Fundos de Investimento Imobiliário: será que devo investir?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Procuras um rendimento estável, sem muito esforço? Investir numa empresa de gestão de fundos de investimento imobiliário pode ser uma opção. Sabe porquê!

O mercado imobiliário é um dos setores mais populares para investir e garantir retorno estável ao longo do tempo. Independentemente das alterações dos últimos anos na sociedade, este tipo de investimento continua em alta. Mas investir implica manter um olho no mercado, para diminuir o risco e maximizar o seu retorno. E se te dissermos que os fundos de investimento imobiliário existem para minimizar os teus constrangimentos?

Independentemente das opções existentes no mercado, é importante considerares os seus objetivos financeiros, qual o nível de risco a que estás disposto e o conhecimento que tens do mercado imobiliário. Apenas assim poderás escolher a opção de investimento que melhor se adapta a ti. Sabe mais neste artigo!

Lê ainda:

O que é a gestão de fundos de investimento imobiliário?

A gestão de fundos imobiliários, ou gestão de fundos de investimento imobiliário, é um processo que envolve a administração e gestão de recursos financeiros investidos em ativos imobiliários através de fundos de investimento. Os fundos imobiliários são investimentos coletivos, ou seja um grupo de investidores agrupa o teu capital, através da aquisição de quotas do fundo. Posteriormente, este montante é utilizado para a construção de um portefólio diversificado de propriedades imobiliárias, do qual cada investidor tem uma participação proporcional ao montante investido.

Em resumo, a gestão de fundos imobiliários envolve a aquisição e administração estratégica de um portefólio de ativos imobiliários, com o objetivo de maximizar os retornos dos investidores. Isso é feito através de atividades que visam otimizar a aquisição, a manutenção e a venda de ativos imobiliários, bem como a distribuição de rendimentos aos investidores.

Trata-se de um mercado em grande crescimento

De acordo com dados da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), divulgados a 18 de julho, o montante total sob gestão dos fundos de investimento imobiliário em Portugal registou um aumento de 0,8% em junho em relação ao mês anterior, atingindo 12,5 mil milhões de euros. Esse crescimento representa um acréscimo absoluto de 104,1 milhões de euros.

Existem empresas especializadas na gestão deste investimento

No mercado, existem empresas especializadas na gestão de fundos imobiliários como, por exemplo, a CORUM. Estas empresas adquirem ou constroem os ativos imobiliários, desde edifícios residenciais e comerciais a armazéns industriais, de forma a criar um portefólio diversificado. Também estão constantemente a monitorizar o mercado imobiliário, de forma a acompanhar as tendências e ajustar a estratégia sempre que é necessário, de forma a otimizar os resultados do fundo.

Depois de os adquirirem, as empresas assumem a gestão dos edifícios que têm na sua carteira. Desde a gestão do arrendamento à manutenção e melhorias dos espaços, e até à sua revenda, todas estas responsabilidades são da empresa de gestão de fundos imobiliários. A equipa de gestão comunica com os investidores regularmente, assim como calcula e distribui os rendimentos gerados pelo fundo de maneira proporcional ao investimento inicial. Deve manter uma comunicação transparente com os investidores, fornecendo informações regulares sobre o desempenho do fundo, as decisões tomadas e as perspetivas futuras.

Sabe mais:

Quais as vantagens do investimento numa empresa de gestão de fundos imobiliários?

Investir neste tipo de produto financeiro tem várias vantagens, em relação a adquirir diretamente um imóvel a título pessoal.

Diversificação e maior valor dos ativos imobiliários

Em primeiro lugar, o investimento em fundos permite maior diversificação dos ativos. Isto significa que o seu dinheiro estará a ser aplicado em várias propriedades imobiliárias, reduzindo o seu risco.

Como o investimento de um grupo de investidores é muito superior ao de um investidor a solo, o fundo de gestão consegue aceder a património de alto valor, que pode estar fora do alcance financeiro de investidores individuais. Alguns fundos podem ainda investir em projetos em grande escala, como grandes empreendimentos imobiliários, que podem gerar retorno significativo mas exigem um alto investimento inicial.

Acesso a uma equipa de especialistas

Por outro lado, o facto de se tratar de gestão profissional influencia as decisões tomadas. As empresas de gestão de fundos possuem equipas de profissionais experientes em imóveis, que têm conhecimento do mercado imobiliário, analisam oportunidades e gerem ativamente as propriedades.

Investir numa empresa de gestão de fundos imobiliários exige menos tempo em comparação com a administração direta de propriedades. A gestão do fundo, incluindo seleção de propriedades, compra, venda, arrendamento e manutenção, é feita por especialistas. Isso liberta o investidor da responsabilidade direta da administração do imóvel, e proporciona resultados muito mais previsíveis.

Rendimentos periódicos e maior liquidez

Os fundos imobiliários costumam gerar rendimento regular, na forma de dividendos provenientes do aluguer ou ganhos de capital com a venda de propriedades. Para além disso, em comparação com a propriedade direta, investir em fundos imobiliários geralmente oferece maior liquidez, já que o investidor pode comprar e vender unidades de participação em fundos mais facilmente do que conseguiria vender um imóvel físico.

Não percas:

Como escolher uma empresa para investir?

Já estás a considerar investir neste tipo de produto? Salientamos que a chave para o sucesso nesse empreendimento está na escolha da empresa certa para gerir os teus investimentos. Importa avaliar diversos fatores antes de selecionar uma empresa de gestão de fundos imobiliários.

Antes de dares o primeiro passo, é fundamental realizar uma pesquisa minuciosa sobre a reputação e a experiência da empresa de gestão de fundos. Analisar o histórico da empresa, fundos anteriores e a forma como têm administrado os teus ativos é crucial. Embora o desempenho passado não possa prever o futuro, ele pode oferecer valiosos insights sobre a capacidade de a empresa gerir eficazmente propriedades imobiliárias.

Após isto, deves procurar conhecer os gestores por trás das operações: experiências, qualificações e histórico. Uma equipa experiente e dedicada é fundamental para tomar decisões informadas e estratégicas no mercado imobiliário. Entende a estratégia de investimento da empresa. Certifica-te de que a estratégia da empresa se alinha com os teus objetivos e tolerância ao risco.

Importa lembrar ainda que não há garantia de ganhos específicos, visto que o desempenho passado de um fundo não garante o teu desempenho futuro. Antes de investir em fundos imobiliários, ou em qualquer outro tipo de investimento, é essencial realizar uma pesquisa completa e pensar nos teus objetivos financeiros.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer