Como levantar dinheiro com MB Way?

Susana Pedro Editor: Susana Pedro

Esqueceste-te da carteira em casa? Não é um problema, pois já é possível levantar dinheiro com MB Way sem precisar do cartão multibanco. Sabe como.

Esqueceste-te da tua carteira em casa e não tens tempo de voltar atrás para a ir buscar? Não te preocupes, já podes levantar dinheiro com MB WAY, numa caixa multibanco, sem necessitares do teu cartão de débito. Descobre, passo a passo, como podes fazê-lo e as vantagens que esta funcionalidade traz para o seu dia-a-dia.

No entanto, se apenas deixaste o teu cartão de débito em casa, mas tens contigo o cartão de crédito, sabe que podes usá-lo para levantar dinheiro, apesar de esta operação (designada por cash advance) implicar o pagamento de comissões ao banco.

Não deixes de comparar as ofertas de cartões de crédito que existem em Portugal para que possas escolher o que tem menos custos adicionais.

Esqueceste-te da carteira em casa? Já não é um problema

Imagina que estás em casa a preparar-te para um jantar com os teus amigos. Olhas para o relógio e percebes que estás atrasado. O teu telemóvel já apita por todos os lados com mensagens no WhatsApp a perguntarem onde estás.

Só tens tempo de pegar nas chaves de casa e sair a correr. Chamas um carro através da app no teu smartphone, que demora dois minutos a chegar à porta da tua casa, e segue rumo ao restaurante.

Depois de uma corrida contra o tempo, chegas finalmente ao local onde combinaste com os teus amigos. No fim do jantar, quando te preparas para pagar a conta, reparas que não tens a tua carteira.

Com a pressa nem te lembraste de pegar nela ao sair de casa. E nem tiveste oportunidade de sentir a tua falta mais cedo, pois, com as novas modernices, já quase nem é preciso andar com cartão de crédito ou dinheiro para pagar um táxi.

Não te preocupes, não precisas de ficar a lavar pratos. Agora já podes levantar dinheiro com MB WAY sem necessitar do teu cartão de débito – só precisas do teu smartphone que, nos dias que correm, é muito pouco provável que fique esquecido.

Esta funcionalidade chega, não só para te dar mais comodidade no dia-a-dia, uma vez que te permite levantar dinheiro sem precisares de ter a carteira contigo, mas também é útil na medida em que podes partilhar o código de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora e não tenha como levantar.

Esta app funciona de acordo com as mesmas regras aplicadas pelos Multibancos quando levantas dinheiro com o teu cartão de débito.

A utilização é gratuita e os montantes disponíveis para levantamento são em múltiplos de 10, num montante máximo de 200 euros por operação.

Toma nota:

Não te esqueças de que só podes levantar, no máximo, 400 euros por dia na rede Multibanco.

Para além de ser prático e útil, levantar dinheiro com MB WAY é totalmente seguro. Esta app utiliza protocolos e algoritmos  de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança europeias.

Como instalar e ativar a aplicação?

Para levantar dinheiro com MB WAY vais precisar de um smartphone com acesso à Internet e de ter a app instalada.

Se ainda não instalaste, sabe que está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Após instalada a aplicação, podes ativá-la de duas formas: através do Multibanco ou pelo smartphone.

Através do Multibanco

Insere o teu cartão de débito no Multibanco e, depois de digitar o PIN, seleciona a opção MB WAY. Ser-te-á pedido para inserir o teu número de telemóvel e definir um PIN MB WAY com seis dígitos.

Atenção:

Assegura-te de que inseres corretamente o teu próprio número de telemóvel e de que o PIN MB WAY é definido por ti, sendo este pessoal e intransmissível.

Após inserir o número e definir o PIN, faz download da app e seleciona a opção “Entrar”. Insere o número de telemóvel e o PIN MB WAY definido no Multibanco. Vais receber um código de ativação, que terás de inserir na app para que consigas levantar dinheiro com MB WAY.

Os teus dados de adesão e registo na aplicação serão sempre o número de telemóvel e o PIN MB WAY.

Não percas:

Através do smartphone

Antes de ativar a app deves verificar se o teu número de telemóvel está atualizado no teu banco, uma vez que esta funcionalidade apenas está disponível para as seguintes instituições financeiras: ActivoBank, BBVA, CTT, Banco Best, Bankinter, Crédito Agrícola, CEMAH, EuroBic, Millennium bcp, Montepio, Novo Banco, Novo Banco Açores e UNICRE.

Após verificar que tens o número atualizado, acede à app MB WAY e seleciona a opção “Aderir ao MB WAY”. De seguida, introduz os dados do teu cartão. Ser-te-á pedido para definir o teu PIN MB WAY e, por fim, indicar o teu número de telemóvel.

Concluídos estes passos, a app fica pronta a utilizar. Agora já podes sair de casa sem levar a tua carteira e levantar dinheiro com MB Way.

Descobre:

Como levantar dinheiro com MB Way?

Para levantar dinheiro com MB WAY basta acederes à app e selecionar a opção “Levantar dinheiro”. De seguida, seleciona o montante que pretendes levantar e confirma a operação digitando o teu PIN MB WAY. A aplicação irá gerar-te um código de levantamento que deverás inserir no Multibanco após premir a tecla verde.

É gerado um código por cada operação que fizeres, sendo que, sempre que pretenderes levantar dinheiro outra vez, terás de gerar um código novo, visto que este só pode ser utilizado uma vez.

Este código apenas tem a validade de meia hora e pode ser consultado quando quiseres, desde que dentro desse período de tempo, na sua caixa de notificações MB WAY.

Se não utilizares o código de levantamento no prazo de meia hora, este expira, sendo necessária uma repetição do processo.

Caso tenhas gerado o código, mas afinal não necessitas deste, podes cancelá-lo. Para tal, basta aceder à caixa de notificações, selecionar a notificação relativa ao levantamento e escolher a opção de cancelamento.

Este código também pode ser gerado para facilitar que um amigo ou familiar teu consiga levantar dinheiro com MB WAY. Para isso, basta enviá-lo à pessoa da tua lista de contactos ou introduzir o número de telemóvel do destinatário, no momento em que geras o código.

Saberás que o código já foi utilizado se receberes uma notificação a informar-te da sua utilização.

Para além de poderes levantar dinheiro com MB Way sem a preocupação de andar com a carteira ou com o cartão de débito, esta aplicação disponibiliza outras funcionalidades muito práticas para o dia-a-dia, tais como transferências instantâneas, pagamentos online, entre outras.


Susana Pedro
Susana Pedro
Content Writer