Quando vai escolher o serviço de telefone deve, antes de mais, procurar atentar nas características que diferenciam as diferentes ofertas das operadoras. Sobretudo, aquando da escolha do melhor pacote de telefone, compare as seguintes especificações:
- Se tem chamadas grátis incluídas, sendo que pode a) não ter, b) ter, mas só nacionais ou c) ter nacionais e internacionais;
- Ver em que horário tem chamadas grátis: a) sempre ou b) numas horas específicas;
- Comparar o número de minutos incluídos no plafond para chamadas nacionais e internacionais (alguns têm 1.000, outros 10.000 e outros ilimitado;
- Analisar o custo das chamadas que, à partida, não estão incluídas no plafond (estes custos tendem a variar entre os 35 e os 40 cêntimos por minuto);
- Procure saber qual é a “Política de utilização responsável” da operadora em questão. Mensalmente, dentro de um determinado horário (por exemplo, das 21h às 9h) se ultrapassar um plafond específico imposto pela operadora (sendo este, por exemplo, de 1.000 minutos), fica sujeito ao pagamento de um valor específico estabelecido pela operadora;
- Verificar o número de destinos incluídos nas chamadas internacionais (costuma ser entre 30 a 50).
Na tabela de comparação do ComparaJá.pt terá acesso, para além destes fatores, a outros (como a mensalidade do pacote) assim como outras variáveis, mais ligadas ao serviço de
Internet, canais de Televisão, etc. Também é preciso ter em atenção o custo do aluguer do equipamento. Algumas operadoras cobram por este serviço e é necessário alugar o mesmo diretamente à empresa em questão. Alternadamente, pode adquirir o telefone por inteiro ao invés de ficar a pagar um valor mensal à respetiva operadora - é importante avaliar qual das soluções lhe oferece um telefone fixo mais barato.