As 4 melhores plataformas online para arrendar quarto em Portugal

|Posted by | Lifestyle, Todos os Artigos
Tags: , , , , , , , , ,

Arrendar quarto

O regresso do ano letivo está aí. Os resultados da primeira fase de candidaturas ao ensino superior saem já na segunda-feira, dia 12 de setembro, mas, antes disso, e para muitos dos que foram colocados longe do seu “lar, doce lar”, é preciso procurar onde ficar, ou seja, arrendar quarto. Seja para se mudarem para Coimbra, Lisboa, Porto, Évora, Algarve ou outras cidades, já não se dispõe de muito tempo, por isso o melhor é pesquisar através das plataformas que existem para este fim.

A procura de casa pode ser estimulante para os estudantes (é toda uma nova fase da vida!), mas também muito cansativa, porque nem sempre se encontra o melhor cantinho pelo preço mais atrativo. A maior parte dos que precisam de arrendar quarto não sabem por onde começar, como hão-de fazê-lo e necessitam de algumas dicas e de aconselhamento.

Já lá vai o tempo dos anúncios de arrendamento em papelinhos, espalhados pelas árvores, postes de eletricidade ou afixados em cafés e supermercados… Nada como o mundo online para poupar tempo e dinheiro e por isso mesmo é que o ComparaJá.pt agregou esta informação num só artigo. Vamos a isso.

Uniplaces: vocacionada para universitários

É com certeza uma plataforma portuguesa e já se tornou num dos maiores portais internacionais de referência na pesquisa de alojamento universitário. Sendo um verdadeiro ponto de encontro online entre senhorios e estudantes, facilita imenso na pesquisa para arrendar quarto, para além de auxiliar os senhorios no processo de colocarem as suas habitações a arrendar. 

Para além de fornecer informação pormenorizada sobre a localização, os preços do alojamento e as respetivas fotografias, dá para filtrar a pesquisa não apenas pelo bairro, mas pela própria universidade – para que os estudantes visualizem e escolham quão perto pretendem ficar da faculdade.

Este website é útil ainda para quem fizer Erasmus, pois encontrará quarto em muitos outros países.

Students Corner: nos quatro cantos de Lisboa

Preparada especificamente para estudantes e localizada na capital, a Students Corner oferece um serviço completo para que os inquilinos não se preocupem com nada senão estudarem e aproveitarem todos os benefícios da vida académica. Para além de arrendar quarto, este vem incluído com serviço de limpeza duas vezes por semana e troca de toalhas e de roupas de cama.

Ao contrário da Uniplaces, que é um agregador e comparador, a Students Corner, presente apenas na capital, tem os seus próprios apartamentos, localizados prioritariamente junto de universidades e pontos de interesse, e adapta-os à medida das necessidades dos estudantes, apostando no convívio e na entreajuda.

BQuarto: encontro entre a oferta e a procura

Este website possui diversos anúncios online para arrendar quarto, apartamento e ainda uma secção destinada a quem quer especificamente partilhar um andar. Abrange todos os distritos de Portugal e permite filtrar a pesquisa por região.

Acaba por ser uma base de dados de anúncios entre quem tem apartamentos e quartos para arrendar e quem os procura. Possui ainda uma área com alguns conselhos destinados a estudantes que vão viver sozinhos. Quem estiver à procura de um espaço e não tenha encontrado exatamente o que pretende, pode criar um perfil neste site e deixar um anúncio a dizer exatamente o tipo de quarto ou apartamento que está à procura.

EasyQuarto: avisa quando há novos quartos

Para quem não está à procura de apartamento e tem a certeza de que o que quer mesmo é um quarto, esta plataforma pode também ser muito útil. Basta selecionar a localidade (Açores, Porto, Lisboa, Braga, Guarda, Portalegre e tantas outras mais), criar um perfil e ver qual a oferta do mercado.

Se um jovem estudante não encontrar exatamente o que deseja no momento em que usa a plataforma, vai receber notificações, por email, com ofertas exclusivas conforme o seu perfil.

Existe ainda a hipótese de procurar um apartamento com um conjunto de amigos para dividirem os custos. Sai mais barato e ao menos conhecem-se as pessoas com quem se vai viver. Para este fim, existem igualmente diversos portais: é o caso do Idealista e do Imovirtual, por exemplo. É uma questão de ver se compensa face à opção de quarto com despesas incluídas.

As despesas são muitas para os estudantes: não se trata apenas do quarto, mas igualmente das propinas, dos livros (que, no caso de serem técnicos, geralmente são caros), das fotocópias, do passe do metro ou autocarro, alimentação…enfim! As vagas nas residências das universidades não abundam e muitas vezes é mesmo preciso recorrer a outras alternativas para arrendar quarto. Com a existência da Internet, arrendar quarto tornou-se numa tarefa mil vezes mais simples. Só na comparação é que está a poupança e o ganho.

Nair Dos Santos

Sobre Nair Dos Santos

Especializada em Economia Internacional, a Nair iniciou o seu percurso profissional em Marketing Institucional. Alia a sua criatividade ao universo financeiro com o objetivo de ajudar os portugueses a melhorar a sua literacia financeira e contribuir para o desenvolvimento de uma economia sustentável.

Comentários