.
Qual a melhor opção do mercado?
Muitas entidades financeiras oferecem crédito habitação, mas nem todas as instituições têm também opções de crédito multifunções, devido ao risco que acarreta para a instituição.
Ainda assim, encontram-se algumas opções no mercado:
Instituição | Montante financiado | Prazo | TAEG | Spread |
Banco CTT | Até 80% | Até 30 anos | Desde 5.4% | Desde 0.80% |
Bankinter | Até 80% | Até 35 anos | Desde 5.1% | Desde 0.75% |
Novo Banco | Até 80% | Até 30 anos | Desde 5.8% | Desde 0.90% |
Dados atualizados a 19 de Setembro de 2024, mediante informação das entidades financeiras.
Como pedir um crédito multifunções?
Por norma, não é possível pedir uma simulação de crédito multifunções online. Muitas das instituições requerem que te desloques a uma sucursal e peças pessoalmente as propostas. Trata-se de um empréstimo complexo e pode levar algum tempo a analisar.
Mas com o ComparaJá é possível. Somos um intermediário de crédito registado no Banco de Portugal. Comparamos todo o mercado de crédito e indicamos-te todas as opções que se adequam à tua situação. Após isso, é só contratar o crédito multifunções que preferires.
O que é um crédito complementar?
O crédito complementar é um financiamento extra que podes solicitar depois de teres um crédito habitação. Ele serve para cobrir despesas como obras ou melhorias na casa. Ao contrário do crédito multifunções, que é pedido ao mesmo tempo que o crédito habitação, o crédito complementar é solicitado mais tarde, quando já tens a casa hipotecada e precisas de um novo financiamento.